quinta-feira, 20 de maio de 2010

Encontro entre Representantes dos CLAs e Estado discutiu últimos detalhes para a finalização do Relatório de Avaliação do Projeto Iguaçu que será apresentado no dia 29/05

Belford Roxo, 18 de Maio de 2010
Relatório da Reunião de Pré-Avaliação do Projeto Iguaçu Realizada no Canteiro Central de Obras

Na ultima terça feira dia 18/05, aconteceu um encontro entre os CLAs do Projeto Iguaçu, Técnicos do INEA e da FASE/RIO, o encontro foi realizado no Canteiro Central do Projeto Iguaçu localizado próximo à Av. Pres. Dutra em Belford Roxo, e tratou de assuntos relacionados ao Relatório de Avaliação Preliminar das Obras do Projeto Iguaçu em andamento nos 7 Municípios e que será apresentado a Secretária Estadual do Ambiente Marilene Ramos no dia 29/05 durante evento que acontecerá no Patronato em Nova Iguaçu.

Logo no início da discussão o Eng. Irinaldo Cabral Coordenador geral do Projeto Iguaçu comunicou que teria de se ausentar da reunião, pois havia sido convocado para participar de outra reunião em Nova Iguaçu entre a Prefeita Sheila Gama e Secretários Municipais de Nova Iguaçu e Belford Roxo que abordaria questões pertinentes a problemas de Drenagem nas regiões dos Bairros da Prata, Manhoso, Andrade Araújo e adjacências. Rogerio Gomes do CLA/LOTE XV requisitou ao Engenheiro Irinaldo, antes da sua saída, que desse algumas informações concernentes ao andamento das obras na região dos Bairros do Lote XV, Jd.Brasil, Juremão e Pq. Amorim, Rogerio perguntou sobre a retomadas dos trabalhos o Canal do Outeiro, quanto as casas que estão sendo demolidas na margem do Canal o que seria feito, apontou também que o Pilar central da Passarela do Jardim Brasil sobre o Canal do Outeiro está represando muito Lixo como já havia informado ao Engenheiro João Batista (INEA) que constatou o problema durante visita ao local, ainda em 2009, juntamente ao CLA/LOTE XV, mas que até agora providências não haviam sido tomadas, o que seria feito com relação ao problema e ainda falou de sua apreensão quanto as próximas chuvas, tendo feito outros apontamentos. Irinaldo (INEA) informou que tomaria providências quanto a retirada do Pilar da Passarela no Jardim Brasil, informou que encontrava se em andamento o processo para a instalação das Casas de Bombas e que custaria cerca de 6 Milhões de Reais, disse também que está em andamento o Desassoreamento do Rio Iguaçu a jusante da Av. Pres. Kennedy até a Linha Férrea e que breve teria início a Dragagem do Rio Iguaçu Jusante a Rod. Washington Luíz até a Baia da Guanabara e após essas colocações Irinaldo (INEA) juntamente a Sra. Solange Bezerra (INEA) propuseram que agendássemos outra reunião em nova data antes do dia 29/05 para tratarmos destes e de outros assuntos que serão apresentados durante o encontro de avaliação a Secretária Marilene Ramos e ficou agendado próximo encontro para a quarta feira dia 26/05 às 14:00hs no mesmo local.

O Sr. Reginaldo (CLA/PQ.AMORIM) e o Sr. Rui do CADES (CLA/MARINGÁ) também apresentaram algumas proposições e após o Sr.Irinaldo (INEA) se ausentou e a Sra. Solange Coordenadora do trabalho técnico sócio-ambiental do INEA conduziu a reunião.

Solange comentou sobre reunião realizada na quinta feira 13/05 no canteiro central, que havia sido convocada pelo CLA/Pq. Amorim, onde compareceram ao evento o Sr. Reginaldo, Sr. José da Costa (Ass. Moradores Pq. Amorim), entre outras Lideranças e moradores locais, Rogerio do CLA/LOTE XV QUESTIONOU por não ter sido comunicado do evento, o Sr.Reginaldo (CLA/PQ.AMORIM) justificou que não conseguiu contatar Rogerio a tempo, e Solange (INEA) passou informe a respeito dos assuntos tratados na reunião.
Os CLAs questionaram os prazos para a próxima etapa do Reassentamento das Famílias, questionaram como se encontrava o processo de construção do Conjunto Habitacional do Lote XV entre outros assuntos relacionados a problemática da região. Solange (INEA) disse que dos mais de 400 cadastros feitos na região do Polder do Outeiro ou seja Lote XV, Juremão, Jardim Brasil, Parque Amorim e adjacências pela Ong Bento Rubião, apenas cerca de 180 cadastros haviam sido entregues ao INEA, pois alegaram não ter tido tempo hábil para lançar os dados no sistema porque a ONG, logo após o termino do trabalho de cadastro na região do Outeiro teve que iniciar o mesmo processo no Polder do Pilar com isso sobrecarregando o trabalho dos cadastradores que contam com um numero limitado de pessoas em seu quadro, mesmo assim Solange (INEA) avalia que ainda em Junho o processo terá início e a famílias cadastradas novamente seriam procuradas para estar tratando do andamento do processo de reassentamento, e mais uma vez afirmou que todo o empenho do Governo na região, tende a priorizar a retirada das famílias que se encontram em Áreas de Risco de Inundação e oferecê-las condições de vida digna num local onde não terão mais que ter medo das enchentes, de perder seu poucos bens ou até suas vidas. Solange informou também que a licitação para a construção do Conjunto encontra se em andamento, mas que breve estará iniciando as obras.

Após Aércio e Mauro ambos da FASE/RIO, teceram alguns comentários a respeito do formato da Apresentação da Avaliação para o dia 29/05 e apresentaram algumas proposições ao INEA, onde houve breve período de discussão sobre os assuntos pertinentes, Rogerio CLA/LOTE XV questionou que algumas informações contidas no Relatório já estavam defasadas devido ao tempo de início do processo de avaliação ter acontecido a mais de 2 meses, e com isso algumas reivindicações já terem sido supridas e outras demandas terem surgido e era necessário a atualização das informações do Relatório. Aércio (FASE/RIO) informou que no próximo encontro marcado para o dia 26/05 poderíamos propor as alterações que se fizessem necessárias e acertar os últimos detalhes para a apresentação da avaliação do dia 29/05 em Nova Iguaçu.

Compareceram ao encontro Rogerio Gomes (CLA/LOTE XV), Rui do CADES (CLA/MARINGÁ), Pastor Julio Costa (CLA/ANDRADE DE ARAÚJO), Reginaldo (CLA/PQ. AMORIM), Solange Bezerra (INEA) coordenadora do trabalho Técnico Sócio –Ambiental do Projeto Iguaçu, Eng. Irinaldo Cabral coordenador geral do Projeto Iguaçu, Aércio (FASE/RIO), Mauro (FASE/RIO), também foi comunicado que Solange Bergami (MUB/PILAR), Sidney Neves (MUB/PILAR) e Ana Paula ( CLA/JD.REDENTOR) justificaram suas ausências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário