terça-feira, 18 de maio de 2010

EQUIPE DE CAMPO DA FASE/RIO DESENVOLVE TRABALHO TÉCNICO SÓCIO-AMBIENTAL DO PROJETO IGUAÇU

A Fase iniciou em agosto de 2008 o trabalho técnico social do Projeto "Controle de Inundações, Urbanização e Recuperação Ambiental das Bacias dos Rios Iguaçu, Botas e Sarapui” – Projeto Iguaçu. A equipe da Fase atua na região contemplada pelo Projeto, tendo como pouso de referência o barracão de obras situado em Belford Roxo, à Via Dutra

Esse projeto é de extrema importância para a região e integra a agenda de reivindicações históricas dos movimentos sociais da região, em especial, do Comitê Político de Saneamento, das Federações de Associações de Moradores e de entidades ambientalistas. Elaborado em final dos anos de 1990 com a participação de diversos agentes sociais integrantes desses movimentos, com contribuição da COPPE / UFRJ e da FASE, o projeto agora vem financiado com recursos do Programa de Aceleração do Crescmento - PAC e é implementado pelo INEA - Instituto Estadual do Ambiente, integrado pela antiga Superintendência Estadual de Rios e Lagoas - SERLA / RJ, responsável original pelo Projeto.

Já foram realizadas em 2008/2009/2010 diversas reuniões comunitárias de apresentações,oficinas, avaliações dentre outras atividades do projeto e de mobilização e articulação de lideranças comunitárias e moradores locais (veja o calendário de reuniões no CLA/LOCAL DO SEU BAIRRO). Também têm sido realizadas reuniões permanentes com prefeituras para assegurar seu envolvimento de articulação e de informação para lideranças, moradores e prefeituras que tem sido desenvolvido na Baixada Fluminense.

Neste sentido, objetivando contribuir com uma política pública de caráter estrutural de novo tipo, o trabalho socioambiental será desenvolvido visando:

(i) preparar a população beneficiária para os investimentos e intervenções propostos;

(ii) contribuir para o fortalecimento de organizações e de mobilização comunitária permanentes para controle social de investimentos em políticas públicas, participação cidadã e consciente de direitos socioambientais e de organização de cadeias socioprodutivas e de apropriações / ocupações ecosustentáveis dos territórios.

(iii) monitorar e avaliar impactos socioambientais na região no período final e posterior ao término dos investimentos.

Ressalta-se que a mobilização cidadã é fator fundamental a sustentabilidade do programa, tendo o privilégio de ocorrer em momento de construção do Sistema Nacional das Cidades e de elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico em cada cidade, impulsionados pela aprovação da Lei Nacional de Saneamento Básico (Lei nº 11.445/07).

A equipe da Fase que desenvolve o trabalho técnico social do Projeto Iguaçu, na Baixada Fluminense e parte da capital é composta pelas seguintes pessoas:

Coordenação colegiada da equipe de campo:

Aércio de Oliveira - bacharel em filosofia, técnico da fase

Mauro Santos - sociólogo, mestre em planejamento urbano

Monica Ponte - assistente social, pós graduada em planejamento e uso do solo, técnica da Fase

Rossana Brandão - arquiteta, mestre em planejamento urbano e regional, técnica da Fase

Equipe ampliada:

Suyá Quintslr - bióloga, mestranda do Programa de Pós Graduação e técnica da Fase

Ana Carolina Christovão - Cientista Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Planejamento e Uso do Solo Urbano pelo IPPUR/UFRJ. Mestranda em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. Pesquisadora do Projeto Iguaçu desde agosto de 2008.

Carolina Helena Oliveira da Silva - Geógrafa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Projeto Iguaçu desde agosto de 2008.

Rafael Araújo de Andrade - Graduando em Geografia pela Fundação Educacional Duque de Caxias (FEUDUC). Estagiário do Projeto Iguaçu, desde agosto de 2008.

Thiago Marques - Graduando em Engenharia Ambiental na Universidade Veiga de Almeida (UVA). Supervisor de campo e responsável pela caracterização da Bacia Hidrográfica / Articulação e mobilização social.

Vitor Hugo Fernandes de Souza - Cientista Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisador do Projeto Iguaçu desde novembro de 2008.

Assistente de campo:

Leila de Souza - (21) 8502-3372

Enderço do canteiro de obras: Avenida Coelho da Rocha, s/nº Centro Belford Roxo - Cep: 26130-130.

Nenhum comentário:

Postar um comentário