quinta-feira, 27 de maio de 2010

INEA, Consórcio Rios da Baixada e Representantes do Fórum Regional de participação do Projeto Iguaçu discutem potencialidades das obras na Baixada

Em encontro realizado no Canteiro de Obras do Projeto Iguaçu na última quarta feira 26/05, entre representantes do INEA, do Consórcio Rios da Baixada e Comissão com representantes do Fórum Regional, foi discutido a metodologia usada para produção do Relatório Final de Avaliação das obras do Projeto Iguaçu nos 7 municipios que será apresentado a Secretária Estadual do Ambiente Marilene Ramos no próximo sabado 29/05 em Nova Iguaçu.

Aércio técnico da FASE/Rio conduziu a apresentação e intermediou os debates que abordaram principalmente as questões pertinentes a finalização do Relatório. Ele orientou como foram colhidas as informações ao longo dos últimos 3 meses, enfatizou que era necessário que se fizesse alguns ajustes e que pudessemos através da apresentação de cada ponto da estrutura da avaliação verificar a situação atual da demanda se já teria sido sanada ou não e buscar a melhor alternativa para a solução de cada proposição.

Foram abordadas questões relacionadas aos aspectos positivos e negativos do projeto, os problemas ocasionados pelas obras em cada região, questões da sustentabilidade das obras, resposabilidade pela manutenção das obras, a integração entre os governos federal, estadual e municipal e principalmente as questões prioritárias apontadas pelos CLAs e que dizem respeito a habitação e as novas demandas surgidas.

Durante a apresentação das proposições foram avaliadas as situações atuais apontadas através de discussão onde os representantes do Fórum Regional interagiram com os representantes do Estado e do Consórcio que informavam sobre os encaminhamentos e providencias tomadas e assim foram sendo feitos os ajustes. Entre os principais problemas apontados pelos CLAs estão as Ruas danificadas durante as intervenções, Calçadas constuídas que já estão quebradas e deterioradas, entulho de casas demolidas próximos ao rios, quadra esportiva com medidas inadequadas, ausência de manutenção nos locais onde já ocorreram obras, o reassentamento das famílias cadastradas nas áreas de risco e que aguardam o andamento do processo, o atraso no início e ou conclusão das obras dos conjuntos habitacionais, a questão da "insegurança" das famílias quanto ao pagamento do aluguel social proposto pelo governo e tambem a conclusão dos trabalhos nas comportas e instalação das bombas.

Após Aércio finalizar a apresentação da avaliação, Irinaldo Cabral (INEA) Coordenador geral do Projeto Iguaçu, fez breve apresentação das atualizações das informações pertinentes as próximas etapas das intervenções, fez prestação de contas dos recursos utilizados e em uso e recursos previstos solicitados ao governo. Ele descreveu alguns dados referentes aos questionamentos apresentados pelos Representantes dos Fórum e que estão contidos no Relatório, Irinaldo também informou que durante esta semana havia sido realizada uma reunião entre os Técnicos do INEA e os Representantes das Prefeituras e frisou que o Governo do Estado não está medindo esforços para conseguir uma participação mais signifivativa das prefeituras e após Solange Bezerra (INEA) esclareceu questões pontuais relativas ao processo de reassentamento da famílias cadastradas em áreas de risco.

O encontro foi bem proveitoso aponta Rogerio Gomes (CLA/LOTE XV) que também integra a Coordenação do Fórum Regional de Participação do Projeto Iguaçu, ele enfatiza que as demandas prioritárias da região do Lote xv, Jardim Brasil, Parque Amorim, Juremão e adjacências já foram encaminhadas e que aguarda, ancioso, o encontro no próximo sabado 29/05 onde será concluída está importante etapa que contibuiu muito para potencializaar os resultados das obras em cada região. "A população tem direito a uma vida de qualidade, um bairro urbanizado e seguro e principalmente respeito" desabafa Rogerio, que aguarda a mais de 30 anos as obras em sua região.

Participaram do encontro em Belford Roxo Solange Bezerra (INEA), Irinaldo Cabral (INEA), Aércio e Mônica Técnicos da FASE/RIO, Representantes do Consórcio Rios da Baixada, os Representantes Rogerio Gomes (CLA/LOTE XV), Pastor Júlio Costa (CLA/ANDRADE ARAÚJO), Rui do CADES (CLA/MARINGÁ), Sidney Neves (MUB/PILAR) ambos da Coordenação do Fórum Regional de Participação e o Representante Reginaldo (CLA/PQ.AMORIM).

Um comentário:

  1. como nos salariados condeguimos conquistar a nossa casa propia, a minha casa minha vida e a maior ilusao tem que provar uma renda mae de 2 mil reias por mes como o pobre compra a tal sonhada casa ganhando 545 por mes por favor façam projetos pela populaçao salariados com prestaçoes quye caibam no nosso orçamento

    ResponderExcluir