quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Novas noticias sobre atividades dos Comitês de Acompanhamento e obras do Projeto Iguaçu/PAC2 em janeiro 2011

Após participarmos da Audiência Pública do Projeto Iguaçu realizada na última quinta feira 13/01/2011 na Câmara de veradores de Belford Roxo, os representantes dos Comitês voltaram a se encontrar no bairro Pq.Amorim em Belford Roxo, onde vários moradores compareceram para tirar dúvidas a respeito das remossões das famílias das Áreas de Risco de Inundação da Região do Lote XV.

Muitas dúvidas ainda rondam as famílias da região que aguardam a solução dos impasses a pelo menos UM ANO, poís haviam sido gadastradas após as enchentes do final de 2009 e início de 2010 e até agora , boa parte ainda aguarda seus CHEQUES DE INDENIZAÇÃO para poderem comprar a nova casa.

Os representantes dos CLAs, Rogerio Gomes(Lote XV), Jacy José(São Bento), Reginaldo(Pq.Amorim), Daniel e Miguel (Pilar/D.Caxias) entre outras lideranças locais compareceram a reunião que foi conduzida pelo INEA, a responsável pelo trabalho Técnico Social Sra. Solange Bezerra conduziu a reunião e foi auxiliada pelo Eng. Sr.João Batista, e orientaram a população local a respeito das próximas medidas a serem tomadas na região e disse que apartir de agora as informações seram disponibilizadas para os representantes dos CLAs e da Igreja São Simão , através de envio de MAPAS e Relatórios para que possam ser tiradas dúvidas da população em mais de um local, assim facilitando o acesso à população. Os representantes dos CLAs questionaram, pois acreditam que isso poderá criar algumas condições para que grupos aleios aos trabalhos dos Comitês possam vir a manipularem as informações para usarem em interesses próprio, temos que ficar de olhos bem abertos...

Próximo encontro dos CLAs, será a reunião do Fórum Regional do Projeto Iguaçu/PAC2 que acontecerá na próxima quinta feira 27/01/2011 na Secretaria de Educação de D.Caxias.
Acesse o Orkut do CLA/Lote XV e veja as fotos das diversas atividades é só procurar Projeto Iguaçu/Lote xv

sábado, 15 de janeiro de 2011

Câmara Municipal de Belford Roxo realiza AUDIÊNCIA PÚBLICA para discutir as "ENCHENTES" na região.


BLOG Panorama Social fala sobre Audiência Pública na câmara de Belford Roxo
Quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O Vereador Jorge Soares Braga, o Jacoginho em conformidade com a Câmara Municipal de Vereadores de Belford Roxo realizou neste 13/01/11 às 19:00h uma Audiência Pública para discutir medida emergências contra enchentes na cidade, na mesma ,diversas autoridades ligadas ao governo local e estadual estiveram presentes, principalmente técnicos do Instituto Estadual do Ambiente-INEA responsáveis pelo Projeto Iguaçu, obras de controle de enchentes realizadas desde 2008 nas bacias dos Rios Botas, Sarapuí e Iguaçu e alguns afluentes. Na ocasião diversas lideranças comunitárias fizeram-se presentes fazendo daquele espaço um verdadeiro local de manifestações e reivindicações de direitos, direitos estes violados cotidianamente por nossas autoridades, principalmente as municipais, que trata seus munícipes como se fossem meras figuras decorativas neste grande salão chamado cidade de Belford Roxo.

Em diversos momentos das falas das ditas autoridades, fiz questão de manifestar minha indignação, faltando inclusive com respeito ao rito da Audiência, contudo, como em sua maioria as falas não demonstravam a sinceridade e lisuras que esperamos de um administrador público, porque também iria eu respeitá-los, por isso, fiz questão de intervim sempre que se fez necessário, e quando fiz uso da palavra, fiz questão de aprofundar minhas críticas e olhando nos olhos de cada um deles, pela reação do plenário, minha fala teve conteúdo, pois aqueles que me pararam, fizeram elogios de cada palavra por mim dita no uso da tribuna. As autoridades que muitas vezes não gostam de serem cobradas, em especial em Belford Roxo, precisam aprender que só se cobra de autoridades incompetentes, por isso, eles precisam ser mais competentes nas suas atribuições, a população sofrida e esquecida é que não pode pagar preços sempre altos como da Região Serrana do Rio de Janeiro, por falta desta atribuição.

Rogerio Gomes representante do CAO/LOTE XV Comitê Local de Acompanhamento do Projeto Iguaçu participou
da audiência e expôs as falhas e atrasos no andamento das obras.

O Vereador Jacoginho ao fazer a abertura da audiência citou a natureza aqui e no mundo pela tragédia, o que discordo, pois na Austrália apesar de tanta água, não morreram a metade de pessoas que morreram na Região Serrana, isso demonstra que lá eles não permitem ocupações em área de risco, pra depois botarem culpa na população menos esclarecida e pobre. Sabemos todos que o mundo passa por manifestações climáticas, contudo, governos de todas as instâncias precisam fazer sua parte, pois se não fizerem, pra que governo então. Muitos dizem temer por minha segurança, por ser eu um ativista combatente, não tenho medo, se um dia pensarem em me matar por isso, vou morrer feliz por não ter me vendido aos exploradores e destruidores de sonhos, digo que entre viver dentre os covardes que fazem discursos e não tem práticas, prefiro a luta, sendo que minha revolta acontece sem levantar dúvidas à moral e honra de quem quer que seja, quero ser aliados do poder público para transformar vidas, contudo, quero saber se eles querem ser nosso, pela postura que adotam, não tenho dúvida que estou longe de ser aquilo que eles sonham, ainda bem, porque não tenho nenhum dúvida que serei o que sou até o último dia de minha vida, que ele não pense que ela será curta...

Postado por Rui Oliveira - Pres.CADES, Belford Roxo-RJ às 19:24
LINK: http://ruipanoramasocial.blogspot.com/2011/01/audiencia-publica-na-camara-de-belford.html