quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Técnicos do INEA e COPPE/UFRJ realizam Visita Técnica do PAC VALÕES em Duque de Caxias.


Uma Comitiva composta por técnicos do INEA/SEA, COPPE/UFRJ, Consórcio Rios da Baixada e da Comissão Executiva de Acompanhamento do Projeto Iguaçu (CE/PROJETO IGUAÇU), realizaram no dia 14 de outubro (2011) uma Visita Técnica a Rios e Canais, no município de D.Caxias, e que receberão obras do PAC VALÕES, projeto com verba destinada de 84 Milhões e que tem a premissa de complementar as obras do Projeto Iguaçu e contribuir para a melhora da drenagem dos Bairros da Baixada, que devido a obras mal planejadas e executadas e que foram realizadas ao longo dos anos, provocam pontos específicos de alagamento durante as chuvas causadas por falta de planejamento e de ações eficazes nestes efluentes que em sua maioria encontram-se completamente assoreados e em alguns casos bloqueados por lixo, construções irregulares, galerias entupidas e ou ineficientes, esses rios e canais foram mapeados através de vários encontros com lideranças locais que informaram e cobraram a necessidade destas obras.

O ponto de partida da comitiva foi o Canteiro Central de Obras do Projeto Iguaçu, localizado na Rodovia Presidente Dutra em Belford Roxo, a primeira parada da comitiva foi o Bairro do São Bento em D.Caxias, onde as lideranças puderam identificar pontos críticos de alagamentos provocados por falta de manutenção em galerias entre outras causas, como é o caso do Canal da Rua Fernando Ferrari, transversal da Estrada Presidente Kennedy e que fica próximo ao Centro Panamericano de Febre Aftosa, aonde o Sr. Daniel Ferreira, liderança local e membro da CE/PROJETO IGUAÇU conduziu o roteiro da visita que contemplou os Canais da Kennedy, Pantanal, Gomes Freire, Jacatirão, Caturité, Centenário, Bananal, Braz Cuba, Polder Alberto de Oliveira e Rio Sarapuí, todas as informações coletadas subsidiarão prováveis aperfeiçoamentos e ou alterações ao escopo do PAC VALÕES, visando uma melhor perspectiva de resultados e uma melhor qualidade das obras e benefícios aos moradores destas regiões.

Segundo as lideranças presentes, a atividade foi um sucesso e marca um novo momento de convivência e diálogo entre o Governo e a Sociedade Civil e poderá resultar em benefícios a toda a população da Baixada Fluminense, pois através das insistentes cobranças feitas durante os encontros realizados mensalmente no INEA com a CE/PROJETO IGUAÇU e também dos encontros com os representantes de CLAs, e que foram propostas estas Visitas Técnicas que também serão realizadas futuramente a outras localidades que estão inseridas no escopo de ação do PAC VALÕES e PROJETO IGUAÇU/PAC 1 e 2. Participaram da atividade os Engenheiros Sr. Irinaldo Cabral e João Batista (INEA), o Sr. Matheus (COPPE/UFRJ), a Sra. Débora Bento, representando o trabalho social do INEA, a Sra. Monica Pontes e Rafael (FASE), Técnicos do Consórcio Rios da Baixada e Representando a Sociedade Civil e a Comissão Executiva do Projeto Iguaçu os Srs. Daniel Ferreira, Solange Bergami e Sidney Neves (MUB/D.CAXIAS), Luizinho Simplício (Mesquita), Sra. Valdenice Pimentel (ABM/S.J.Meriti) e Rogerio Gomes, Enock Alves e Elza Santos (BELFORD ROXO).
Esperamos que estas obras possam ter inicio imediatamente, pois o Final do Ano esta chegando e com ele as épocas da ‘Fortes Chuvas” e segundo os especialistas, existe as iminência de um aumento significativo do nível pluviométrico em toda a Baixada, inclusive alguns municípios já estão tomando providências para amenizar os efeitos nos bairros, como é o caso do município de D.Caxias, que já planeja um PLANO EMERGENCIAL que inclui até evacuação de moradores caso haja necessidade.
Rogerio Gomes
CE/PROJETO IGUAÇU

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Encontro realizado em Nova Iguaçu discutiu criação da APA do Alto Iguaçu.


Aconteceu nesta terça feira 4 de outubro no auditório da FIRJAN/SENAI de Nova Iguaçu, uma Consulta Pública sobre a Criação da APA do ALTO IGUAÇU, participaram da atividade representantes do Governo estadual e Prefeituras da Baixada, Conselheiros municipais, Ambientalistas, ONGs e Lideranças populares que discutiram as potencialidades ligadas a Construção do ARCO METROPOLITANO e que afetará, diretamente a vida de milhares de pessoas que moram nas regiões mais baixas de todo estado e que sofrem a anos com o problema crônico de inundação.

O Sr. André Ilha diretor de Biodiversidade de Áreas Protegidas do Inea conduziu o encontro e apresentou juntamente ao Doutor Paulo Carneiro da COPPE/UFRJ o escopo que mostrou as condicionantes relativas a criação da APA e que buscará regular e ordenar a utilização do Solo nas regiões afetadas direta e indiretamente pelo ARCO METROPOLITANO.


Em alguns momentos do evento os nervos ficaram “a flor da pele’ e os embates se tornaram visíveis e as lideranças questionaram a fraca divulgação utilizada pela coordenação para a criação da APA ao qual foi prontamente respondida pelo Sr. André Ilha que apresentou argumentos, que na visão das lideranças, foram insuficientes e ineficazes, pois não conseguiu atingir aos moradores que são os principais interessados no assunto. Como foi informado pelo Sr. André Ilha que não havia a previsão de realização de Consultas Públicas em outros municípios o Sr. Rogerio Gomes, representante da Comissão Executiva do Fórum Regional de Participação e Controle Social do PROJETO IGUAÇU apresentou a mesa solicitação de que fosse realizadas consultas públicas nos municípios de Belford Roxo e Duque de Caixas argumentando que havia sido informado pelos 2 representantes do INEA que participaram do último encontro do Fórum Regional do Projeto Iguaçu realizado no dia 22 de setembro em Duque de Caxias e que informaram que possivelmente aconteceria outras consultas posteriores a esta, Rogerio comentou sobre a seriedade e complexidade do assunto e necessidade de uma discussão mais ampliada e aprofundada também rebatendo que boa parte das lideranças destes municípios não se encontravam presentes devido a agenda de compromissos. Basta agora as lideranças se unirem e cobrarem de imediato ao INEA/SEA que sejam realizadas estas consultas nos municípios de Belford Roxo e Duque de Caxias onde os bairros do Amapá, Vale do Ipê, Pq. Amorim, Jd. Brasil, Juremão, Cidade dos Meninos, São Bento e Adjacências provavelmente sofreram os principais impactos desta obra, sem contar que a falta de ordenação do solo na região poderá comprometer as obras já realizadas pelo Projeto Iguaçu.

Reunião realizada pelo CLA/LOTE XV no Bairro Jardim Brasil mobilizou moradores e apresentou novo Boletim Informativo do PROJETO IGUAÇU.


Moradores dos Bairros Pq.Amorim, Lote XV, Jd.Brasil, Juremão e adjacências participaram, no última sexta feira 30 de setembro da reunião do Comitê Local de Acompanhamento das obras do Projeto Iguaçu na região e que foi organizada pelo titular do CLA/LOTE XV, Rogerio Gomes que apresentou durante o evento novos Informes do PAC 1 e PAC 2 sem contar questões pontuais a serem observadas durante a ocasião.
Os moradores presentes apresentaram alguns questionamentos e dúvidas a respeito da continuação das obras na região e principalmente dúvidas concernentes a questão das remoções de moradores ribeirinhos, Rogerio informou que vem acompanhando ativamente as decisões tomadas pelo INEA e apresentando as demandas locais sempre que identificadas, na ocasião foram exibidas reportagens da mídia como GLOBONEWS, RJMÓVEL, GLOBOCOMUNIDADE que noticiou a questão das inundações de 2009 e 2010 e Vídeos tirados da INTERNET que mostram animações produzidas sobre as obras de alguns “Parques Inundáveis” a serem construídos como o Polder Alberto de Oliveira que fica as margens do Rio Sarapuí e foi apresentado Power Pointer contendo informações atualizada sobre o trabalho de controle social realizado desde a criação dos CLAs em 2009.

Segundo os presentes, a reunião foi esclarecedora e respondeu a inúmeras dúvidas dos moradores presentes que com certeza levaram as informações a outros moradores que não compareceram ao evento, Rogerio informou que o objetivo do encontro foi alcançado que era o de levar informações qualificadas sobre as intervenções, passadas e futuras, do Projeto Iguaçu/PAC aos moradores da região e informou que vem acompanhando, principalmente, informações sobre as novas intervenções na Região como a CANALIZAÇÃO do CANAL do OUTEIRO, CONSTRUÇÃO da CICLOVIA e do BAIXADA CROSS PARQUE e que estão previstos no escopo do PAC 2.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Inea promove Consulta Pública sobre a APA do Alto Iguaçu e CLA/LOTE XV participará do evento.


O CLA/LOTE XV gostaria de chamar a atenção para a importância da discussão sobre a APA DO ALTO IGUAÇU que acontencerá nesta terça feira dia 4 de outubro e confirmamos nossa presença no evento pois entendemos a responsabilidade e gravidade dos fatos que envolvem esta discussão, pois sabemos que as consequências das decisões tomadas afetaram diretamente a população de nosso município (Belford Roxo) e nossas vidas que com a implantação do ARCO METROPOLITANO poderão acontecer ao longo dos anos trânsformações no "Ecossistema' e dificultar a drenagem e com isso causar o aumento de inundações e prejudicar todo o trabalho realizado pelo PROJETO IGUAÇU.
Leia a matéria...

"Apa do Alto Iguaçu" tem área de 22 mil hectares que abrange três municípios, sendo que 60% em Duque de Caxias, 35% em Nova Iguaçu e 5% em Belford Roxo.



O governo do Estado do Rio deu um passo importante para uma solução que pode ser definitiva em relação às cheias que castigam a Baixada Fluminense: a criação da “Apa do Alto Iguaçu”, uma área de 22 mil hectares que abrange três municípios, sendo que 60% em Duque de Caxias, 35% em Nova Iguaçu e 5% em Belford Roxo.

A presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, reuniu-se quarta-feira (08/06), com os prefeitos Sheila Gama e José Camilo Zito, respectivamente de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, que apoiaram o projeto e o consideram de grande relevância para a população. A próxima visita será feita ao prefeito de Belford Roxo, Alcides Rolim.

O projeto do Inea para a criação da “Apa do Alto Iguaçu” vai contribuir para evitar as enchentes que castigam a região. Isso porque as áreas de alagamento serão preservadas, impedido a impermeabilização do solo. Especialistas da Coppe/UFRJ também atuam no projeto. O projeto chega no momento em que o Estado do Rio já tem aprovado R$ 352 milhões para as obras do PAC 2 – Projeto Iguaçu, de controle de inundações e recuperação ambiental das bacias dos rios Iguaçu, Botas e Sarapuí.

A idéia de criar a “Apa do Alto Iguaçu”, deveu-se, sobretudo, à necessidade de o Inea, em parceria com os municípios da Baixada Fluminense, fazer um controle da ocupação urbana da região, sem o qual os efeitos futuros com eventuais chuvas fortes poderão ser ainda mais catastróficos.

Marilene Ramos diz que com o apoio do governo federal, o estado investirá um bilhão de reais em dragagem, reassentamento e recuperação ambiental das bacias dos rios Iguaçu, Botas e Sarapuí, entre outras melhorias.

"O arco metropolitano, que corta a área mais rural dessa região, pode acelerar a expansão urbana. Para evitar que isso ocorra descontroladamente, estamos tomando essa medida de proteção - disse Marilene. Audiências públicas serão realizadas para encaminhar o decreto de criação da APA.

“Acredito que até o final do ano essa APA já esteja criada. Precisamos pensar no futuro e evitar que ocorra um crescimento desordenado. Este projeto é fundamental para resolver os problemas da ocupação urbana desordenada”, explicou Marilene Ramos.

Na “Apa do Alto Iguaçu” serão preservadas, sobretudo, as áreas reconhecidamente de alagamento, impedindo a impermeabilização do solo, fenômeno que ocorre quando o solo perde a capacidade de absorção da água.



A consulta é aberta a todos os interessados, que poderão ser melhor informados sobre a importância e os objetivos da unidade de conservação proposta e oferecer sugestões que visem ao seu aperfeiçoamento.


Consulta Pública para Criação da APA do Alto Iguaçu
Data e horário: dia 04/10/2011, às 17h
Local: Auditório da Firjan - Rua Gerson Chernicharo s/nº – Bairro da Luz – Nova Iguaçu (Unidade do SENAI)

Fonte: Gerência de Comunicação da Presidência do Inea/RJ.