quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Governo do Estado entrega apartamentos as famílias ribeirinhas em Mesquita.


As famílias que moravam na beiro dos rios na região do bairro Chatuba no município de Mesquita, já podem comemorar a conquista da casa nova ou “Apartamento novo”, em fim o Governo do Estado inaugurou na última quinta feira dia 17 de novembro o Conjunto Habitacional Roldão Gonçalves que é um dos 5 conjuntos previstos para serem construídos pelo Projeto Iguaçu, que tem como prioridade a retirada de famílias, que devido à falta de opção de moradia, construíram suas casas em áreas de risco de inundação e hoje conquistam a dignidade de receber a titularidade do apartamento localizado no conjunto que fica localizado no centro do bairro em rua asfaltada e valorizada, também foi apresentado e distribuído na ocasião o NOVO BOLETIM INFORMATIVO DO PROJETO IGUAÇU (Edição Habitação) que aborda uma coletânea de informações pertinentes as modalidades empregadas no reassentamento das famílias ribeirinhas do Projeto Iguaçu PAC 1 e PAC 2 e próximas etapas de obras.

Participaram do evento o Ministro das Cidades Mário Negromonte, o Governador Sérgio Cabral, o Vice-Governador Luiz Fernando Pezão entre vários Prefeitos e Vereadores do Rio e da Baixada, a Comissão Executiva de Controle Social do Projeto Iguaçu, foi representada através do Coordenador interino Rogerio Gomes de Belford Roxo, o Sr. Luizinho Simplício Representando a Federação das Associações de Moradores de Mesquita e pelo Sr. Enock Alves de Oliveira representante também de Belford Roxo, lideranças de Duque de Caxias participaram de Seminário realizado no Teatro Raul Cortes em Duque de Caxias que discuti a “Reportagem do Jornal ODIA” divulgada no mês de outubro e que pautava uma “suposta” Chuva forte que poderia causar calamidades nos bairros de Duque de Caxias e de Belford Roxo e que vinha causando grande alarde e alvoroço aos moradores destas regiões, o encontro que contou com a presença de autoridades do Governo do Estado representada pelo SEA/INEA, a Defesa Civil Estadual e Municipal entre Técnicos da Coppe/UFRJ e do Instituto de Meteorologia que desmentiu a informação.
Este assunto havia sido discutido durante a última reunião da Comissão Executiva do Projeto Iguaçu com a SEA/INEA realizada na EMOP em São Cristovão e foi solicitado ao Coordenador geral do Projeto Iguaçu Eng. Irinaldo Cabral que prontamente se comprometeu a averiguar o fato e dar ciência a Presidente do INEA Marilene Ramos que, logo que informada respondeu ao email da Comissão e determinou que se tomassem as providências para sanar a demanda.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Jornal EXTRA grava nova matéria sobre atrasos na Construção dos Conjuntos Habitacionais previstos para Belford Roxo e São João de Meriti.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/obras-de-casas-para-moradores-as-margens-de-rios-da-baixada-estao-paradas-3104007.html#ixzz1dEeA32z6

Cíntia Cruz

09/11/2011 às 08:00

As mesmas enchentes que levaram o aposentado Alcides Tavares dos Santos, de 70 anos, a comprar um imóvel no Parque Amorim, no município de Belford Roxo, em 1991, foram responsáveis por tirá-lo de sua casa, há sete meses. Alcides morava numa das ruas em que serão realizadas obras do Projeto Iguaçu, que visa a prevenção de enchentes e a recuperação e a despoluição das bacias do rios Botas, Sarapuí e Iguaçu, na Baixada Fluminense.


Morando de aluguel depois de viver mais de 20 anos na casa que comprou, Alcides sonha com o dia em que terá novamente uma residência própria, no conjunto habitacional do Barro Vermelho. Mas essa realidade ainda está longe. Dos cinco conjuntos habitacionais previstos para abrigar a população ribeirinha, apenas um será entregue este mês. Dois deles sequer saíram do papel. Outros dois tiveram a construção interrompida, entre eles, o do Barro Vermelho.

— Depois da enchente de 1988, começaram a vender casa barata aqui. Fiz acordo na firma onde trabalhava e comprei. Agora, moro de aluguel neste quarto e sala. Durmo com medo de atrasarem o pagamento do aluguel social e eu ter que pagar do meu bolso. Ganho só um salário mínimo — diz Alcides, que recebe R$ 375 pelo benefício.

A construção do conjunto habitacional do Barro Vermelho, para onde Alcides irá com cerca de 200 famílias de Belford Roxo, foi paralisada há dois anos, segundo moradores vizinhos à obra. As estruturas das casas comprovam o abandono: infiltrações, rachaduras e a cerca do conjunto arrombada.


Em São João de Meriti, a situação é parecida. A diferença é que apenas a base do conjunto habitacional Trio de Ouro, no bairro de mesmo nome, foi construída. No local, animais e muito mato. A construção em São João seria a com maior número de unidades habitacionais: 960. Em segundo lugar, viria o conjunto de Nova Iguaçu, que não saiu do papel. O de Nilópolis também não começou a ser construído. O empreendimento de Mesquita, com o menor número de unidades habitacionais, 144, será inaugurado no próximo dia 17, mas só vai receber moradores desapropriados do município.


Comissão Executiva do Fórum Regional o Projeto Iguaçu, participou de nova reunião no INEA em São Cristovão nesta Quarta feira 9 de novembro para discutir as próximas etapas, foi informado qu na proxima quinta feira 17/11 será inaugurado o Conjunto Habitacional Roldão Gonçalves localizado em Mesquita e o Governador Sergio Cabral participará da Cerimônia, na próxima matéria do BLOG estaremos falano mais sobre o assunto.