quarta-feira, 23 de novembro de 2011

CONJUNTO HABITACIONAL ROLDÃO GONÇALVES ENTREGUE A FAMÍLIAS RIBEIRINHAS DA CHATUBA EM MESQUITA


MESQUITA - As famílias que moravam na beiro dos rios na região do bairro Chatuba no município de Mesquita, já podem comemorar a conquista da casa nova ou “Apartamento novo”, em fim o Governo do Estado inaugurou na última quinta feira dia 17 de novembro o Conjunto Habitacional Roldão Gonçalves que é um dos 5 conjuntos previstos para serem construídos pelo Projeto Iguaçu, que tem como prioridade a retirada de famílias, que devido à falta de opção de moradia, construíram suas casas em áreas de risco de inundação e hoje conquistam a dignidade de receber a titularidade do apartamento localizado no conjunto que fica localizado no centro do bairro em rua asfaltada e valorizada, também foi apresentado e distribuído na ocasião o NOVO BOLETIM INFORMATIVO DO PROJETO IGUAÇU (Edição Habitação) que aborda uma coletânea de informações pertinentes as modalidades empregadas no reassentamento das famílias ribeirinhas do Projeto Iguaçu PAC 1 e PAC 2 e próximas etapas de obras.


Participaram do evento o Ministro das Cidades Mário Negromonte, o Governador Sérgio Cabral, o Vice-Governador Luiz Fernando Pezão entre vários Prefeitos e Vereadores do Rio e da Baixada, a Comissão Executiva de Controle Social do Projeto Iguaçu, foi representada através do Coordenador interino Rogerio Gomes de Belford Roxo, o Sr. Luizinho Simplício Representando a Federação das Associações de Moradores de Mesquita e pelo Sr. Enock Alves de Oliveira representante também de Belford Roxo, lideranças de Duque de Caxias participaram de Seminário realizado no Teatro Raul Cortes em Duque de Caxias que discuti a “Reportagem do Jornal ODIA” divulgada no mês de outubro e que pautava uma “suposta” Chuva forte que poderia causar calamidades nos bairros de Duque de Caxias e de Belford Roxo e que vinha causando grande alarde e alvoroço aos moradores destas regiões, o encontro que contou com a presença de autoridades do Governo do Estado representada pelo SEA/INEA, a Defesa Civil Estadual e Municipal entre Técnicos da Coppe/UFRJ e do Instituto de Meteorologia que desmentiu a informação.

Este assunto havia sido discutido durante a última reunião da Comissão Executiva do Projeto Iguaçu com a SEA/INEA realizada na EMOP em São Cristovão e foi solicitado ao Coordenador geral do Projeto Iguaçu Eng. Irinaldo Cabral que prontamente se comprometeu a averiguar o fato e dar ciência a Presidente do INEA Marilene Ramos que, logo que informada respondeu ao email da Comissão e determinou que se tomassem as providências para sanar a demanda.

Fonte: INEA/Governo do Estado RJ

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

REPORTAGEM DO JORNAL EXTRA SOBRE ATRASOS NA CONSTRUÇÃO DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS PREVISTO NO PROJETO IGUAÇU


BELFORD ROXO - As mesmas enchentes que levaram o aposentado Alcides Tavares dos Santos, de 70 anos, a comprar um imóvel no Parque Amorim, no município de Belford Roxo, em 1991, foram responsáveis por tirá-lo de sua casa, há sete meses. Alcides morava numa das ruas em que serão realizadas obras do Projeto Iguaçu, que visa a prevenção de enchentes e a recuperação e a despoluição das bacias do rios Botas, Sarapuí e Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Morando de aluguel depois de viver mais de 20 anos na casa que comprou, Alcides sonha com o dia em que terá novamente uma residência própria, no conjunto habitacional do Barro Vermelho. Mas essa realidade ainda está longe. Dos cinco conjuntos habitacionais previstos para abrigar a população ribeirinha, apenas um será entregue este mês. Dois deles sequer saíram do papel. Outros dois tiveram a construção interrompida, entre eles, o do Barro Vermelho.


— Depois da enchente de 1988, começaram a vender casa barata aqui. Fiz acordo na firma onde trabalhava e comprei. Agora, moro de aluguel neste quarto e sala. Durmo com medo de atrasarem o pagamento do aluguel social e eu ter que pagar do meu bolso. Ganho só um salário mínimo — diz Alcides, que recebe R$ 375 pelo benefício.

A construção do conjunto habitacional do Barro Vermelho, para onde Alcides irá com cerca de 200 famílias de Belford Roxo, foi paralisada há dois anos, segundo moradores vizinhos à obra. As estruturas das casas comprovam o abandono: infiltrações, rachaduras e a cerca do conjunto arrombada.

Obra do Conjunto Barro Vermelho paralisadas.
Em São João de Meriti, a situação é parecida. A diferença é que apenas a base do conjunto habitacional Trio de Ouro, no bairro de mesmo nome, foi construída. No local, animais e muito mato. A construção em São João seria a com maior número de unidades habitacionais: 960. Em segundo lugar, viria o conjunto de Nova Iguaçu, que não saiu do papel. O de Nilópolis também não começou a ser construído. O empreendimento de Mesquita, com o menor número de unidades habitacionais, 144, será inaugurado no próximo dia 17, mas só vai receber moradores desapropriados do município.

Comissão Executiva do Fórum Regional o Projeto Iguaçu, participou de nova reunião no INEA em São Cristóvão nesta Quarta feira 9 de novembro para discutir as próximas etapas, foi informado qu na próxima quinta feira 17/11 será inaugurado o Conjunto Habitacional Roldão Gonçalves localizado em Mesquita e o Governador Sergio Cabral participará da Cerimônia, na próxima matéria do BLOG estaremos falano mais sobre o assunto.

Fonte: EXTRA/ Cíntia Cruz - 09/11/2011 
Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/obras-de-casas-para-moradores-as-margens-de-rios-da-baixada-estao-paradas-3104007.html#ixzz1dEeA32z6