quarta-feira, 28 de março de 2012

GOVERNO DO ESTADO LANÇA LIMPA RIO NA BAIXADA FLUMINENSE

27/03/2012 - 15:06h - Atualizado em 27/03/2012 - 15:06h
» Ascom do Inea


Estão previstos o desassoreamento e a limpeza de mais de 12 quilômetros de rios e canais

Os seis municípios da Baixada Fluminense beneficiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC da Baixada), receberão ações adicionais do Limpa Rio, programa do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), de desassoreamento e limpeza de corpos hídricos e que será executado na região em conjunto com o projeto federal. Nesta quarta-feira (28/03), às 10h30, o secretário do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente do Inea, Marilene Ramos, participam da cerimônia de lançamento do Limpa Rio Baixada, no auditório da Prefeitura de Mesquita, na Rua Artur de Oliveira Vecchi, 120 – 2° andar, no centro do município.

No escopo do programa na Baixada Fluminense estão previstos o desassoreamento e a limpeza de mais de 12 quilômetros de rios e canais, com volume previsto de retirada de 46,3 mil metros cúbicos de sedimentos e lixo de leitos e margens. Na atual etapa estão programadas ações em oito rios e canais, nos municípios de Mesquita (Canal Dona Eugênia), Nilópolis (Rio Pavuna-Meriti), Nova Iguaçu (Canal Toucinho e Canal Laranjeira), Belford Roxo (Rio Botas, no trecho Rua Mauá-Estrada de Xerém, Canal do Outeiro e Valão do Ipê) e Duque de Caxias (Canal Pantanal).

O Limpa Rio é um programa de natureza continuada, preventiva e emergencial, da Diretoria de Recuperação Ambiental do Inea que visa ao desassoreamento e limpeza de leitos e margens de corpos hídricos em todo o Estado do Rio de Janeiro. As iniciativas consistem na execução de serviços de modo itinerante, conforme demanda das administrações municipais. No âmbito do programa são utilizados equipamentos próprios do Inea ou alugados, bem como, contratada mão de obra capacitada para a realização dos serviços com a devida eficiência.

Segundo a presidente do Inea, Marilene Ramos, para o Limpa Rio Baixada foram contratados equipamentos e mão de obra especializados para a prestação de serviços técnicos tais como: conservação, revitalização das margens e desassoreamento dos leitos dos corpos hídricos. Os serviços incluem a retirada da vegetação aquática, do lixo flutuante e do depositado nas margens, e ainda de sedimentos que assoreiam o fundo dos leitos.

O programa visa ainda a evitar ocupações e construções irregulares nas margens dos rios e canais, coibir e reduzir o lançamento de lixo e de resíduos nas margens e nos leitos dos rios, reduzindo as causas de inundações e a proliferação de vetores.

Link: http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=840435

Nenhum comentário:

Postar um comentário