sábado, 28 de janeiro de 2012

INEA realizará vistoria na região com famílias reassentadas no Parque Amorim.

Lideranças que integram a Comissão Executiva de Acompanhamento do Projeto Iguaçu/PAC, apresentaram durante reunião com INEA/SEA, realizada no dia 23 de janeiro na sede da EMOP em São Cristóvão, várias demandas locais e entre elas estavam à questão crônica de alagamento no bairro do Gramacho, onde as lideranças cobraram que fosse realizada uma vistoria com técnicos da COPPE/UFRJ e do INEA para uma avaliação mais aprofundada do local a fim de buscar uma alternativa para sanar o problema da falta de drenagem da região que sofre com o problema já a alguns anos e que mesmo com as obras de duplicação da Av. Presidente Kennedy, parece ter sido agravado o problema, onde foi registrado na quarta feira dia 18 de janeiro um “gigantesco” engarrafamento de veículos que ficaram impedidos de trafegar devido ao alagamento deste trecho levando milhares de pessoas, que vinham de seus locais de trabalho, a caminharem a pé 2, 3, 4 Km ou mais para chegar as suas casas.
Outra demanda apresentada foi a “Calamidade” em que se encontra a Estrada Manoel de Sá no bairro do Vale do Ipê e Jardim dos Pinheiros, onde os moradores têm convivido diariamente com a “buraqueira, lama e poeira” agravada pela grande circulação de veículos pesados e entre eles os Caminhões do INEA, os Caminhões de Areia, vindos dos areais oriundos do bairro Amapá e que segundo denuncias de moradores, tem utilizado o Dique do Rio Capivari, para atravessar mais rápido o bairro isso sem falar dos ônibus e dezenas de carros de entregas e passeio que passam pelo local e que contribuem com o agravamento da situação local.
Rogerio Gomes apresentou ao Coordenador Geral do Projeto Iguaçu, o Engenheiro Irinaldo Cabral, informações e fotos colhidas com moradores, durante vistoria ao local realizada no dia 18 de janeiro juntamente com o engenheiro Sr. João Batista do INEA, onde avaliaram a situação constataram os fatos relatados, os moradores disseram que durante as chuvas a lama desce da “Barreira do Roberto”, que margeia a via, e toma conta das ruas do bairro que se tornam intransitáveis para veículos e denunciam que a culpa é dos caminhões do INEA que quebraram a via durante as obras no local, o engenheiro João Batista justificou que a responsabilidade não é só do INEA e que somente a união de forças com a Prefeitura municipal e a responsabilidade dos envolvidos e que poderíamos solucionar definitivamente o problema, Rogério cobrou providências ao INEA e solicitou audiência com o Vice-Governador Pezão para intervir na questão, também questionou novamente sobre a vistoria ao bairro do Lote XV para avaliar a questão dos reassentamento das famílias ribeirinhas na região ao qual foi combinado pela Coordenadora do Trabalho Social do INEA a Sra. Erica que a visita acontecerá na próxima segunda dia 30/01/2012.
Também foi debatido a questão da forte chuva que atingiu a Baixada na segunda feira dia 16/01, onde aconteceu um “blecaute” que causou a paralisação, temporária, da Estação de Bombeamento do Lote XV e os procedimentos tomados pelo INEA e Rogerio comentou que durante visita ao local, após o acontecido, o operador da estação informou que no dia da chuva um grupo de moradores “invadiu o local” e fizeram ameaças devido as bombas estarem desligadas e pediu para ser informado de qualquer fato relevante que acontecesse no local.
Outras demandas foram apresentadas pelas lideranças presentes nos bairros do Jd.Redentor/Gláucia em Belford Roxo, na Chatuba em Mesquita, também no Pilar em D.Caxias entre outras localidades. Próximas agendas de atividades: Data: Segunda Feira 30/01/2012 – Lote XV/Belford Roxo Atividade: Vistoria da Equipe de Habitação do INEA aos trechos com casas cadastradas para reassentamento nos Bairros Pq.Amorim/Jd.Brasil. Finalidade: Atualizar dados sobre atrasos de cheques relativos a indenizações e compra assistida, acelerar processo de demolições de casas vazias, localizarem possíveis casas ou terrenos invadidos. Data: Quarta Feira 01/02/2012 – Canteiro de Obras/Belford Roxo Atividade: Visita Técnica do INEA/SEA, COPPE/UFRJ e membros da C.E. do Projeto Iguaçu aos locais das intervenções do PAC 23 VALÕES em Belford Roxo/ Mesquita/ São João de Meriti e Nilópolis. Finalidade: Avaliar locais que irão receber intervenções do PAC 23 VALÕES afim de potencializar os benefícios a serem alcançados e propor possíveis alterações ao escopo. Data: Quarta Feira 08/02/2012 – Secretaria de Obras/Mesquita – 18 horas Atividade: Reunião do Fórum Regional de Participação e Acompanhamento do Projeto Iguaçu Finalidade: Atualizar informações sobre obras do PAC 1 em andamento e próximas etapas e projetos e entre estes o PAC2 (2ª Fase do Projeto Iguaçu), PAC 23 VALÕES e conhecer informações mais aprofundadas sobre o PSAM (Programa de Saneamento Ambiental) onde estão incluídas obras de reativação das ETEs ( Estações de Tratamento de Esgoto) na Baixada, APA do Iguaçu (Regulamentação sobre uso do solo) no entorno do ARCO METROPOLITANO e sobre o CCO (Centro de Controle Operacional) e o sistema de alerta de cheias.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Temporal causa medo na população e transtornos no Lote XV e em toda Baixada Fluminense.

Ventania, chuva forte, relâmpagos e granizo, causaram medo nesta segunda feira dia 16 de janeiro a todos os moradores da região do Lote xv e bairros vizinhos que ficaram assustados com a violenta tempestade e temeram acontecimentos como os ocorridos em 2009 e 2010 quando a cidade sofreu com as enchentes do final do ano que em alguns locais causaram mortes de moradores sem falar dos prejuízos financeiros. Árvores caíram arrancadas pelo vento, várias placas de outdoors ficaram no chão, postes de iluminação tombaram e a chuva provocou alagamentos em alguns pontos do Lote XV, Jd. Tabóca, Pq. Amorim, Jd. Brasil, Roseiral, Maringá, Vale do Ipê e Jd. dos Pinheiro, sem muitas gravidades, devido ao transbordamento do Canal do Outeiro que não suportou o excesso de água e lixo, isso se deu, devido a uma “pane” na Estação de Bombeamento do Lote XV que parou de funcionar devido a violência do temporal que ocasionou um blecaute na região, segundo o representante do
CLA/LOTE XV (Comitê Local de Acompanhamento de Obras do Projeto Iguaçu/PAC 2) Rogerio Gomes, que participa do acompanhamento do Projeto de Prevenção de Enchentes desde 2009, ele foi informado pelo Engenheiro do INEA Sr. João Batista, por telefone, que logo que constatado o problema ele e uma equipe de técnicos do INEA e do Consórcio Rios da Baixada, responsável pelas obras, se deslocaram para o local, afim de sanar o problema, Rogerio informou também que devido ao caos as redes de telefonia não havia sinal para efetuar ou receber ligações e ele se deslocou de imediato ao local da Estação que fica as margens do Rio Iguaçu divisa de Belford Roxo e Duque de Caxias e chegando lá, após rápida conversa com o engenheiro do INEA Sr. Bruno pôde constatar que o problema já havia sido resolvido e a estação estava ligada e operando com o uso dos geradores e 4 Bombas ligadas. Todos nós moradores da região temos que ter consciência que o avanço na qualidade de vida de todos os moradores da Região do Lote XV e Bairros Vizinhos, dependeu e ainda depende, do pleno funcionamento desta “importantíssima” conquista que é a Estação de Bombeamento do Lote XV e da retirada das 400 famílias da área de Risco de Inundação no Jd. Brasil e Pq. Amorim que só se deu devido ao empenho das Lideranças dos Comitês Locais entre outras Lideranças que buscaram a solução junto ao então Presidente Lula e do Governador Sérgio Cabral, representados pela então Secretária Estadual do Ambiente e hoje Presidenta do INEA Sra. Marilene Ramos que atendeu as solicitações e
não por processo no MP(Ministério Público) como “alguns” tentam colocar, as casas cadastradas serão demolidas, as áreas serão escavadas e o Canal de Cintura será alargado em 30 metros e só assim nossa região poderá estar mais segura, por isso precisamos estar muito atentos pois estamos em ano de eleição e precisamos analisar com muita cautela e responsabilidade em quem votaremos, pois, nossa população não precisa de Cestas Básicas, Colchões ou abrigo depois que perdeu tudo nas enchentes e sim precisam de Representantes que tenham “Caráter, Compromisso, Responsabilidade e principalmente Coragem” para fazer o que preciso ser feito, finaliza Rogerio Gomes do CLA/LOTE XV. O LOTE XV MERECE ISSO... Matéria retirada do Blog do Lote XV LINK: http://blogdolotexv.blogspot.com/2012/01/temporal-causa-medo-na-populacao-e.html