quinta-feira, 29 de março de 2012

SECRETARIA DO AMBIENTE LANÇA LIMPA RIO NA BAIXADA FLUMINENSE

28/03/2012 - 11:56h - Atualizado em 28/03/2012 - 17:57h
» Ascom do Inea

O Rio Botas, em Belford Roxo, já recebeu equipamentos para revitalização das margens

Pelo menos 72 corpos hídricos dos seis municípios da Baixada Fluminense, alguns já beneficiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC daBaixada), receberão ações adicionais do Limpa Rio, programa de desassoreamento e limpeza de natureza continuada e emergencial do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), que está sendo executado na região em conjunto com o projetofederal. O Limpa Rio Baixada foi lançado nesta quarta-feira (28/03) pelosecretário estadual do Ambiente, Carlos Minc e pela presidente do Inea,Marilene Ramos, com a presença de prefeitos dos municípios abrangidos pelo programa.

O secretário Carlos Minc lembrou que a remediação de lixões na Baixada, como o da localidade Babi, em Belford Roxo e,principalmente, do aterro controlado de Gramacho, prevista para 5 de junho próximo, objetivam minimizar a questão do despejo inadequado de resíduos na Baixada, com a inauguração de aterros sanitários com sistemas modernos de gestão.

- Tendo locais adequados para destinação e coletaregular, o lixo deixa de ser jogado nos rios evitando o assoreamento e asenchentes na época das chuvas. Durante a primeira etapa do PAC da Baixada foram desassoreados 60 km de rios e canais e retirados 42 mil pneus e outros objetosinservíveis dos corpos hídricos. O Limpa Rio Baixada está sendo criado para não permitir que essa situação se repita – disse Minc.

O secretário destacou ainda a recuperação dasEstações de Tratamento de Esgoto da região, como a de Sarapuí, já emfuncionamento, e a de Nilópolis, cuja conclusão está prevista para fevereiro doano que vem, como importantes medidas de despoluição dos rios da região.

- Com a ETE Sarapuí, cerca de 50% do esgoto deMesquita já recebe tratamento secundário. A partir da inauguração da ETE Nilópolis, o município terá capacidade de tratar 80% dos efluentes – afirmou Minc.

De acordo com a presidente do Inea, Marilene Ramos, a iniciativa decriar o Limpa Rio Baixada surgiu da necessidade de conservação das intervenções nas bacias dos rios Iguaçu, Botas e Sarapuí.

- O governo estadual está investindo mais de R$ 7 milhões nesta etapa doprograma. A prioridade é a manutenção das obras do PAC que promoveu adesocupação e a limpeza das margens e o desassoreamento dos leitos dos rios ecanais, retirando o lixo e as ocupações irregulares. Os trabalhados tiveraminício há 14 dias e já foram retirados mais de 14 mil metros cúbicos deresíduos de 3,6 km de rios e canais.

Marilene disse ainda que, na medida do possível, concomitantemente estãosendo atendidas as demandas das prefeituras. Conforme disse, o Limpa RioBaixada tem características específicas, sobretudo porque há muito pedidos dedesobstrução de corpos hídricos na região.

- São pedidos feitos não apenas pelos prefeitos, mas por líderes comunitários de vários municípios da Baixada. Já temos 72 corpos hídricos relacionados. Estamos listando os equipamentos necessários e contratando mão de obra local para a execução. Os trabalhadores que moram na região têm preferência – antecipou.

A presidente do Inea ressaltou que o Limpa Rio tema vantagem de agregar ações de educação ambiental para que as medidas derecuperação sejam duradouras. Conforme lembrou, o programa foi criado em 2008 e, desde então, já foi desenvolvido em 70 municípios, recuperando 355 quilômetros de 405 corpos hídricos nas locais beneficiados.

- A população precisa ser conscientizada de que as margens dos rios não são locais para se depositar lixo ou objetos inservíveis.Que quando trocam os móveis da casa o sofá velho, a televisão quebrada não podem ir parar dentro dos rios. Ao mesmo tempo precisamos reforçar o compromisso com as prefeituras para quer mantenham a coleta regular de lixo e um serviço de recolhimento de objetos em desuso, sobretudo de recicláveis –defendeu Marilene Ramos.
No escopo do Limpa Rio da Baixada Fluminense estão previstos o desassoreamento e a limpeza de mais de 12 quilômetros de rios ecanais, com volume previsto de retirada de 46,3 mil metros cúbicos desedimentos e lixo de leitos e margens. Na atual etapa estão programadas açõesem oito rios e canais, nos municípios de Mesquita (Canal Dona Eugênia), Nilópolis(Rio Pavuna-Meriti), Nova Iguaçu (Canal Toucinho e Canal Laranjeira), Belford Roxo (Rio Botas, no trecho Rua Mauá-Estrada de Xerém, Canal do Outeiro e Valãodo Ipê) e Duque de Caxias (Canal Pantanal).

- Todo esse investimento é resultado de anos de trabalho dos movimentos sociais pelo saneamento da Baixada, como o Mabe e o Mube, dos quais muitos dos representantes comunitários aqui presentes sãoativos participantes. Estamos trabalhando por uma Baixada mais humana e mais gostosa de viver – concluiu Minc.

Link: http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=841211

INEA realiza reunião no Bairro Jardim Glaucia em Belford Roxo para discutir obras do PAC2 na região.

Como acontecido anteriormente em outras regiões que receberam obras do Projeto de Controle de Inundações, que visa combater as Enchentes na Baixada Fluminense, os moradores dos Bairros Jardim Glaucia, Jardim Redentor e Adjacências apresentaram várias dúvidas e críticas quanto ao destino de suas casas e Família e com relação à eficiência das obras na região.
O Coordenador Geral do Projeto Iguaçu Engenheiro Irinaldo Cabral do INEA, conduziu o encontro que foi realizado nesta quarta feira dia 28/03 às 18h na Igreja Nsa. Sra. Aparecida, localizada na Rua Lucio Lopes, em frente a Escola Estadual Jd.Glaucia, onde apresentou informações superficiais sobre as intervenções a serem executadas na localidade, Irinaldo pontuou sobre a necessidade de criação dos Parques Fluviais e de Inundação na Região para que estas áreas possam acumular as águas das chuvas enquanto as 3 comportas a serem construídas não abrirem devido a “MARÉ ALTA” do Rio Sarapuí , ele apontou algumas regiões a sofrerem processo de Reassentamento, onde estas Famílias serão cadastradas ( cadastramento já em andamento realizado pela Ong Dialog), suas casas serão medidas e avaliadas, após negociadas e serão direcionadas as 3 modalidades oferecidas no Decreto Estadual que são:

COMPRA ASSISTIDA
A pessoa escolhe uma casa no valor da Indenização e o INEA paga a mesma, após confirmar que não é área de risco e uma vantagem da modalidade é que o Estado pode acrescentar uma ajuda de custo de até 40% do valor avaliado dando condição a família de adquiri um imóvel melhor que o anterior.

INDENIZAÇÃO
A Família recebe o valor avaliado do Imóvel e é indicado nos casos de Comércio, Oficinas etc... e casas de valor alto.

CASA ou APARTAMENTO
Programa Minha Casa Minha Vida(as famílias serão direcionadas ao Aluguel Social, onde o Estado pagará o mesmo até que a família receba as chaves de sua nova moradia, a modalidade é indicada principalmente para famílias Baixa Renda e que não teriam condições de comprar um imóvel melhor que o anterior).

Irinaldo lembrou as dificuldades em São João de Meriti e Nilópolis em se conseguir áreas vazias e que possam servir de reservatório para águas das chuvas e vê vantagens em Belford Roxo devido as áreas vazias existentes que diminui, consideravelmente, a necessidade de remover famílias e disse também que o INEA vem realizando conversas com a Prefeitura de Belford Roxo para direcionar as Famílias para os Imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida2 já em andamento na Região, o que ajudaria muito no processo de remoção das famílias, pois alguns conjuntos ficam localizados próximos a região indicada para reassentamento e assim não causariam tantos impactos nas famílias, informou sobre as obras do PAC 23 VALÕES em andamento na Região e sobre o Lançamento do PROGRAMA LIMPA RIOS acontecido também nesta quarta feira com cerimônia realizada no Auditório da Prefeitura Municipal de Mesquita e informou que os Projetos visam, principalmente contribuir e das Sustentabilidade as obras do PROJETO IGUAÇU/PAC2 e que investirão só na região do Jd.Glaucia e Redentor mais de 100MILHÕES de reais.
Vários moradores presentes apresentaram suas queixas e dúvidas e entre elas o Sr.João que apontou irregularidades nas obras em andamento realizadas pela CEDAE na região que estão sendo feitas de forma errada e paliativa, ele disse não ver benefício algum para o bairro na intervenção e solicitou a fiscalização do INEA na obra que poderá prejudicar ainda mais os moradores.
O morador Sr. Marcos Paulo da Rua Chapolion, apresentou suas dúvidas quanto as intervenções no bairro, criticou a forma de execução das obras na região que tem rebaixado o Dique do Rio Sarapuí entre outras críticas, as moradoras senhora Maria das Graças, Sra.Diva, Sra.Ivanir também apresentaram questionamentos e dúvidas quanto as obras a serem realizada e chamaram a atenção para o Canal Alexandre Magno, que hoje está todo coberto por residências e construções e disseram que, se não for realizado uma intervenção eficiente na canal a obra não surtirá efeito ou gerará benefícios a comunidade, pois é um dos principais drenadores das Águas das chuva na região e também apresentaram dúvidas quanto ao reassentamento das famílias.
Membro da Comissão Executiva e representante do CLA/Jd.Redentor Glaucia(Comitê Local de Acompanhamento de Obras do Projeto Iguaçu/PAC2) O Líder Paulo Cesar (Paulinho Carneirinho) informou sobre sua participação nas várias reuniões da COMISSÃO EXECUTIVA de Controle Social do Projeto Iguaçu/PAC2 realizadas ao longo do Processo na Sede do INEA e no Canteiro Central de Obras em Belford Roxo, onde tem, juntamente com outras lideranças, apresentado os questionamentos e dúvidas dos moradores e buscado a inclusão de Demandas locais para gerar maiores benefícios para todos os moradores da região e frisou que a Comissão Executiva solicitou ao INEA uma reunião Técnica coma presença da COPPE/UFRJ, criadora do projeto, para apresentar o projeto a ser realizado na região e com o intuito principal de tirar as dúvidas de todos os moradores da região o que foi confirmado por Rogerio Gomes do CLA/Lote XV Coordenador interino da Comissão Executiva que apontou já ter sido solicitado via documento ao INEA a realização da Reunião Técnica na região o que ainda não foi respondido.
Rogerio Gomes apontou o trabalho sério realizado por todas as lideranças participantes do Controle Social do Projeto Iguaçu membros dos CLAs e que vem se mostrando competentes e responsáveis no trato da coisa pública e que afeta diretamente a vida das pessoas, ele apontou a necessidade da realização destas importantes obras e as dificuldades enfrentadas hoje, principalmente na Remoção das FAMÍLIAS e culpou principalmente aos contínuos DESGOVERNOS dos Municípios da Baixada Fluminense que permitiram a construção de CASAS em Áreas consideradas de Risco e vê, apesar das dificuldades, que o PROJETO IGUAÇU/PAC2 tem, devido aos estudos realizados desde a década de 80, condições de realizar intervenções importantes que poderão gerar benefícios nunca antes alcançados e que afetarão positivamente a vida de milhares de moradores de Belford Roxo e de toda a Baixada Fluminense.
O Vereador Jacoginho(PT/Belford Roxo) esteve presente no encontro e lembrou sobre o histórico de Descaso Político de mais de 50 anos instalado na Baixada Fluminense onde não houveram políticas públicas direcionadas ao crescimento ordenado da cidade prejudicando a maioria da população que hoje reside em áreas consideradas de risco e apontou que não tem medido esforços para que o Projeto Iguaçu seja executado na sua totalidade no município e lembrou da Audiência Pública realizada na CMBR Câmara Municipal do Município onde buscou ampliar o espaço de discussão sobre o projeto com toda a população belforroxense e se comprometeu em promover um encontro em Belford Roxo com a presença do Secretário Estadual do Ambiente Carlos Minc e a Presidenta do INEA Marilene Ramos para que a população possa tirar suas dúvidas e apresentar demandas que possam viabilizar a satisfação recíproca de todos os envolvidos no Projeto na região.
Finalizando o encontro o Engenheiro Irinaldo Cabral informou que será realizada no dia 4 de abril uma Visita Técnica a região dos bairros Jardim Glaucia e Redentor com a presença de técnicos do INEA e da COPPPE/UFRJ onde serão visitados os pontos com intervenções em andamento e visará coletar informações com as lideranças dos CLAs e moradores sobre a problemática local a fim de buscar uma melhor execução do planejamento das obras na região e atendendo a solicitação da Comissão Executiva e moradores marcou para dia 25 de Abril a Reunião Técnica sobre as obras na região com a presença do Professor Paulo Canedo da COPPE/UFRJ e o INEA para discutir de maneira mais aprofundada as questões locais.

Estiveram também presentes no encontro a Sra. Erika Cathermol Coordenadora do Trabalho Técnico Sócio-Ambiental do INEA, A Sra. Ana Paula Duarte Sub-Secretária de Administração da Prefeitura Municipal de Belford Roxo, o Sr. Rafael de Milan ex-Secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Belford Roxo, Dunga liderança de Mesquita, Daniel Ferreira do MUB/Caxias, Sr. Enock Alves do CLA/Rio Botas, Sra. Elza do CLA/Rio Botas, a Sra. Marilene de Moura do CLA/Lote XV entre outras lideranças locais.

quarta-feira, 28 de março de 2012

SECRETARIA DO AMBIENTE ABRE CONCURSO PARA O PROGRAMA DE SANEAMENTO AMBIENTAL

AMBIENTE
27/03/2012 - 17:36h - Atualizado em 28/03/2012 - 11:07h
» Julia de Aquino

Vinte e dois profissionais irão apoiar os trabalhos de coordenação do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), realiza processo seletivo para contratação de 22 profissionais que irão apoiar os trabalhos de coordenação do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM). O concurso foi autorizado pelo Decreto Estadual nº 43.480/2012, nos termos da Lei Estadual nº 4.599/2005.

As contratações serão válidas por três anos, a partir da data de assinatura do Termo de Contrato, podendo ser prorrogadas por no máximo mais dois anos – com prazo total de cinco anos, a critério da Administração Pública. Os salários variam de R$ 2.000,00 a R$ 8.000,00 mil, conforme a função a ser exercida pelo profissional. O número de vagas por função a ser exercida e os correspondentes salários estão detalhados em quadro do Regulamento do processo seletivo.

O processo seletivo será realizado em duas etapas: a primeira etapa será uma análise curricular; e a segunda etapa, uma entrevista com os candidatos pré-selecionados, conforme o Regulamento SEA N° 01/2012.


A inscrição no processo seletivo será realizada via internet mediante o envio de um arquivo Excel, utilizando como base o arquivo concursoPSAM_função_nomedocandidato que contém o requerimento de inscrição e o formulário do currículo. Após o preenchimento do arquivo, o(a) candidato(a) deverá alterar o nome do arquivo, incluindo a função que está se inscrevendo e incluindo o seu nome(ex.:concursoPSAM_contador2_manueldasilva) e enviar o arquivo para o email: curriculo.psam@ambiente.rj.gov.br. As inscrições estarão abertas de 27 de março a 04 de abril de 2012, até as 18h (dezoito horas).

A listagem dos(as) candidatos(as) classificados na primeira etapa será publicada em 10 de abril de 2012, no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, no site da SEA (www.ambiente.rj.gov.br) e na portaria do prédio da Secretaria do Ambiente, que fica na Avenida Venezuela, nº 110, na Saúde (próximo à Praça Mauá).

Para cada função, os(as) candidatos(as) serão classificados(as) por ordem de pontuação, considerando o total de pontos obtidos na primeira etapa. Serão convocados a entregar os documentos comprobatórios das informações curriculares os(as) candidatos(as) que forem melhor classificados em até 3 (três) vezes o número de vagas previstas para a função a que concorrem.

Serão convocados(as) para a entrevista os(as) candidatos(as) que tiverem seus documentos comprobatórios aceitos pela Comissão Examinadora do concurso. Caso o(a) candidato(a) não comprove qualquer das informações curriculares prestadas e enviadas pela internet, será considerado eliminado.

Para o preenchimento das vagas disponíveis, serão selecionados os(as) candidatos(as) que obtiverem as maiores pontuações nas duas etapas do processo, conforme a ponderação definida no Regulamento. Todos os(as) candidatos(as) selecionados(as), deverão ainda realizar exames médicos de admissão antes das assinaturas dos contratos.

Link: http://www.rj.gov.br/web/sea/exibeconteudo?article-id=840764

GOVERNO DO ESTADO LANÇA LIMPA RIO NA BAIXADA FLUMINENSE

27/03/2012 - 15:06h - Atualizado em 27/03/2012 - 15:06h
» Ascom do Inea


Estão previstos o desassoreamento e a limpeza de mais de 12 quilômetros de rios e canais

Os seis municípios da Baixada Fluminense beneficiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC da Baixada), receberão ações adicionais do Limpa Rio, programa do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), de desassoreamento e limpeza de corpos hídricos e que será executado na região em conjunto com o projeto federal. Nesta quarta-feira (28/03), às 10h30, o secretário do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente do Inea, Marilene Ramos, participam da cerimônia de lançamento do Limpa Rio Baixada, no auditório da Prefeitura de Mesquita, na Rua Artur de Oliveira Vecchi, 120 – 2° andar, no centro do município.

No escopo do programa na Baixada Fluminense estão previstos o desassoreamento e a limpeza de mais de 12 quilômetros de rios e canais, com volume previsto de retirada de 46,3 mil metros cúbicos de sedimentos e lixo de leitos e margens. Na atual etapa estão programadas ações em oito rios e canais, nos municípios de Mesquita (Canal Dona Eugênia), Nilópolis (Rio Pavuna-Meriti), Nova Iguaçu (Canal Toucinho e Canal Laranjeira), Belford Roxo (Rio Botas, no trecho Rua Mauá-Estrada de Xerém, Canal do Outeiro e Valão do Ipê) e Duque de Caxias (Canal Pantanal).

O Limpa Rio é um programa de natureza continuada, preventiva e emergencial, da Diretoria de Recuperação Ambiental do Inea que visa ao desassoreamento e limpeza de leitos e margens de corpos hídricos em todo o Estado do Rio de Janeiro. As iniciativas consistem na execução de serviços de modo itinerante, conforme demanda das administrações municipais. No âmbito do programa são utilizados equipamentos próprios do Inea ou alugados, bem como, contratada mão de obra capacitada para a realização dos serviços com a devida eficiência.

Segundo a presidente do Inea, Marilene Ramos, para o Limpa Rio Baixada foram contratados equipamentos e mão de obra especializados para a prestação de serviços técnicos tais como: conservação, revitalização das margens e desassoreamento dos leitos dos corpos hídricos. Os serviços incluem a retirada da vegetação aquática, do lixo flutuante e do depositado nas margens, e ainda de sedimentos que assoreiam o fundo dos leitos.

O programa visa ainda a evitar ocupações e construções irregulares nas margens dos rios e canais, coibir e reduzir o lançamento de lixo e de resíduos nas margens e nos leitos dos rios, reduzindo as causas de inundações e a proliferação de vetores.

Link: http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=840435

terça-feira, 20 de março de 2012

Nova Sede do LIMPA RIO será inaugurada no Lote XV em Belford Roxo.


Ótima noticia para os moradores do Lote XV e bairros vizinhos em Belford Roxo, breve será inaugurada a nova Sede do Programa Limpa Rio, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que irá investir este ano cerca de R$ 27 milhões em dragagens de rios e canais para prevenir incidentes provocados por transbordamento de cursos d’água.


A nova sede está sendo preparada para dar início as operações na Baixada e fica localizada na Avenida Presidente Kennedy bem no centro do Bairro Lote XV e a menos de 200 metros da Estação de Bombeamento do Polder do Outeiro e atuará em todos os Municípios da Baixada Fluminense segundo informações do Coordenador geral do Projeto Iguaçu Eng. Irinaldo Cabral durante a última reunião da Comissão Executiva de Controle Social do Projeto Iguaçu.



Deste total, R$ 19 milhões serão destinados a ações em sete municípios atingidos pelas chuvas de 2011, na Região Serrana, e nas seis cidades mais afetadas pelas enchentes dos rios Paraíba do Sul, Pomba e Muriaé, no início de 2012. Os R$ 8 milhões restantes serão investidos na Baixada Fluminense, em apoio ao projeto Iguaçu.

Serviços evitam construções irregulares

O Limpa Rio utiliza equipamentos próprios e alugados e conta com mão de obra especializada. Os serviços previnem a proliferação de vetores, evitam construções irregulares junto às margens e reduzem o lançamento de lixo.

Na Região Serrana, o Limpa Rio vem concentrando equipamentos e pessoal em Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto, Areal e Sumidouro.

– Estamos dragando os rios que foram assoreados pelas enchentes – disse o diretor de Recuperação do Inea, Iel Jordão.

O programa também vai atuar em Aperibé, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua e Cardoso Moreira. Segundo Jordão, o Limpa Rio destinará R$ 1 milhão para socorrer esses municípios, com prioridade para Cardoso Moreira, o mais prejudicado pelas chuvas.


Mais de 2 milhões de beneficiados

O programa Limpa Rio começou em 2008 e já investiu cerca de R$ 57 milhões e beneficiou 2,54 milhões de pessoas com atividades de manutenção preventiva em rios e canais de 70 municípios. Já foram dragados 381 corpos hídricos.

Equipamentos diferenciados

Ao contrário do projeto Iguaçu, cujas máquinas são próprias para desassorear grandes cursos de água, o Limpa Rio utiliza dragas menores, com capacidade para fazer o serviço em calha de rios de, no máximo, 15 metros de largura.

– Normalmente, usamos uma retroescavadeira e um caminhão para transporte do material retirado, exceto em áreas rurais, onde o descarte é feito nos arredores – disse o coordenador do programa, Carlos Ramos.

Parabéns Lote XV por mais essa conquista que muito contribuirá para dar mais qualidade e segurança a vida dos moradores do Lote XV e de toda a Baixada Fluminense.

http://blogdolotexv.blogspot.com.br/2012/03/nova-sede-do-limpa-rio-sera-inaugurada.html
http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=766408

sexta-feira, 9 de março de 2012

ESTADO INAUGURA ATERRO SANITÁRIO DE BELFORD ROXO.

Serão investidos R$ 48 milhões do PAC, do Governo Federal, no saneamento de Belford Roxo

Ao participar hoje (06/03) da inauguração do Centro de Tratamentos de Resíduos (CTR) Bob Ambiental, do Município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, afirmou que até o final deste ano serão erradicados lixões do entorno da Baía de Guanabara.

Na lista dos lixões a serem fechados estão o de Itaóca, em São Gonçalo, com encerramento previsto para a próxima semana, e o aterro controlado de Gramacho, em Duque de Caxias, que terá suas atividades definitivamente encerradas em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

Durante a solenidade, que contou com as presenças do vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, da presidente do Inea, Marilene Ramos, e do prefeito de Belford Roxo, Alcides Rolim, o secretário do Ambiente anunciou que serão investidos R$ 48 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, no saneamento de Belford Roxo.

Dentre as intervenções, previstas para começar em junho, estão a instalação de 8.000 ligações domiciliares e intradomiciliares do Centro de Belford Roxo. O objetivo é coletar este esgoto e levá-lo para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sarapuí. O tronco coletor que vai captar parte do esgoto do bairro Barro Vermelho, para ser levado à ETE Sarapuí, já está sendo construído, com investimento de cerca de R$ 2 milhões (dos R$ 48 milhões do PAC).

Para o secretário, os lixões representam a síntese do drama ambiental e social de país. “Drama ambiental porque o chorume tem uma demanda bioquímica de oxigênio (DBO) que suga todo o oxigênio da Baía de Guanabara, afetando a flora e a fauna do ecossistema, contaminando tudo. Drama social porque há mulheres e crianças catando no aterro controlado sem qualquer proteção. Vamos passar o cadeado em todos os lixões do estado, e os que ficam próximos à Baía de Guanabara serão fechados até o final deste ano. Além disso, vamos valorizar a figura do catador, que é quem prolonga a vida útil de um aterro. Vamos tratar de forma humana essas pessoas e apoiar as cooperativas de catadores e programas de coleta seletiva aqui em Belford Roxo”, afirmou Minc.

Na inauguração, o vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, ressaltou a importância do aterro sanitário para o município, que tem mais de 500 mil habitantes. “Ao dar um destino devido ao lixo, um aterro sanitário ajuda a atrair empresas e investimentos para cidade, como aconteceu em Piraí, quando fui prefeito e abri lá um aterro desses. Os lixões são uma chaga para a saúde do país”, enfatizou Pezão.

A presidente do Inea, Marilene Ramos, disse ter sido inaugurada hoje a primeira fase do Aterro Sanitário de Belford Roxo, com capacidade para receber até 1.500 toneladas de resíduos/dia. “A empresa já entrou com pedido de licenciamento para ampliar suas atividades, com usinas de triagem e de compostagem, unidade para captação do gás metano para ser transformado em energia. Esta será a segunda fase a ser implementada pela empresa. E temos ainda outro desafio: a remediação do lixão do bairro do Recanto, aqui em Belford Roxo”, afirmou.

A presidente do Inea disse ainda que o Governo do Estado conseguiu verba do PAC 2, de R$ 360 milhões, para realizar as obras de dragagem da segunda etapa do projeto Iguaçu nos rios Sarapuí, Botas e Iguaçu, a partir do segundo semestre. “No momento, estamos fazendo a canalização de 23 valões na região”, completou Marilene Ramos.

Com a inauguração do Aterro Sanitário Bob Ambiental, cerca de 30 dos 80 catadores do Lixão do Recanto de Babi serão aproveitados pela empresa operadora do aterro. O restante formou uma cooperativa para fazer a triagem do lixo recolhido pela prefeitura e encaminhá-lo ao novo aterro. Segundo o diretor-geral da Bob Ambiental, Fábio Andrade, o plano da empresa é ampliar o aterro, que tem capacidade para até 1,5 mil toneladas/dia.

Em relação ao antigo lixão, a Secretaria do Ambiente fará gradativamente a remediação do material ali depositado. O projeto consiste na drenagem e tratamento do chorume, que hoje contamina o lençol freático local e o Rio Botas, e no aproveitamento do gás metano como combustível. Ao fim do processo de encerramento do lixão, o local será coberto com argila e reflorestado, virando uma área de lazer.