sexta-feira, 29 de junho de 2012

Reunião com moradores do Jardim Leal discutiu Construção do Parque Inundável "Alberto de Oliveira".


Nesta quinta feira dia 28 de junho, os moradores dos bairros de Jardim Leal e adjacências participaram de mais uma reunião do Projeto Iguaçu/PAC2, onde desta vez o INEA (Instituto Estadual do Ambiente) apresentou um dos maiores empreendimentos de todo o Projeto o "PARQUE INUNDÁVEL ALBERTO DE OLIVEIRA", que terá, nada mais nada menos, que 10 Campos de Futebol Soçaite, 6 Campos de Futebol oficial, Quadras Poliesportivas, Academia de Ginástica, Área de Estar, Brinquedos infantis, Arborização planejada, Iluminação, Quadra de Vôlei de Praia, entre outros equipamentos sociais, também serão reativadas as Comportas e reavaliada por técnicos a questão do uso de Estação de Bombeamento na região como solicitaram as lideranças locais e moradores durante o encontro, pois o motivo principal da criação do parque é o de haver um espaço para "Reservatório Pulmão", onde as águas das chuvas possam ficar até que a maré do Rio Sarapuí baixe e o escoamento aconteça em caso de chuvas extremas e assim resguardando, não só a vida dos moradores da região, mas também evitando maiores transtornos e prejuízos a população.

O Engenheiro Irinaldo Cabral coordenador geral do Projeto Iguaçu, apresentou o projeto de intervenção de forma breve e resumida, mas para a aproximação com as lideranças da região e moradores que não têm participado do processo de acompanhamento e Controle Social do Projeto Iguaçu nesta fase inicial do PAC1, devido principalmente a não efetivação do CLA/4 do Rio Sarapuí que contempla os bairros Gramacho, Olavo Bilac, São Bento, Vila São José, Parque da Liberdade, Teixeira Mendes, Sarapuí, Vila Guairá, Copacabana, Laureano, Vila Fraternidade, Nova Jerusalém e Jardim Leal, que mesmo após alguns encontros realizados pelo INEA e pela Ong FASE/RIO em 2008 e 2009 com a comunidade não foi formado de fato.
Segundo o Sr. Gerson Mascarenhas e o Sr. Francisco Aguiar que fizeram parte do Comitê Gestor de acompanhamento de obras formado durante os Projeto Baixada Viva e Nova Baixada, representantes dos bairros Jardim Leal e Olavo Bilac respectivamente, aconteceram reuniões com a comunidade na época do início do Projeto Iguaçu na região e algumas bastantes tumultuadas, como a realizada no CIEP, devido as carências da região e a falta de oportunidade para se apresentar queixas e demandas e assim quando se sabe que haverá uma reunião com representantes do Estado ou da Prefeitura, a maioria quer reclamar e cobrar respostas e soluções para os problemas locais, entretanto houve um desinteresse e descrédito ao que se foi apresentado pelo estado, onde na visão da maioria iria ficar na "metade do caminho" como aconteceu nos casos do projetos anteriores e assim os encontros não prosseguiram.


Rogerio Gomes coordenador executivo do Fórum Regional de Acompanhamento e Controle Social do Projeto Iguaçu, cobrou ânimo ao grupo e o retorno das lideranças ao processo de acompanhamento das obras, não apenas em sua região, agora com o início das intervenções, mas também nas discussões ampliadas dos Comitês de Acompanhamento, da Comissão Executiva e do Fórum Regional para que possamos fortalecer o Grupo e o processo, apesar das experiências ruins do passado, Rogerio lembrou que vivemos hoje uma outra realidade política na Baixada Fluminense e no Brasil e precisamos nos unir e aproveitarmos as oportunidades que estão surgindo através do Projeto Iguaçu e dos outros projetos como o LIMPA RIO, PSAM e outros que farão a manutenção das obras prontas e atenderão também a outras demandas como o tratamento de esgoto e de resíduos sólidos, onde propôs a instalação de um ECOPONTO na região.
Irinaldo informou que em duas ou três semanas serão iniciadas as obras na região, sendo que alguns moradores presentes solicitaram uma alteração no projeto, principalmente o de localização de alguns Campos de Futebol, para que não prejudica-se ao campeonato em curso, e Eng.Irinaldo recebeu a solicitação e ficou de reavaliar a questão e em breve retornará a região para apresentar as alterações e todo o projeto de maneira mais aprofundada e fundamentada com a utilização de DataShow, o encontro aconteceu na casa do Sr. Alberto Torres na Rua Portugal esquina com a Rua Jotão no Bairro do Jardim Leal em Duque de Caxias. Participaram do Encontro o Eng.Jão Batista (INEA), Erika Cathermol (INEA) Coordenadora do trabalho Sócio Ambiental, Juana (INEA), Letícia e Juliana Ong Casa da Cultura (Controle Social) e Daniel Ferreira da Comissão Executiva entre Lideranças e moradores da região.

sábado, 23 de junho de 2012

2ª Reunião do INEA com moradores que serão Reassentados no Bairro Jardim Gláucia em Belford Roxo

Moradores que serão Reassentados nos Bairros Jardim Gláucia em Belford Roxo participaram na quinta feira dia 21 de junho de mais uma reunião realizada pelo INEA instituto Estadual do Ambiente, onde o assunto principal era o de prestar esclarecimentos, principalmente, as famílias residentes à Rua Chapolion que fica localizada às margens do Rio Sarapuí e que encontra-se em fase de cadastramento.

Aproximadamente 100 pessoas compareceram ao encontro que foi realizado na Igreja Assembléia de Deus "Que Mana Leite e Mel", localizada na Rua Pitolomeu nº 903 no mesmo bairro, onde o Pastor Paulo, responsável pelo local cedeu as instalações para a realização do encontro, por entender a seriedade do assunto a ser discutido e procurou dar a sua parcela de contribuição para a comunidade e foi auxiliado pelo Diácono Sr.Luíz Vanderlei que atendeu a todos com uma total simpatia e solidariedade. 

O Eng. Irinaldo Cabral, Coordenador Geral do Projeto Iguaçu, apresentou via Slide o projeto previsto para a região e que foi confeccionado pela COPPE/UFRJ, onde são apontadas as medidas necessárias para conter as inundações na região e principalmente gerar segurança e qualidade de vida, não só aos moradores que serão reassentados, mas também aos moradores que permanecerão na região que ficarão mais protegidas das fortes chuvas que sempre castigaram o bairro e que provocaram perdas incontáveis, Irinaldo apresentou as ações em andamento com a construção de 3 COMPORTAS e alguns PARQUE INUNDÁVEIS que serviram para receber as águas das chuvas até que a MARÉ do Rio Sarapuí baixe e as comportas abram e as águas escoam , o que não havia na região e agravava o problema. O INEA informou que o tempo previsto para termino do processo de reassentamento é de 6 à 8 meses e apontou o Condomínio ÂNDROMEDA do Programa Minha Casa Minha Vida em construção, no mesmo bairro para atender a demanda das famílias que optarem pelo apartamento em vez da indenização.
Lembramos que as famílias cadastradas terão ao seu dispor 3 MODALIDADES OPCIONAIS PARA SEREM REASSENTADAS são elas:

COMPRA ASSISTIDA: O imóvel é avaliado e a família indica outro imóvel, onde quiser, para que o INEA pague o valor ao vendedor e atenção, pois nesta modalidade, o governo do estado acrescenta até 40% para que a família possa adquirir um imóvel de melhor qualidade que o seu. *Informe-se com o Agente do INEA sobre os critérios de atendimento desta modalidade. 

INDENIZAÇÃO: O imóvel é avaliado, é feita a negociação e o Cadastrado recebe o valor em espécie. *Informe-se com o Agente do INEA sobre os critérios de atendimento desta modalidade. 

APARTAMENTO ou CASA: Apesar da Avaliação e do Valor orçado do seu imóvel, o Cadastrado opta por receber outro imóvel indicado para o Reassentamento pelo Estado (INEA),  onde não terá que arcar com nenhum tipo de reembolso. *Informe-se com o Agente do INEA sobre os critérios de atendimento desta modalidade. 


As famílias precisam ter muita atenção na escolha ao optar pela modalidade de Reassentamento, pois cada uma atende uma situação especifica e uma realidade, pois os imóveis cadastrados são de diferente tamanhos e qualidade, ou seja a realidade de uma família é diferente de outras, por isso é necessário um atendimento personalizado por parte do INEA e seus agentes, as famílias para que sejam tiradas todas as dúvidas e a família possa escolher a modalidade que oferecerá maiores benefício e melhor qualidade de vida. Os moradores apresentaram a suas dúvidas ao INEA e os Representantes do CLA - Comitê Local de Acompanhamento de Obras da região estiveram presentes dando suporte as famílias.

O INEA informou que a Ong DIALOG continuará executando o cadastramento das famílias e se você ainda não foi procurado não precisa de preocupação, pois em breve receberá a visita de um agente, quanto as famílias que pretendiam realizar obras em seus imóveis, é preferível não realiza-los neste momento, para que não percam o valor investido na melhoria da casa já que serão reassentados em breve, compareceram ao encontro Técnicos do INEA, Rogério Gomes Coordenador da Comissão Executiva do Controle Social e Paulo César também membro da Comissão Executiva e Representante do Comitê Local de Acompanhamento de Obras do Bairro do Jardim Gláucia e Redentor entre outras lideranças locais, finalizando Rogério pediu as famílias que não ouvissem boatos de rua e que procurassem os representantes do Comitê Local e do INEA para tirarem as suas dúvidas e se colocou a disposição para qualquer atendimento.

Em breve serão realizadas outras reuniões em outros pontos de Jardim Gláucia, Redentor e Bom Pastor, as famílias devem ficar atentas aos informes. EM CASO DE DÚVIDAS ENVIEM EMAIL PARA projetoiguacu.lotexv@gmail.com que entraremos em contato com você, gostariamos de frizar que o nosso Blog não recebe qualquer tipo de ajuda financeira, é de inteira responsabilidade do CLA/Lote XV e busca prestar serviço gratúito de informação a sociedade à respeito do trabalho de Controle Social realizado no Projeto Iguaçu ou outras obras que venha de encontro com a sustentabilidade de nosso município.

Obra do Minha Casa Minha Vida provoca Dúvidas e Frustrações aos Moradores de Santa Emília em Belford Roxo.

Quem passa de ônibus pela estrada do Xerém, não tem como não notar o grande Canteiro de Obras, que fica as margens da via no bairro do Vale das Mangueiras, próximo aos bairros Maringá, Roseiral, Wona e Santa Emília ambos aqui em Belford Roxo, e se trata de uma obras do Programa Minha Casa Minha Vida, onde serão construídos 3 Condomínios Residenciais Arezzo, Vicenza e Monza com 1464 unidades à serem disponibilizadas aos futuros moradores, que por sinal excluiu moradores de Áreas de Risco vizinhas da obra. 
O Blog do Lote XV esteve visitando o local das obras e conversando com moradores dos bairros do entorno do canteiro e as informações adquiridas não são favoráveis aos moradores, que reclamaram que não foram consultados ou informados sobre a construção do conjunto e que temem ter que dividir o que não têm como água, escola, transporte entre outros serviços públicos já escassos na região.



Rogerio Gomes da Comissão Executiva de Controle Social do Projeto Iguaçu preocupado com os Impactos Sociais e Ambientais na região, conversou com o Eng. Brandão, responsável pelo Canteiro de Obras que nôs informou, que não tem informações sobre o trabalho social com a comunidade, ele disse que apenas uma Comissão da Câmara de Vereadores, Representantes do INEA e da Prefeitura estiveram visitando o local, mas que desconhece se há ou não algum trabalho social sendo desenvolvido com os moradores da região e sendo assim fomos conferir com esses moradores.
Fomos ao Bairro Santa Emília que fica localizado as margens do Canal do Outeiro e colado as obras dos condomínios e constatamos a localização frágil com relação a margem de Risco de Inundação, pois com a terraplanagem de preparação do conjunto o bairro ficou muito abaixo da construção e vulnerável geograficamente. Conversamos com a Sr. Mileide Almeida e Mazilane ambas moradoras da Rua São Marcelino em Santa Emilia que informaram que além de terem sofrido com os prejuízos causados com as enchentes de 2009 e 2010, ficaram frustradas por não terem sido procuradas para cadastramento de aquisição de um imóvel no condomínio, já que a região onde mora continua carente de Saneamento Básico e Calçamento entre outras carências apontadas pelas moradoras, entramos em contato com a Prefeitura de Belford Roxo que não retornou resposta ao nosso email enviado.
Fonte Blog do Lote XV  http://blogdolotexv.blogspot.com  

domingo, 17 de junho de 2012

INEA anuncia novos e próximos investimentos e obras do Projeto Iguaçu/PAC2.


Irinaldo Cabral Coordenador Geral do Projeto Iguaçu, anunciou próximos passos das obras do projeto na Baixada, durante encontro com Representantes da Sociedade Civil integrantes da Comissão Executiva de Controle Social do Projeto Iguaçu que foi realizada no dia 14 de junho no Canteiro Central de Obras as margens da Rodovia Presidente Dutra em Belford Roxo e na ocasião a Comissão Executiva entregou um Documento contendo um Relatório de Demandas produzido pelos CLAs (Comitês Locais de Acompanhamento de Obras) que aponta além de pedidos de inclusões de obras nos bairros e municípios, o início e ou a finalização de obras previstas e que ficaram apenas no papel, segundo cobra a maioria dos representantes locais.
A Reunião da Comissão Executiva foi proposta, após o encontro de Lideranças dos municípios abrangidos pelo projeto que aconteceu na ABM Conselho de Entidades Populares em São João de Meriti, onde através de uma Rodada de Conversas entre as lideranças presentes observou-se a necessidade de se puxar uma reunião da Comissão Executiva para cobrar do INEA informações atualizadas sobre o andamento dos processos que envolvem o Projeto Iguaçu/PAC 2 1ªFase e 2ªFase, PAC 23Valões e PSAM e propor uma nova mobilização do Fórum Regional de Participação e Controle Social do Projeto Iguaçu para que possam ser repassadas as novas informações recebidas nesta ocasião, tendo sido proposto um Ciclo de novas reuniões dos Comitês Locais, onde Rogerio Gomes propôs que fosse realizada reuniões em todos os municípios abrangidos inclusive Nova Iguaçu, ao qual foi decido que serão iniciados a partir da próxima semana com uma reunião local com moradores que serão Reassentados na Região do Rio Sarapuí em Jd. Gláucia em Belford Roxo, após Pilar em Duque de Caxias e outros bairros Sub-Sequentes, cumprindo todo o roteiro de bairros e só após chamaríamos um Fórum Regional.
Irinaldo também informou que está em negociação com a ONG Bento Rubião para liberação de uma nova Área para Construção do Conjunto Habitacional de Nova Iguaçu para atender as Famílias Ribeirinhas da Região, já que a área prevista para construção no Cobrex FICOU INDISPONÍVEL, o local indicado seria as margens da Estrada de Madureira e encontra-se em negociação, continua a fase de cadastramento de famílias nos bairros Jd.Gláucia, Redentor e Jd.Bom Pastor em Belford Roxo, Avaliação e Negociação com as Famílias cadastradas no Pilar em Duque de Caxias, em breve terá início o Cadastramento das Famílias Ribeirinha do Dique da Kennedy no Bairro Vila Alzira próximo ao São Bento e Lote XV, informou sobre a Construção de uma Barragem no Rio Dna.Eugênia, falou da previsão de licitação para o Conjunto Barro Vermelho pra o 2º Semestre de 2012 e Trio de Ouro para daqui a 3 meses, informou a previsão de Construção de uma Estação de Bombeamento no Bairro do São Bento mais Escavação da Área de Polder para Inundação, Terreno previsto para Construção do Conjunto Habitacional em Duque de Caxias encontra-se em fase de negociação para liberação, finalizando a sua fala Irinaldo informou serão investidos 46 Milhões em Urbanização onde serão realizadas obras de desassoreamento do Rio Botas até a Rodovia Presidente Dutra, Construção do Polder do Pilar incluindo uma Cíclovia e Parque Fluviais e de Inundação com Campos de Futebol e Brinquedos, para impedir novas invasões na região, e o início das obras de Construção do CROSS PARQUE DA BAIXADA no Bairro Parque Amorim no Lote XV, após o encontro Paulo Cesar, Rogerio Gomes e o pessoal da Casa da Cultura foram ao Bairro Jardim Gláucia para encontrar um local para a realização da próxima reunião com moradores cadastrados na região.

Estiveram presentes na reunião o Engenheiro Irinaldo Cabral (INEA), Juana(INEA), Mariana (INEA), Letícia e Juliana (ONG CASA DA CULTURA), Valdenice (ABM), Sidney, Solange e Daniel (MUB), Zé Carlo (Câmara Municipal de Mesquita), Enock Alves(CLA/Rio Botas - B.Roxo), Paulo Cesar (CLA/Rio Sarapuí - Jd.Gláucia/Redentro - B.Roxo) e o Coordenador da Comissão executiva Rogerio Gomes que também representa o (CLA/Rio Iguaçu- Belford Roxo), Rogerio solicitou ao INEA que a resposta aos requerimentos feitos nas proposições do Relatório fosse disponibilizada pelo INEA de forma oficial através de Documento Timbrado e impresso, disponibilizado a cada representante desta comissão, para assim repassarem as sua entidades e grupos.    

terça-feira, 12 de junho de 2012

INEA realiza reunião com moradores que serão Reassentados nos Bairros Jd.Glaucia, Redentor e Bom Pastor em Belford Roxo.

Engenheiro Irinaldo Cabral Coordenador Projeto Iguaçu.
Nesta terça feira dia 12 de junho o Instituto Estadual do Ambiente INEA, realizou mais uma reunião para discutir e informar detalhes que envolvem o Reassentamento das Famílias ribeirinha do Rio Sarapuí nos Bairros Jardim Gláucia, Jardim Redentor e Jardim Bom Pastor ambos em Belford Roxo e que estão dentro da área demarcada pelo plano diretor produzido pela COPPE/UFRJ e que aponta as áreas com risco de inundações e que precisam ser liberadas para construção dos Parque Inundáveis para acumulação de Água da Chuva.
Rogerio Gomes Coordenador Executivo do Fórum Regional.
O Encontro foi realizado na Rua Léa Aranha na Igreja Presbiteriana e contou com as presenças do Coordenador Geral do Projeto Iguaçu engenheiro Irinaldo Cabral do INEA, da Coordenador do Trabalho Sócio-Ambiental a Sr. Erika Cathermol responsável pela parte habitacional do Projeto Iguaçu, o Fiscal de Obra o Engenheiro João Batista, membros da ONG Casa da Cultura que está realizando trabalho Controle Social de apoio, através de contrato emergencial, agentes da DIALOG que irão realizar o trabalho de Cadastramento das Famílias e representantes da Comissão Executiva de Acompanhamento das obras do Projeto Iguaçu (Sociedade Civíl) Rogerio Gomes (Coordenador Executivo), Paulo Cesar (Paulinho do Gláucia) e Daniel Ferreira do MUB e ConCidades e que buscaram discutir as informações de forma simples e direcionada com a população presente. 
Moradores da Região apresentaram suas dúvidas.
Salão da Igreja Presbiteriana ficou lotado por moradores. 

Como nos Bairros e Municípios ( Lote XV e Parque Amorim, Chatuba, Pilar, Bangú e outros) já atendidos pelo projeto no que tange ao reassentamento das famílias ribeirinha, lá também houveram muitas dúvidas e questionamentos, isso provavelmente devido a falta de informações e também provocados por boatos de rua, como nos outros bairros, e pouco pode ser debatido, entretanto houveram avanços pois ficou combinado que apartir da próxima terça feira dia 19 de junho o INEA estará atendendo todas as Terças e Quintas feiras das 9:00h às 12:00h na mesma Igreja as famílias para atendimento particular onde serão tiradas dúvidas individualmente e de maneira personalizada, o que em outros bairros foi requerido pelos representantes locais com a finalidade de facilitar o acesso das famílias ao INEA sem ter que se deslocar até o centro do Rio como aconteceu com as famílias atendidas anteriormente e que devido as dificuldades de locomoção ficavam sem acompanhar o seus processos em andamento.
A população precisa entender que os Representantes da população no Projeto Iguaçu estão acompanhando o processo desde 2009, independente desses moradores conhecerem ou terem tido contato com estes representantes antes deste momento não quer dizer que não estão acompanhando ou que o 'Estado faz o que quer", como é o caso do companheiro Paulo Cezar (Paulinho do Gláucia) que é membro ativo e presente desde o início e sempre prezou pelos interesses de sua região em todas as reuniões e encontro realizados que acontecem em vários municípios da Baixada e caso hajam dúvidas podem entrar em contato que com certeza ele estará a disposição para atende-los, agora pedimos muita atenção e cuidados com os "oportunistas de plantão", que em nada podem ajudar ou fizeram parte do acompanhamento do Projeto e obras do PAC1 e agora PAC2,  realizado pelas lideranças locais até o dia de hoje.
Na próxima quinta feira dia 15 de junho a Comissão Executiva de Acompanhamento das Obras estará se reunindo com a Coordenação do INEA para entregar um Relatório contendo várias Demandas apontadas pelos representantes dos CLAs e que descrevem inúmeros questionamentos e pedidos de incorporação de obras ainda não executadas pelo estado e que apontam como primordiais para seus bairros.      

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Comissão Executiva do Fórum de Acompanhamento do Projeto Iguaçu/PAC se reúnem hoje na ABM em São João de Meriti.

Lideranças dos municípios da Baixada Fluminense integrantes da Comissão Executiva do Fórum Regional de Participação e Controle Social do Projeto Iguaçu, promovem hoje na ABM em São João de Meriti, um encontro para discutir as novas estratégias e ações no tocante ao acompanhamento das obras do PAC1, PAC 23 Valões e próximas etapas do Projeto Iguaçu PAC2 (1ªFase) onde estarão sistematizando as informações para produção de relatório que será posteriormente entregue ao INEA em reunião à ser agendada durante o encontro de hoje e que buscarão, junto a equipe do Governo do Estado a solução para inúmeras demandas locais apontadas pelos representantes da sociedade civil integrantes do CLAs.

Entre estas demandas podemos apontar algumas reincidentes pelos lideres como a retomada das obras do Conjunto Habitacional Trío de Ouro (S.J.Meriti), Conjunto Barro Vermelho (B.Roxo), finalização das obras do Conjunto Roldão Gonçalves (Mesquita), início do Conjunto Cobrex (N.Iguaçu), o Macaqueamento da Ponte França Leite na Chatuba, a Recuperação da Estrada Manoel de Sá no Bairro Vale do Ipê e de outras vias danificadas pela intensa circulação de Caminhões do Consórcio Rios da Baixada durante o transporte dos Resíduos até os "Bota Foras", atendimentos de Demandas pontuais concernentes ao Reassentamento da Famílias Ribeirinhas Cadastradas e estarão também enviando algumas propostas de obras para incorporação ao projeto do PAC2 que visam contribuir para a potencialização dos resultados das obras nos bairros atendidos.

Lembrando que em breve estaremos realizando um encontro na região do Jardim Glaúcia e Redentor ambos em Belford Roxo juntamente a Equipe do INEA e da COPPE/UFRJ e principalmente com a presença do Dr. Paulo Canedo, para sanar algumas dúvidas dos moradores da região que está com obras em andamento do Projeto PAC 23Valões que inclui a construção de 3 estruturas de Comportas no Rio Sarapuí e Reassentamento de aproximadamente 750 famílias da região. Lembrando que a reunião anterior, onde pessoas "não integrantes" da Comissão Executiva do Projeto Iguaçu conduziram os debates, NÃO POSSUIU CARÁTER OFICIAL devido a ausência da Coordenação Executiva, do INEA e da COPPE/UFRJ, os moradores favor desconsiderar qualquer informação dada por pessoa não integrante do processo e que tenha interesses políticos e que queiram, de alguma forma se beneficiar da situação atual do bairro em virtude das ações do PAC na região. Rogerio Gomes Coordenador Executivo de Controle Social do Projeto Iguaçu (Sociedade Civil)        

Parque Estadual da Guanabara é lançado durante Encontro de Negócios em Duque de Caxias.


9º Encontro de Negócios mobilizou empreendedores, empresários, investidores e autoridades municipais de toda a Baixada Fluminense, durante os 3 dias do evento e que terminou nesta sexta feira 31/05 fechando com "chave de ouro", após a apresentação do Prefeito Zito que lançou o projeto "Parque Municipal de Duque de Caxias e Parque Estadual da Guanabara".


O arquiteto Paulo Sergio Niemeyer, neto de Oscar Niemeyer, já havia estado na quarta-feira, 22 de março, em Duque de Caxias, reunido com o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Maia, e apresentou o projeto sobre a criação do Parque Estadual da Guanabara. A reunião, que aconteceu no gabinete do prefeito José Camilo Zito, contou também com as presenças dos arquitetos Gustavo Monteiro e Paulo Niemeyer.

O projeto apresentado ontem no Teatro do SESI em Duque de Caxias, mostra a criação de um parque com equipamentos públicos, museus, centros esportivos, locais para educação ambiental, ciclovias e praças, com vias próprias e independentes da rodovia Washington Luiz, um Autódromo e um Estádio para competições esportivas. A área, localizada às margens da Baía de Guanabara, começa na altura da linha vermelha e termina na divisa com Magé.

“Duque de Caxias vai deixar de ser uma cidade de fundo da Baía para se tornar uma cidade de frente para a Baía, com vista para o Cristo Redentor e para as montanhas. A cidade terá uma área nobre e isso só traz crescimento para o município e para o estado. Pra isso, precisamos do apoio dos poderes municipal e estadual”, destacou o arquiteto Paulo Niemeyer, durante a reunião.

“O prefeito Zito apoia este projeto. Já era desejo dele que essa área fosse protegida, e o parque, além de valorizar a nossa cidade e de ser uma opção de lazer para os duquecaxienses, é uma forma de preservação do meio ambiente”, ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente Samuel Maia. Com a criação do Parque Estadual da Guanabara, as áreas de mangue, de várzea e o aterro do Jardim Gramacho serão transformados em áreas de visitação. 


O projeto é grandioso e precisará de um grande investimento financeiro para que possa, de fato, sair do papel, entretanto verifico que será necessário, principalmente um discussão aprofundada do assunto e com a presença da sociedade civil organizada para que possam ser respeitados os interesses da população e gerem benefícios em vez de transtornos e precisará trabalhar integrado aos projetos em andamento na Baixada como é o caso do Projeto Iguaçu e o PSAM que tem investimentos em torno dos 1,5Bilhões oriundos do PAC e do BIRD, comentou Rogerio Gomes Coordenador Executivo do Fórum Regional de Controle Social do Projeto Iguaçu durante conversa informal com Paulo Niemeyer e Samuel Maia.