sexta-feira, 21 de setembro de 2012

ESTADO VAI REASSENTAR MAIS 2,5 MIL FAMÍLIAS QUE VIVEM EM ÁREA DE RISCO.

Segunda fase do Projeto Iguaçu também prevê construção de 20 quilômetros de diques no Rio Sarapuí
O secretário do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, apresentaram nesta quarta-feira (19/9), em audiência pública realizada em Duque de Caxias, a segunda fase do Projeto Iguaçu, que está promovendo, através de um amplo conjunto de intervenções, o controle de inundações e a recuperação ambiental das bacias dos rios Iguaçu, Sarapuí e Botas, na Baixada Fluminense. 

Entre as ações do projeto está o reassentamento de 2,5 mil famílias que vivem em áreas de risco de inundação nas margens dos rios. A segunda fase também prevê construção de 20 quilômetros de diques no Rio Sarapuí, a construção de cinco pontes em Belford Roxo e Duque de Caxias.

Em Duque de Caxias, no Rio Iguaçu, estão previstas a recuperação do pôlder São Bento, a dragagem de cinco valões, com retirada de 20 mil metros cúbicos de sedimentos, e de um canal auxiliar do rio, além de implantação de três parques fluviais. No Rio Sarapuí, haverá dragagem de 1,5 milhões de metros cúbicos de sedimentos e recuperação de 4,6 quilômetros de mata ciliar. No pôlder Alberto de Oliveira, haverá recuperação de 200 mil metros quadrados do reservatório pulmão, construção de canal de cintura e via marginal e construção de nove campos de futebol.

Em Mesquita, está prevista a construção da barragem D.Eugênia, com 23 metros de altura e 102 metros de extensão, que amortecer as cheias no centro da cidade. Em Belford Roxo, o estado vai construir dois parques urbanos e três parques fluviais na área do pôlder Jardim Gláucia-Redentor e dragar 37 mil metros cúbicos em sete valões.

Iniciado em 2007, o Projeto Iguaçu já reassentou cerca de três mil famílias, além de dragar 56 quilômetros de rios, com retirada de 5 milhões de metros cúbicos de sedimentos, lixo e pneus. Foram construídos 10 quilômetros de ciclovias, 12,5 quilômetros de vias marginais, três pontes e oito parques fluviais, além de estação de bombeamento e estruturas de comportas.
Fonte: Governo do Estado RJ.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Obras do PROJETO IGUAÇU PAC2 serão alvo da discussão durante a Audiência Pública em Duque de Caxias nesta quarta feira 19/9.

Após muita discussão, reuniões, enchentes e intervenções nos municípios da Baixada desde o início das obras do Projeto Iguaçu em 2009, e após o projeto avançar e realizar obras nunca antes executadas na baixada, chegou a hora de avançar mais ainda e isso será discutido durante a Audiência Pública do Projeto Iguaçu PAC2 que acontecerá nesta próxima quarta feira dia 19/9 em Duque de Caxias.
As lideranças estão mobilizadas e estarão, principalmente representadas na mesa de discussão, onde um membro da Comissão Executiva marcará presença, participarão também da Mesa o Secretário Estadual do Ambiente Carlos Minc e a Presidenta do INEA Marilene Ramos, afora prefeitos e técnicos da COPPE/UFRJ, o evento é aberto a toda a população. Amanhã a Comissão Executiva de acompanhamento do Projeto Iguaçu estará se reunindo no Canteiro Central de obras para definir os últimos detalhes do evento. 
é importante não só a presença da população, mas principalmente atenção as discussões, AFINAL SÃO 352 MILHÕES em investimentos na Baixada, pois prevemos a presença e intervenção de oportunista políticos de plantão, que nunca participaram ou acompanharam o projeto e obras, mas que tentaram aparecer, CIDADÃOS FIQUEM MUITO BEM ATENTOS!

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Lideranças da Baixada discutem PAC2 com Presidenta do INEA no Rio.

Aconteceu nesta quinta feira dia 13 de setembro mais um encontro da Comissão Executiva de Acompanhamento de Obras do Projeto Iguaçu/PAC, onde desta vez a reunião contou com as presenças da Presidenta do INEA Marilene Ramos e o Coordenador Geral do Projeto Iguaçu Eng. Irinaldo Cabral, onde foram discutidas as próximas etapas do projeto e do PAC2 para os municípios da Baixada Fluminense, onde terá verba prevista de 352 MILHÕES de reais (já depositado na Caixa Econômica Federal)) em investimentos em prevenção de enchentes.
Marilene apontou avanços e dificuldades do projeto, e entre eles o mais criticado pelas lideranças foi a falta de participação das prefeituras no acompanhamento e participação durante o projeto e obras, que já passam de 400MILHÕES em investimento e 4 anos de obras.
Segundo as lideranças, apesar da fraca participação de gestores municipais, agora em meio as eleições, vários padrinhos das obras tem aparecido por ai, e oportunistas de plantão, entretanto o processo continua em pleno andamento para a 1ª fase do PAC2 e previsões de mais de 460MILHÕES de Reais em obras para a 2ª fase do PAC2, totalizando mais de 1,300 BILHÕES em obras um recorde em investimento públicos na Baixada Fluminense. Lembrando que já está destinada a verba de 46 Milhões de Reais para a construção do Cross Parque da Baixada no Bairro Parque Amorim em Belford Roxo e o parque de orla à ser construído no Pilar em Duque de Caxias.

Na próxima quarta feira dia 19/9 será realizada no Auditório do SESI em Duque de Caxias uma Audiência Pública para apresentar e discutir as obras do PAC2.

Por: Rogerio Gomes
Blog do CAO/LOTE XV - Projeto Iguaçu

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Apesar das Eleições: Obras e Reuniões do Projeto Iguaçu não param...

Estação de Bombas "Alvo de Oportunistas nas Eleições".

Pedimos desculpas a todos, mas devido aos trabalhos que envolvem o pleito eleitoral, estamos sem tempo para atualizara as informações sobre os andamentos das obras e atividades diversas concernentes ao acompanhamento das obras nos bairros e municípios, mas aproveitaremos este, período de almoço e intervalo para repassar algumas informações.
Comissão se Reunirá quinta 13/9 com Presidente do INEA.
1º que as obras estão avançando nos bairros Jardim Gláucia, Redentor, Bom Pastor e Santa Tereza, ambas em Belford Roxo, obras estas do PAC 23 Valões.
2° as lideranças e representantes, solicitou ao Inea respostas quanto ao Relatório de Demandas Locais, entregue em Junho, e que constam várias perguntas e questionamentos sobre situações diversas em seus bairros, e que o Inea entregou e será discutido pelos CLAs.
3º Quanto as obras do PAC 2 (Licitações, Cronogramas de obras e Intervenções).
 4º Quanto ao Início do PSAM, Programa de Saneamento Ambiental do Estado com verba destinada para a Baixada de 400MILHÕES, entre outras atividades em andamento como a Remoção das Famílias das Áreas de Risco de Inundação de forma ordenada e legal e cadastramentos de novas famílias em outras áreas previstas como Bairro São Bento em Duque de Caxias. Lembrando que a Licitação do PAC 2 ainda não saiu e que alguns CLAs tem realizado suas reuniões locais e se mobilizado enquanto aguardam início das obras.  

A reunião da Comissão Executiva inicialmente prevista para 04 de setembro, foi adiada, a pedido de alguns membros da comissão. A nova data prevista era 12 de setembro, no entanto, devido a importância da pauta de discussão - PAC II -, o coordenador do Projeto Iguaçu Irinaldo Cabral marcou a reunião com a presença da Presidente do INEA, Marilene Ramos, para 13 de setembro, quinta-feira, 10 horas, na sede do INEA, Centro da Cidade.

Na ocasião, será apresentada a proposta do PAC II para as considerações dos membros da comissão, antecedendo a Audiência Pública do projeto, a ser realizada dia 19 de setembro, em Duque de Caxias. Lembramos que participam da reunião, apenas os membros da Comissão Executiva. 

Lideranças se reúnem esta semana para discutir PAC1 e 2.
Pedimos com todo o Respeito e Dedicação, empregados a este trabalho voluntário de acompanhamento das obras do PAC 1 e agora PAC 2, que realizamos à quase 4 anos, buscando respostas para resolver questões locais de nossas regiões, e que à anos não tínhamos respostas  e conseguimos avançar em algumas regiões, por isso pedimos a todos os moradores da Baixada Fluminense,  que lerem esta matéria que reflitam muito bem sobre o seu voto e de sua família, e busquem, de preferencia dar atenção as informações passadas pelas lideranças locais e que lutam por melhorias em suas regiões para escolher certo, não indicaremos aqui voto para nenhum candidato específico, apesar de termos também a nossa escolha e posicionamento, entretanto como o blog alcança todos sem distinção de local, pedimos sim que sejam escolhidos como opção de votos, pessoas que tenha compromissões reais com a sua região e que tenham uma REPUTAÇÃO, TRABALHO, COMPROMISSOS REAIS COM O MOVIMENTO SOCIAL E A POPULAÇÃO, E FICHA LIMPA, ou então você poderá ser um causador do atraso em sua região, PENSE NISSO E TOME A DECISÃO CORRETA. MUITO CUIDADO COM OS OPORTUNISTAS!