quarta-feira, 1 de maio de 2013

Baixada Fluminense apresentará Presidente do Consórcio que vai gerenciar os Resíduos Sólidos de 6 municípios no próximo dia 10/05 em Mesquita.



Carroceiros e Cooperativas de Catadores serão cadastrados para participarem do projeto nos municípios e
assim evita-se o despejo irregular. Foto Ilustrativa.
Sabe aquele entulho que muita gente descarta de forma irregular nas calçadas e ruas e com maior gravidade, nos leitos ou até dentro dos Rios e Canais da Cidade e que têm contribuído de forma considerável para o aumento na frequência das enchentes levando os governos a investirem cifras incalculáveis de dinheiro público em obras, mas sem obterem resultados satisfatórios, pois é, o Governo do Estado lançará na próxima sexta feira dia 10/5, o seu maior aliado na busca por dar destino sustentável e ecologicamente correto ao problema.
 
Reunião dos Prefeitos e Secretários com Minc e Marilene Ramos na SEA.
A Presidenta do INEA Instituto Estadual do Ambiente Marilene Ramos e os Prefeitos de seis municípios da Baixada Fluminense, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Nilópolis, São João de Meriti e Mesquita participarão, na sexta-feira (10/05), da Assembléia Estatuinte de formação do Consórcio Público de Gestão dos Resíduos Sólidos da Baixada Fluminense. A solenidade acontecerá na Prefeitura Municipal de Mesquita, na Baixada Fluminense e estarão presentes os Prefeitos da Baixada (Alexandre Cardoso, Nelson Bornier, Dennis Dauttmam, Sandro Matos, Alessandro Calazans, Gelsinho Guerreiro.

Entulho será retirado das ruas e enviados aos Ecopontos.
O Projeto Entulho Limpo Baixada (ELB) é coordenado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), com investimento de 28 milhões do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam).
Segundo o secretário do Ambiente, Carlos Minc, essa iniciativa é a prova de como o Estado e as prefeituras avançaram em conjunto e estão fazendo sua parte: “Muitos problemas hoje são resolvidos pelos municípios, como no caso dos licenciamentos. Essa união transforma problema em solução e resíduo em material reciclado, o que vai aliviar o orçamento dessas prefeituras”.

107 Ecopontos serão instalados no municípios onde receberão o entulho.
A estimativa é de que diariamente sejam produzidas 3.500 toneladas de resíduos de construção civil na Baixada Fluminense, volume superior ao da geração diária de lixo domiciliar. O objetivo do consórcio é fazer com que este material seja depositado em 107 ecopontos para a captação do entulho descartado por pequenos geradores. Cerca de 3 milhões de moradores dos seis municípios serão beneficiados com a iniciativa.

O projeto começou a ser elaborado em 2010, por demanda dos municípios durante a execução do Projeto Iguaçu, que visa ao desassoreamento de rios da região e a recomposição urbanística de suas margens. Este projeto será importante para o cumprimento da Politica Nacional de Resíduos Sólidos que prevê a gestão dos resíduos de maneira associada e sustentável entre os municípios.
Material será separado e industrializado nas ATTs(Áreas de
Transbordo e Triagem) Foto Ilustrativa.
Com a criação do Plano de Resíduos Sólidos na Baixada Fluminense, o entulho decorrente da construção civil não será mais despejado próximo a córregos, margens de rios, nascentes ou em outros locais impróprios. Além de facilitar o descarte correto do material, o plano tem como objetivo disciplinar agentes, promover a redução da produção de resíduos em obras públicas, incentivar a reciclagem e o reaproveitamento do entulho.

Depois de moído, o entulho será utilizado para a fabricação de placas e
blocos que serão utilizados em novas obras das prefeituras. Foto ilustrativa.
Na próxima semana o Grupo Executivo de formação do Consórcio estará reunido na Prefeitura de Mesquita, para a leitura e discussão final do Estatuto do Consórcio Público, onde foram convocados os Secretários Municipais de Meio Ambiente e Procuradores dos seis municípios envolvidos, já para a cerimônia de lançamento do consórcio foram também convidados secretarias que tenha correlação com o Projeto e órgãos de comunicação dos municípios.
Fonte: Belford Roxo Notícias Online/Governo do Estado RJ