Salientado que o documento tem 298 páginas.
Nessas áreas só deverão ser permitidos tipos de usos do solo que não introduzam perdas hidráulicas excessivas ao escoamento, e que possam ser inundáveis temporariamente sem trazer transtornos para a população. Podem ser citados como tipos de usos recomendáveis para essas áreas, a construção de parques, praças e quadras de esporte, ciclovias, campos de futebol, etc, cujos prejuízos causados pelas enchentes sejam apenas a interrupção temporária das atividades de lazer e eventuais despesas com limpeza e recuperação dos equipamentos, após a descida das águas.
Pag. 171: Em alguns locais ainda desocupados ou em processo inicial de ocupação, em que esteja.prevista a execução de obras, caberá às prefeituras impedir novas ocupações, sob pena de inviabilizar as intervenções propostas.
Capa do Plano Diretor do Projeto Iguaçu. Fonte: Governo do Estado RJ/COPPE/UFRJ |
O Comitê de Acompanhamento do Projeto Iguaçu, que tem-se mostrado um fórum qualificado na discussão de soluções para o controle de inundações na região, poderá vir a ser, com sua continuidade, um instrumento de acompanhamento e fiscalização das medidas indicadas pelo Plano.
O Programa Reconstrução Rio acumulou ao longo de sua execução uma rica experiência em reassentamento populacional com participação da sociedade civil organizada e das comunidades atingidas. Essa experiência deverá também ser incorporada neste programa de reassentamento.
Pag. 174: Para essas áreas, apresentadas como Áreas para Reassentamento, foram previstas e orçadas as ações de desapropriação e preparo do terreno, em grande parte envolvendo aterros em cotas seguras, pois são áreas parcialmente sujeitas a inundações. A extensão dessas áreas considera, além da área efetiva ocupada pelas casas, uma área reservada aos arruamentos e outros usos eventuais (praças, áreas de lazer, escolas, comércio, etc.).
![]() |
Mapa com a divisão da área de abrangência de cada CAO Comités Locais de Acompanhamento do Projeto Iguaçu/ PAC 1 formado em 2009 pelo INEA. |
Este trabalho de mobilização deverá ser mantido ao longo dos 3 (três) períodos do programa, com encontros periódicos, de acordo com a implantação dos projetos específicos. O Comitê de Acompanhamento do Projeto Iguaçu deverá ser o núcleo de mobilização do programa.
De maneira geral, os principais prejuízo provocados por uma inundação são os seguintes:
Mas pra frente estaremos abordando mais o assunto.
Por: Rogerio Gomes/ Blog do Lote XV
Fonte: Plano Diretor de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios Iguaçu, Botas e Sarapuí (Inea/COPPE/UFRJ/Laboratório de Hidrologia
#projetoiguaçu #coppe #inea