ESTAÇÃO DE BOMBEAMENTO E “CROSS PARQUE” REVIGORAM A BAIXADA QUE TERÁ REDUÇÃO DE ENCHENTES


A Baixada Fluminense começa a se livrar de um preocupante problema que se agravava a cada verão: as enchentes.
27/12/2010

O Governo do Estado entregou nesta segunda-feira (27/12) uma estação de bombeamento que vai reduzir significativamente as cheias na região, sobretudo nos municípios de Belford Roxo e Duque de Caxias. A população teve ainda outro motivo para comemorar. Numa grande área bastante povoada, que enchia de água e alagava casas em dias de muita chuva, será o Cross Parque da Baixada Fluminense, grandioso projeto que consiste na construção de um complexo esportivo de MotoCross, com padrão internacional.

O conjunto de ações do PAC I da Baixada, realizadas pelo Secretaria de Estado do Ambiente, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), foi entregue pelo governador Sérgio Cabral e a secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos. Eles anunciaram ainda que recursos de R$ 400 milhões para a execução, agora do PAC II, já estão garantidos pelo Ministério das Cidades e pelo Governo do Estado. As obras já têm data para começar: no 2º semestre de 2011 e fazem parte do projeto de controle de inundações e recuperação ambiental das bacias dos Rios Botas, Sarapuí e Iguaçu.

As intervenções beneficiam mais de 2 milhões de pessoas

O governador Sérgio Cabral destacou que as obras do Projeto Iguaçu atendem a uma antiga reivindicação dos moradores da Baixada Fluminense. “O problema das enchentes na Baixada Fluminense é grave. Nós não resolvemos 100% do problema em toda a extensão dos rios da região, mas avançamos muito: já retiramos mais de 20 mil pneus e mais de 2 mil carcaças de automóveis já foram retirados dos Rios Botas, Iguaçu e Sarapuí. Mas ainda há muito por fazer e que será viabilizado através do PAC II, que dará continuidade à dragagem desses corpos hídricos e reassentamento de milhares de famílias ribeirinhas”, explicou Cabral.

Na mesma cerimônia, o governador e a secretária lançaram o projeto “Cross Parque da Baixada Fluminense”, um complexo esportivo de MotoCross, com padrão internacional. O empreendimento será construído na região do Lote XV em Belford Roxo, área mais castigada pelas fortes inundações e onde foi construída a estação de bombeamento. O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) fez obras de rebaixamento nesse trecho, o que contribuiu para a redução do risco de enchentes no local.

De acordo com a secretária Marilene Ramos, a estação de bombeamento vai beneficiar, sobretudo, os moradores dos bairros Lote XV, Parque Amorim e Vale do Ipê, em Belford Roxo e, Pilar, em Duque de Caxias.

“Nós estamos encerrando a primeira fase do Projeto Iguaçu, através do qual já retiramos mais de quatro milhões de metros cúbicos de lama e lixo e retiramos 1.500 famílias das margens dos rios. E agora, no segundo semestre de 2011, vamos iniciar a segunda etapa do Projeto Iguaçu, que incluirá o controle de cheias na região do bairro de São Bento, em Caxias, dragagem do Rio Iguaçu e no Rio Sarapuí, no trecho de Caxias, a jusante à Avenida Presidente Kennedy além do reassentamento de milhares de famílias que vivem às margens dos rios”, anunciou Marilene Ramos.

A nova estação, que contará com cinco bombas importadas da Suécia, terá a função de retirar o excesso de água da área-pulmão do canal do Outeiro, extravasando para o Rio Iguaçu, de modo a aumentar a velocidade de escoamento das águas.

Além da estação de bombeamento, foram entregues obras emergenciais do PAC do Projeto Iguaçu entre elas, três pontes no canal de Outeiro; a dragagem de 10 km do Rio Iguaçu e as obras de recuperação do polder do Pilar, que praticamente submergiu com as chuvas do verão passado.

A Estação de bombeamento foi instalada na margem do Rio Iguaçu, no Lote XV. Uma das razões para o Governo do Estado importar as cinco bombas da Suécia, para compor a estação, foi a capacidade dos equipamentos de fazer a sucção mesmo em locais com elevada presença de lixo e detritos.

O Projeto Iguaçu também desenvolve obras de dragagem dos rios Iguaçu, Sarapuí e Botas e seus afluentes, reassentamento de milhares de famílias ribeirinhas, com a construção de conjuntos habitações, além da recuperação de polderes – conjunto de comportas e diques.

O projeto Iguaçu abrange os municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Nilópolis, Mesquita, Nova Iguaçu e os bairros de Bangu e Senador Camará, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Complexo Esportivo de MotoCross

O complexo esportivo, de um milhão de metros quadrados, será formado por oito pistas integradas por um paddock estruturado único para a realização de provas moticiclísticas de Motocross, Supercross, Velocross Enduro Indoor e Cross Country além de provas ciclísticas de BMX, ciclismo de estrada, Mountain Bike e Cross Country Olímpico.

As pistas serão construídas somente com movimentação de terras o que não vai alterar a sua função de área coletora de água durante fortes chuvas. Quando da realização dos eventos, serão montadas as estruturas de arquibancadas, camarotes e praças da alimentação.

O complexo também vai abranger posto médico, sala de imprensa, sala de secretaria de prova, paddock Office, salas para instalação da Fecierj (Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro) e da Femerj (Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro), almoxarifado, vestiários e banheiros, salas de ginástica e alojamentos para atletas em fase de preparação para as competições.

O projeto foi desenvolvido de forma a permitir a realização simultânea de eventos nas diversas pistas, a exemplo do que ocorre em Daytona, como o Bike Week, evento que consiste na realização de competições motociclísticas e ciclísticas ao mesmo tempo.

Reportagem fonte link: http://emeioambiente.com.br/estacao-de-bombeamento-e-%E2%80%9Ccross-parque%E2%80%9D-revigoram-a-baixada-que-tera-reducao-de-enchentes

Rogerio Gomes - Controle Social Projeto Iguaçu/PAC

Ex-coordenador Geral da Comissão Executiva do Fórum Regional de Controle Social do Projeto Iguaçu/PAC e Representante do CAO/LOTE XV - Comitê de Acompanhamento e Fiscalização das Obras do Projeto Iguaçu na Região do Rio Iguaçu - Bairro Lote XV - Belford Roxo - RJ - BRASIL

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem