sábado, 7 de abril de 2012

Jardim Glaucia e Redentor recebem Visita Técnica do INEA e da Comissão Executiva de Acompanhamento do Projeto Iguaçu/PAC 2.

A SEA (Secretaria Estadual do Ambiente RJ) realizou na última quarta feira dia 4 de abril de 2012, através do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) mais uma Visita Técnica as obras do PAC que visam principalmente o Controle de Inundações na Baixada Fluminense, depois das vistorias realizadas no município de Duque de Caxias, Mesquita e Nilópolis agora foi a vez de Belford Roxo, onde a comitiva composta por Técnicos do INEA e da COPPE/UFRJ e membros da C.E (Comissão Executiva de Controle Social do Projeto Iguaçu) percorreram as obras em andamento do projeto PAC 23 VALÕES, que contemplará 23 Rios e Canais que não estavam previstos no escopo principal do PROJETO IGUAÇU, mas que foram incorporados, graças as insistentes cobranças dos representantes dos CLAs(Comitês Locais de Acompanhamento) que apresentaram as demandas ao longo do processo com a finalidade principal de agregar uma maior sustentabilidade,maiores resultados e benefícios a toda população atingida.

A Vistoria percorreu os bairros Jardim Glaucia, Jardim Redentor, Santa Teresa, trechos do Parque São José em Belford Roxo e Pantanal em Duque de Caxias, foram averiguados pontos estratégicos das intervenções que poderiam comprometer todo o trabalho e entre estes ajustes estão:

• Canal Alexandre Magno – Reavaliação para que possam ser realizadas Intervenções mais qualificadas no canal que hoje está quase todo subterrâneo e na época de chuvas não comporta o volume da água e transborda inundando as Casas e ruas do Bairro.

• Remanejamento de Travessias sobre o Canal da Rua Moema com Rua Elisabete Fagueti para gerar uma melhor drenagem do Bairro.

• Intervenções adequadas nos Canais São Bento, Olavo Batista, Distinção, Redentor, Santa Teresa e Furnas, tomar providências quanto as construções irregulares em andamento nas margens dos mesmos.

• Averiguar junto a Construtora do Condomínio Pádua do PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA, em andamento no Bairro Vila Santa Teresa em Belford Roxo com Bairro Pantanal em Duque de Caxias a provável Canalização do Canal Gaspar Ventura onde a Comitiva pode constatar a presença de Alguns Pré-Moldados que possivelmente serão utilizados na obra, a C.E solicitou a intervenção do INEA para tomar as providências cabíveis quanto ao impasse e questionou a execução da obra que poderá prejudicar o escoamento das águas e comprometer a drenagem dos bairros a montante da região.

Segundo o Coordenador Geral do Projeto Iguaçu o Engenheiro Irinaldo Cabral do INEA, o Consócio Rios da Baixada está escavando o Polder do Jardim Glaucia e Redentor e rebaixando em 1,30m o solo da região que terá a finalidade principal de acumular as águas em períodos de fortes chuvas, onde será futuramente construído um “gigantesco” Parque Inundável, assim como o projeto do Bairro Parque Amorim e Lote XV, que fornecerá lazer de qualidade a toda a população em épocas de secas devido as Praças, Quadras Esportivas, Brinquedos, Campos de Futebol e Ciclovia que serão construídos no local e que impedirão a invasão e construção de casas na região, o que poderia comprometer todo o projeto, também está sendo construída uma das três Comportas previstas para a região contendo quatro válvulas cada uma que terá a função principal de controlar a vazão da água durante a Maré Alta do Rio Sarapuí e gerando mais segurança a toda a população local, Irinaldo informou que já foram cadastradas em torno de 250 Famílias pela Ong DIALOG e que o processo está em andamento e tem o Prazo de 18 meses para conclusão.

Vários apontamentos foram feitos pelas Lideranças presentes, com a finalidade de provocar ajustes nas obras em andamento e serão apresentados e discutidos durante a Reunião que acontecerá no dia 25 de Abril às 18horas na Igreja Nossa Senhora Aparecida na Rua Júlio Cesar no Bairro Jardim Glaucia com a presença do INEA, do Doutor Paulo Canedo da COPPE/UFRJ, de Lideranças, autoridades e da C.E/PROJETO IGUAÇU e toda a população local está convidada, a conhecer o Projeto Técnico para a região e onde poderá dar sua parcela de contribuição e assim gerar maiores benefícios a todos os moradores da região.


- Este é uma grande passo para mudar de uma vez por todas o quadro de anos de abandono e descaso desta região, diz Rogerio Gomes, graças a participação ativa dos representantes dos CLAs, e em especial na região, a participação do Sr. Paulo Cesar ( Paulinho Carneirinho) Representante do CLA/Jd.Glaucia.Redentor e membro ativo da C.E/PROJETO IGUAÇU que tem buscado continuamente potencializar os resultados das obras a serem executadas na sua região, um ponto favorável também foi a participação do Vereador Jacoginho (Ex-secretário de Meio Ambiente de Belford Roxo) que acompanhou a comitiva na vistoria e deu a sua parcela de contribuição e lembrou a todos da Audiência Pública realizada na CMBR que teve a finalidade de discutir as obras do Projeto Iguaçu em toda a cidade.

Participaram do encontro, além dos mencionados acima, as lideranças dos CLAs membros da C.E/PROJETO IGUAÇU a Sra. Valdenice(São João de Meriti), Sr. Daniel Ferreira(D.Caxias), Sr. Enock Alves(B.Roxo), Dunga (Mesquita), o Eng. João Batista (INEA), os senhores Silmar e Araújo (INEA), lideranças locais e alguns moradores, também membros da Ong Casa da Cultura de São João de Meriti.

Por: Rogerio Gomes
Blog do CAO/LOTE XV - PROJETO IGUAÇU

3 comentários:

  1. A POPULAÇÃO DO BAIRRO JARDIM GLÁUCIA PRECISA DE MAIORES INFORMAÇÕES E ISTO É POSSÍVEL ATRAVÉS DE PLACAS E PANFLETOS CONTENDO INFORMAÇÕES DE DESAPROPRIAÇÃO AOS QUE MORAM AS MARGENS DO RIO SARAPUÍ. OS COMENTÁRIOS E DIVULGAÇÃO DE PESSOAS DESINFORMADA, GERAM UM INCOMODO E ATÉ MESMO PROBLEMAS INTERNOS NESTE BAIRRO.
    NEM TODO MORADOR DESTE BAIRRO DISPÕE DE INTERNET E OS QUE TEM ACESSO, NÃO SABEM NAVEGAR PELO SITE E BUSCAR INFORMAÇÕES PRECISAS, MUITAS DAS VEZES ISSO CAUSA TRANSTORNO EM ALGUMA FAMÍLIA POR INFORMAÇÃO COMPLETAMENTE DISTORCIDA COM RELAÇÃO AS DESAPROPRIAÇÕES. ACHO QUE NÃO CUSTA MUITO UMA DISTRIBUIÇÃO DE INFORMAÇÃO A ESTA POPULAÇÃO QUE A MUITOS ANOS SONHA COM UMA CIDADE DECENTE PARA VIVER SEM ENCHENTES, MOSQUITOS, RATOS E FALTA DE LAZER.

    ResponderExcluir
  2. Gostaríamos de saber mais informações sobre! Quais Ruas seriam desapropriada?

    ResponderExcluir
  3. Sou morador do bairro santa Tereza, moro justamente próximo aos grandes buracos que fizeram no bairro, buracos aos quais trazem prejuízo e insegurança para os moradores que ainda restaram no local. Gostaria de obter informações do inea se ainda continua a desapropriação dos moradores ou se a empresa vai agir de forma desumana largando antigos moradores em condições inaceitáveis, deixando-nos a nossa própria sorte, e trazendo graveis perigos as nossas crinças que em sua inocência brincam a beira dos buracos, pois não vejo obra nenhuma no local o que vejo foi a grande irresponsabilidade de uma empresa que acabou com um bairro que já não era bom e o transformou em algo pior largando pequena quantidade de pessoas em condições desfaraveis. Então fica minha duvida sobre o Inês: seremos removidos do local, ou ficaremos ainda desprezados e prejudicados pela empresa?

    ResponderExcluir