NOVA IGUAÇU - Outra atividade importante mobilizou lideranças ligadas ao movimento popular organizado em toda a Baixada Fluminense , que se encontraram para discutir o andamento das obras do Projeto Iguaçú / PAC . Desta vez o município contemplado foi Nova Iguaçú que foi enfatizado durante a audiência que foi realizada na CMNI Câmara Municipal da Cidade na ultima quinta-feira 14/04 e que foi Presidida pelo Vereador Fernando Cid (PCdoB)que é o Presidente da Comissão Legislativa de Acompanhamento das Obras do Projeto Iguaçú do município .
Fernando Cid enfatizou o trabalho realizado pelos representantes de CLAs (Comitês Locais de Acompanhamento de obras) responsáveis pelo Controle Social do projeto , não só em Nova Iguaçú mas nos 6 municípios fluminenses abrangentes pelo Projeto Iguaçú (Belford Roxo , Duque de Caxias , São João de Merití , Mesquita , Nilópolis e Nova Iguaçú), parabenizou a iniciativa das lideranças integrantes da Comissão Executiva do Fórum Regional de Participação e Controle Social do Projeto Iguaçú e que tem como Coordenador Geral(interino)Rogério Gomes que também é titular do CLA/Lote XV na bacia do Rio iguaçú em B.Roxo e de Dq.Caxias .
Rogério Gomes parabenizou ao presidente da mesa o Vereador Fernando Cid por todo o seu empenho para a realização desta importante etapa de discussão que foi a construção , preparação e realização desta audiência pública que teve como "protagonistas" os representantes da sociedade civil organizada integrantes dos CLAs ,parabenizou a iniciativa ,a perseverança ,a dedicação e a determinação do líder comunitário Adriano Naval (ClA/Jd.Pernambuco/N.Iguaçú) , aos representantes do MAB (Federação das Associações de Bairros de N.Iguaçú) e em particular ao Sr.Winstom , Sr.Edivanildo, ao competente Sr.Alcyr Maihoni do (CLA/DANOM/N.Iguaçú) que secretariou as 5 (cinco),exaustivas,pré-reuniões de preparação da audiência pública , ao MUB (Federação das Associações de Bairros de Dq.de Caxias) representada pelo Sr. Sidney Neves e Sr. Daniel Ferreira , a "influente" COAFISOP (Comissão do Bairro Prata em N.Iguaçú).
através dos representantes Rosemary , Jaime Soares , a Eliane Martins e a todos os integrantes da Comissão Executiva do Projeto Iguaçú e que tinha uma só meta : discutir de forma pontual , criteriosa e transparente a execução do Projeto Iguaçú PAC 1 e a concepção e implantação dos próximos projetos e etapas (PAC 2 , PAC VALÕES , TRÂNSBAIXADA E O PLANO IGUAÇÚ).
Rogério Gomes apresentou em power point um slide contendo a apresentação do Relatório de Acompanhamento das Obras ABRIL/2011 , que foi produzida a partir de informações coletadas pelos representantes de CLAs e que contia as ultimas avaliações e demandas em suas respectivas regiões , uma das questões apontadas pelo coordenador Rogério foram os problemas derivados do atraso da construção dos conjuntos habitacionais causados principalmente pela "saída" , pra não dizer abandono da CEHAB (Companhia de Habitação de Estado) que se retirou do projeto no meio do ano passado (2010) sem apresentar nenhuma explicação e ou relatório das obras aos representantes dos CLAs ou ao Fórum Regional e que causou boa parte dos atrasos das remoções das famílias nos bairros do Jd.Brasil e Pq.Amorin (B. Roxo) , Pilar (Dq. Caxias) , Cobrex (N.Iguaçú) , Roldão Gonçalvez (Mesquita) e Trio de Ouro (São João de Merití).
Rogério frisou que algumas famílias (casas) ficaram isoladas de outras famílias nos bairros Pq.Amorin e Jd. Brasil devido a falta de critérios para o reassentamento e principalmente demolições das casas que estão sendo executadas de forma aleatória e desorganizada e com isso contribuindo para o risco de assaltos , furtos e até tentativas de abuso sexual informado por moradora local e sem contar os inúmeros casos de canos quebrados vazando água e fios caídos pelo chão , outra questão relevante discutida foi o alto valor informado pelo INEA para demolições R$9.000,00(nove mil reais).
Passando para a próxima etapa o representante Gilvoneick (APADEMA)apresentou diversas informações relativas a problemática da falta de obras em N.Iguaçú atraves da exibição de fotos e vídeos no datashow , sendo bem sucedida em suas colocações e cobrou providências para solucionar os problemas e atender as demandas apresentadas na região, após a apresentações das demandas dos CLAs , o presidente Ver. Fernando Cid passou a palavra para o INEA que estava representado pelo coordenador geral do Projeto Iguaçú engenheiro Irinaldo Cabral e auxiliado pelo engenheiro Jõao Batista , que procuraram responder aos questionamentos entre tanto sem lograr grande êxito na visão dos presentes e continuando o andamento da audiência também fizeram suas considerações a Secretária Municipal de Meio Ambiente de N.Iguaçú Sra. Elane Frossard após o Sr. Berriel da Secretaria de Assistencia Social de N.Iguaçú , o Ver. Marivaldo Amorin e o representante da FIRJAN entre outras autoridades presentes , o programa FALA BAIXADA (CNT)registrou o evento tendo veiculada a matéria na segunda-feira 18/04 e outra reportagem sobre o projeto iguaçú foi veiculada no jornal O GLOBO / EXTRA no Caderno da Baixada no ultimo sábado 16/04 (*VER LINK),os encaminhamentos das demandas foram apresentados para que fossem respondidos futuramente pelo INEA e Orgão competentes em próximo encontro a ser agendado, sendo que ao final da audiência Rogerio Gomes informou que a próxima agenda da Comissão Executiva seria com a Presidente do INEA Sr. Marilene Ramos na sede da organização no centro do Rio de Janeiro no dia 19/04 ás 10 da manhã para uma discussão mais pontual.
Link: http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2011/04/16/politica-se-faz-na-rede-375090.asp
Tags
audiencia publica
baixada fluminense
controle de inundação
controle social
coppe
enchentes
paulo canedo
projeto iguaçu
reassentamento
rio botas
rio iguaçu
rio sarapuí
transbaixada