segunda-feira, 3 de outubro de 2011

INEA PROMOVE CONSULTA PÚBLICA SOBRE CRIAÇÃO DA "APA DO ALTO IGUAÇU"

BAIXADA FLUMINENSE - O CLA/LOTE XV gostaria de chamar a atenção para a importância da discussão sobre a APA DO ALTO IGUAÇU que acontecerá nesta terça feira dia 4 de outubro e confirmamos nossa presença no evento pois entendemos a responsabilidade e gravidade dos fatos que envolvem esta discussão, pois sabemos que as consequências das decisões tomadas afetaram diretamente a população de nosso município (Belford Roxo) e nossas vidas que com a implantação do ARCO METROPOLITANO poderão acontecer ao longo dos anos transformações no "Ecossistema' e dificultar a drenagem e com isso causar o aumento de inundações e prejudicar todo o trabalho realizado pelo PROJETO IGUAÇU.

SEGUE A MATÉRIA

"Apa do Alto Iguaçu" tem área de 22 mil hectares que abrange três municípios, sendo que 60% em Duque de Caxias, 35% em Nova Iguaçu e 5% em Belford Roxo.

O governo do Estado do Rio deu um passo importante para uma solução que pode ser definitiva em relação às cheias que castigam a Baixada Fluminense: a criação da “Apa do Alto Iguaçu”, uma área de 22 mil hectares que abrange três municípios, sendo que 60% em Duque de Caxias, 35% em Nova Iguaçu e 5% em Belford Roxo.

A presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, reuniu-se quarta-feira (08/06), com os prefeitos Sheila Gama e José Camilo Zito, respectivamente de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, que apoiaram o projeto e o consideram de grande relevância para a população. A próxima visita será feita ao prefeito de Belford Roxo, Alcides Rolim.

O projeto do Inea para a criação da “Apa do Alto Iguaçu” vai contribuir para evitar as enchentes que castigam a região. Isso porque as áreas de alagamento serão preservadas, impedido a impermeabilização do solo. Especialistas da Coppe/UFRJ também atuam no projeto. O projeto chega no momento em que o Estado do Rio já tem aprovado R$ 352 milhões para as obras do PAC 2 – Projeto Iguaçu, de controle de inundações e recuperação ambiental das bacias dos rios Iguaçu, Botas e Sarapuí.

A idéia de criar a “Apa do Alto Iguaçu”, deveu-se, sobretudo, à necessidade de o Inea, em parceria com os municípios da Baixada Fluminense, fazer um controle da ocupação urbana da região, sem o qual os efeitos futuros com eventuais chuvas fortes poderão ser ainda mais catastróficos.


Marilene Ramos diz que com o apoio do governo federal, o estado investirá um bilhão de reais em dragagem, reassentamento e recuperação ambiental das bacias dos rios Iguaçu, Botas e Sarapuí, entre outras melhorias.

"O arco metropolitano, que corta a área mais rural dessa região, pode acelerar a expansão urbana. Para evitar que isso ocorra descontroladamente, estamos tomando essa medida de proteção - disse Marilene. Audiências públicas serão realizadas para encaminhar o decreto de criação da APA. 

“Acredito que até o final do ano essa APA já esteja criada. Precisamos pensar no futuro e evitar que ocorra um crescimento desordenado. Este projeto é fundamental para resolver os problemas da ocupação urbana desordenada”, explicou Marilene Ramos.

Na “Apa do Alto Iguaçu” serão preservadas, sobretudo, as áreas reconhecidamente de alagamento, impedindo a impermeabilização do solo, fenômeno que ocorre quando o solo perde a capacidade de absorção da água.

Área da APA Alto Iguaçu, com destaque para a região dos acontecimentos em Belford Roxo (em azul).
Fonte: INEA

A consulta é aberta a todos os interessados, que poderão ser melhor informados sobre a importância e os objetivos da unidade de conservação proposta e oferecer sugestões que visem ao seu aperfeiçoamento.

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO EM
Obra em unidade de conservação sacrifica árvores ameaçadas no RJ

Consulta Pública para Criação da APA do Alto Iguaçu
Data e horário: dia 04/10/2011, às 17h
Local: Auditório da Firjan - Rua Gerson Chernicharo s/nº – Bairro da Luz – Nova Iguaçu (Unidade do SENAI)
Fonte: Gerência de Comunicação da Presidência do Inea/RJ.

3 comentários:

  1. NOVA IGUAÇU: Lideranças Locais dizem NÃO ao INEA.

    Estive presente representando a Associação de Moradores do Bairro Danon, a Comissão de Acompanhamento do Projeto Iguaçu de Nova Iguaçu, a APA Gericinó Mendanha e MAB. Em minha breve fala, expus ser CONTRÁRIO a este processo de criação da APA DO ALTO IGUAÇU, devo não ter justificado com muita precisão dado minha ineficiência em falar em público (devo trabalhar isso!), mais devo reforçar aqui de maneira clara e objetiva que o Instituto Estadual do Ambiente e Governo do Estado em primeiro plano DEVEM trabalhar melhor todas as APAS pertinentes a sua Gestão dentro da Cidade de Nova Iguaçu (ex. APAGM), DEVEM trabalhar o PROJETO IGUAÇU, PAC II e PAC DOS VALÕES, após estas intervenções, aí sim podemos repensar tal projeto da APA do Alto Iguaçu, que por sinal foi muito bem explicado pelo especialista da Coppe/UFRJ, Sr. Paulo Cesar. Não fiz perguntas, apenas me posicionei mostrando que o INEA vem há muito tempo desrespeitando as lideranças locais que por sinal muitas delas se manifestaram também contrária ao projeto.
    Um fato é certo promover a Gestão compartilhada de uma APA, deve em primeiro lugar haver respeito mutuo de todos os atores e infelizmente certas condutas por parte de alguns Gestores do Governo ficam inviáveis qualquer trabalho ambiental. O que está em jogo além dos problemas da fauna e flora, são as centenas de vidas das famílias ribeirinhas que vivem em áreas de risco. Enfim sobre o controle da ocupação desordenada, pivô central deste projeto, pode ser exaustivamente discutido dentro do Conselho do COMPURB, sem necessidade de se criar APA sobreposta a outras unidades de conservação.

    Federação das Associações de Bairros da Cidade de Nova Iguaçu.
    Diretor de Educação - MAB
    http://uniaodanon.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. caro companheiro rogerio EU TAMBEM POSTEI ESSE COMENTARIO NO BLOGGER DO CID E do alcy e FICARIA FELIZ EM SER POSTADO NO SEU DESSA COMUNIDADE QUE ESTA SOFRENDO COMO AMINHA DO DESCASO DE NOSSAS AUTORIDADES
    .o que aconteceu ontem ja vem acontecendo a anos com os representantes de nova iguaçu ,o inea[governo do estado ] mais motrou-se o quanto respeita nova iguaçu ,eu ja tenho presenciado isso a anos nas reunioes e nos foruns do projeto iguaçu.mais essa reuniao serviu para que o inea vi-se que nova iguaçu nao e quintal deles que eles podem distratar as lideranças e que nada vai acontecer ,bom so posso dizer que todos temos que fazer a nossa parte ou seje lutar por nova iguaçu e exigir o respeito que nova iguaçu merece ,eu estou nessaluta e nao pretendo perder e sei que os demais copanheiros tambem ,so posso dizer que ontem a carapuçacaiu pois eles nao estavam esperando a mobilizaçao que ouve em nova iguaçu,tanto e que eu fiz a pergunta se o inea comunicou a respeito da consultana firjan e a resposta foi que eles colocaram materias informativas numa midia que ninguem viu, ora companheiros todo mundo viu que a resposta foi ate contraditoria falou que avisou os representantes locais do projeto iguaçu para passar em suas comunidades,, mais como se nova iguaçu os representantes dos clas ,comite local de acompanhamento do projeto iguaçu eleitos democraticamente nas suas comunidades o inea nao os reconhece ,companheiros estive nao reuniao do forum como penetra mesmo sendo eleito pelas lideranças para representar nova iguaçu nos foruns ,e obitive as informaçoes da consulta e repassei para todos ,precisamos nos unir como foi ontem tambem pelo projeto iguaçu e os demais projetos do estado ,para nova iguaçu ,vi queos companheiros que la estavam brigaram com afinco por nova iguaçu o que me deu mais energia para lutar ,como o companheiro cosminho que nao se conteve e falou tudo aquilo que todo mundo gostaria de falar ,e do outros que fizeram das suas colocaçoes um basta por tanto descaso do inea , peço que os companheiros de nova iguaçu ajudem tambem no projeto iguaçu .obrigado companheiros vcs me deram mais força para continuar na luta e ontem eu me orgulhei de ser morador de nova iguaçu.prabens vereador fernado cid ,cosminho ,gylwoneyke ,alcy malhoni,ao max da ubem ,alexandre guerra e aos demais companheiros que la estavam e decidiram nao assinar e nem referendar nada do inea com relaçao a nova iguaçu ,valeu meus amigos esta guerra so esta começando .mais nao a conquista sem luta ,ADSUMUS

    ResponderExcluir
  3. Gratos pelos comentarios companheiros e saibam que apesar da distância estou solidário com a causa de vocês e saibam que caso esteja há meu alcance ajuda-los eu o farei.

    Rogerio Gomes
    C.E Fórum Regional
    PROJETO IGUAÇU

    ResponderExcluir