Audiência Pública apresentou o Plano de Contingência 2026 de Belford Roxo em evento dia 6/11 na Câmara Municipal

𝙎𝙀 𝙑𝙄𝙀𝙍 𝘼𝙎 𝙀𝙉𝘾𝙃𝙀𝙉𝙏𝙀𝙎 𝘿𝙀 𝙉𝙊𝙑𝙊?
𝙀 𝙊 𝘾𝘼𝙍𝙏Ã𝙊 𝙍𝙀𝘾𝙊𝙈𝙀Ç𝘼𝙍 𝙑𝘼𝙈𝙊𝙎 𝙏𝙀𝙍 𝘿𝙄𝙍𝙀𝙄𝙏𝙊?
- Uma audiência pública para a apresentação do Plano de Contingência (Plano Verão) 2025/2026 de Belford Roxo foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores na quinta-feira, 6 de novembro de 2025. Rogério Gomes, do Controle Social do Projeto Iguaçu, participou da agenda. 

𝘿𝙚𝙩𝙖𝙡𝙝𝙚𝙨 𝙙𝙤 𝙀𝙫𝙚𝙣𝙩𝙤
Data: 6 de novembro de 2025.
Local: 𝘾â𝙢𝙖𝙧𝙖 𝙈𝙪𝙣𝙞𝙘𝙞𝙥𝙖𝙡 𝙙𝙚 𝙑𝙚𝙧𝙚𝙖𝙙𝙤𝙧𝙚𝙨 𝙙𝙚 𝘽𝙚𝙡𝙛𝙤𝙧𝙙 𝙍𝙤𝙭𝙤.
Organização: 𝘼 𝙖𝙪𝙙𝙞ê𝙣𝙘𝙞𝙖 𝙛𝙤𝙞 𝙥𝙧𝙤𝙢𝙤𝙫𝙞𝙙𝙖 𝙥𝙚𝙡𝙖 𝙎𝙚𝙘𝙧𝙚𝙩𝙖𝙧𝙞𝙖 𝙈𝙪𝙣𝙞𝙘𝙞𝙥𝙖𝙡 𝙙𝙚 𝙋𝙧𝙤𝙩𝙚ção 𝙚 𝘿𝙚𝙛𝙚𝙨𝙖 𝘾𝙞𝙫𝙞𝙡.
Objetivo: Apresentar e discutir o plano de contingência do município, que estabelece estratégias e ações a serem adotadas em casos de chuvas intensas e possíveis desastres naturais, visando minimizar danos e transtornos. 

𝙋𝙖𝙧𝙩𝙞𝙘𝙞𝙥𝙖çã𝙤 𝙙𝙚 𝙍𝙤𝙜e𝙧𝙞𝙤 𝙂𝙤𝙢𝙚𝙨
Rogério Gomes, atuante no Controle Social do Projeto Iguaçu, esteve presente na audiência. O Projeto Iguaçu é uma iniciativa de combate às enchentes na Baixada Fluminense, e o controle social tem um papel importante na fiscalização e cobrança de direitos e na defesa da causa da população afetada pelas cheias.

Clique no link e assista ao vídeo da participação de Rogério Gomes na Audiência Pública em Belford Roxo em https://youtu.be/EMrZC0-uuCE?si=_ZHry--wogezw-4k

"𝙉𝙤𝙨𝙨𝙖 𝙥𝙧𝙚𝙤𝙘𝙪𝙥𝙖çã𝙤 𝙚𝙧𝙖 𝙙𝙚 𝙘𝙤𝙣𝙝𝙚𝙘𝙚𝙧 𝙖𝙨 𝙢𝙚𝙙𝙞𝙙𝙖𝙨 𝙥𝙧𝙚𝙫𝙞𝙨𝙩𝙖𝙨 𝙥𝙖𝙧𝙖 𝙪𝙢 𝙘𝙖𝙨𝙤 𝙚𝙭𝙩𝙧𝙚𝙢𝙤𝙨 𝙙𝙚 𝙄𝙣𝙪𝙣𝙙𝙖çõ𝙚𝙨 𝙚 𝙀𝙣𝙘𝙝𝙚𝙣𝙩𝙚𝙨 𝙚𝙢 𝙣𝙤𝙨𝙨𝙖 𝙘𝙞𝙙𝙖𝙙𝙚, 𝙥𝙧𝙞𝙣𝙘𝙞𝙥𝙖𝙡𝙢𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙦𝙪𝙖𝙣𝙩𝙤 𝙖𝙨 𝙢𝙚𝙙𝙞𝙙𝙖𝙨 𝙖 𝙨𝙚𝙧𝙚𝙢 𝙩𝙤𝙢𝙖𝙙𝙖𝙨 𝙣𝙖𝙨 𝙧𝙚𝙜𝙞ões mai𝙨 𝙨𝙪𝙨𝙘𝙚𝙥𝙩𝙞𝙫𝙚𝙞𝙨 𝙖𝙨 𝙚𝙣𝙘𝙝𝙚𝙣𝙩𝙚𝙨 𝙘𝙤𝙢𝙤 𝙚 𝙖 𝙧𝙚𝙜𝙞𝙖𝙤 𝙙𝙤 𝙇𝙤𝙩𝙚 XV, 𝙅𝙖𝙧𝙙𝙞𝙢 𝘽𝙧𝙖𝙨𝙞𝙡, 𝙋𝙖𝙧𝙦𝙪𝙚 𝘼𝙢𝙤𝙧𝙞𝙢, 𝙢𝙖𝙨 𝙩𝙖𝙢𝙗𝙚𝙢 𝙖𝙨 𝙧𝙚𝙜𝙞𝙤𝙚𝙨 𝙖𝙨 𝙢𝙖𝙧𝙜𝙚𝙣𝙨 𝙙𝙤 𝙍𝙞𝙤 𝘽𝙤𝙩𝙖𝙨 𝙘𝙤𝙢𝙤 𝙎𝙖𝙣𝙩𝙖 𝙈𝙖𝙧𝙞𝙖, 𝘽𝙖𝙗𝙞, 𝙎𝙜𝙩 𝙍𝙤𝙣𝙘𝙖𝙡𝙡𝙞, 𝙃𝙚𝙡𝙞ó𝙥𝙤𝙡𝙞𝙨 𝙦𝙪𝙚 𝙨𝙖𝙤 𝙜𝙚𝙧𝙖𝙡𝙢𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙦𝙪𝙚𝙢 𝙢𝙖𝙞𝙨 𝙨𝙤𝙛𝙧𝙚 𝙚 𝙩𝙚𝙢 𝙥𝙧𝙚𝙟𝙪𝙞𝙯𝙤𝙨 𝙣𝙚𝙨𝙨𝙖𝙨 𝙚𝙥𝙤𝙘𝙖𝙨". Afirmei.

Aproveitando a oportunidade em que estavam reunidos os Secretários de Defesa Civil 𝙀𝙫𝙖𝙡𝙙𝙤 𝙋𝙚𝙧𝙞𝙣𝙞 e de Assistência Social 𝘿𝙞𝙤𝙜𝙤 𝘽𝙖𝙨𝙩𝙤𝙨 no mesmo lugar, citei como exemplos duas situações Catastróficas de Inundações que causaram muitos transtornos e pior mortes e suas experiências com relação as ações tomadas na antes, na ocasião e no futuro, sobre o que foi feito um dos casos foi sobre 𝙉𝙤𝙫𝙖 𝙊𝙧𝙡𝙚𝙖𝙣𝙨 𝙣𝙤𝙨 𝙀𝙨𝙩𝙖𝙙𝙤𝙨 𝙐𝙣𝙞𝙙𝙤𝙨 𝙚𝙢 𝟮𝟬𝟬𝟱 𝙦𝙪𝙚 𝙙𝙚𝙞𝙭𝙤𝙪 𝙢𝙖𝙞𝙨 𝙙𝙚 𝟭𝟴𝟬𝟬 𝙈𝙤𝙧𝙩𝙤𝙨 𝙚 𝙢𝙖𝙞𝙨 𝙙𝙚 𝙐$𝟭𝟮𝟬 𝘽𝙞𝙡𝙝𝙤𝙚𝙨 𝙞𝙣𝙫𝙚𝙨𝙩𝙞𝙙𝙤𝙨 𝙥𝙚𝙡𝙤 𝙜𝙤𝙫𝙚𝙧𝙣𝙤 𝙥𝙧𝙖 𝙧𝙚𝙘𝙪𝙥𝙚𝙧𝙖𝙧 𝙖𝙨 𝙖𝙧𝙚𝙖𝙨 𝙖𝙩𝙞𝙣𝙜𝙞𝙙𝙖𝙨 𝙥𝙚𝙡𝙤 𝙁𝙪𝙧𝙖𝙘𝙖𝙤 𝙆𝙖𝙩𝙧𝙞𝙣𝙖, a outra foi sobre o 𝙍𝙞𝙤 𝙂𝙧𝙖𝙣𝙙𝙚 𝙙𝙤 𝙎𝙪𝙡 𝟮𝟬𝟮𝟰 𝙤𝙣𝙙𝙚 𝟵𝟱% 𝙙𝙤 𝙚𝙨𝙩𝙖𝙙𝙤 𝙛𝙤𝙞 𝙖𝙩𝙞𝙣𝙜𝙞𝙙𝙤 𝙥𝙤𝙧 𝙪𝙢𝙖 𝙀𝙣𝙘𝙝𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙝𝙞𝙨𝙩𝙤𝙧𝙞𝙘𝙖 𝙦𝙪𝙚 𝙘𝙪𝙡𝙢𝙞𝙣𝙤𝙪 𝙚𝙢 𝙢𝙤𝙧𝙩𝙚𝙨 𝙚 𝙥𝙧𝙚𝙟𝙪𝙞𝙯𝙤𝙨 𝙗𝙞𝙡𝙞𝙤𝙣𝙖𝙧𝙞𝙤𝙨.
Alertei sobre as causas que culminaram na proporção dos problemas e prejuízos em que nas duas situações foi a "má gestão pública, isso não sou eu falando mas sim o que foi divulgado pela imprensa na época e as omissões, inércia, descaso, e é claro a corrupção que culminou com a prisão do ex-prefeito de Nova Orleans em 2014 por desvio dos recursos que seriam usados na reconstrução da cidade.

Já sobre o Rio Grande do Sul citei sobre os erros da gestão de riscos, o abandono dos equipamentos de proteção, assim como aconteceu aqui e que denunciamos em reportagem publicada tanto em 2020 e 2024, e sobre os "rompimentos do dique" do Rio Iguaçu em 4 lugares, segundo técnicos do INEA vistoriaram durante as enchentes de 2009/2010 entre outras situações e também citei a eficiência do sistema de Assistência social de lá que deu todo suporte necessário as famílias atingidas que receberam, pelo menos, 3 benefícios do governo senti eles:
𝙊 𝘼𝙪𝙭𝙞𝙡𝙞𝙤 𝙍𝙚𝙘𝙤𝙣𝙨𝙩𝙧𝙪çã𝙤 𝙙𝙚 𝙍$𝟱.𝟭𝟬𝟬,𝟬𝟬
𝙊 𝙑𝙤𝙡𝙩𝙖 𝙋𝙤𝙧 𝘾𝙞𝙢𝙖 𝙙𝙚 𝙍$𝟮.𝟱𝟬𝟬,𝟬𝟬
𝙚 𝙤 𝙋𝙄𝙓 𝙎𝙊𝙎 𝙙𝙚 𝙍$𝟮.𝟬𝟬𝟬,𝟬𝟬
lá eles deram suporte as famílias até pra resolver as pendências documentais pra todos receberem ajuda, ou seja fizeram um trabalho de excelência de apoio a população. Em contrapartida aqui em 𝘽𝙚𝙡𝙛𝙤𝙧𝙙 𝙍𝙤𝙭𝙤 as famílias atingidas pelas enchentes de 2024, penaram em, pelo menos 5 longas filas para fazer os Cadastros do CRAS pro 𝘾𝙖𝙧𝙩ã𝙤 𝙍𝙚𝙘𝙤𝙢𝙚ç𝙖𝙧 de R$3.000,00 , pra recer a 𝘾𝙚𝙨𝙩𝙖 𝘽á𝙨𝙞𝙘𝙖 𝙚 𝙆𝙞𝙩 𝙙𝙚 𝙇𝙞𝙢𝙥𝙚𝙨𝙖 e do 𝙇𝙖𝙪𝙙𝙤 𝙙𝙖 𝘿𝙚𝙛𝙚𝙨𝙖 𝘾𝙞𝙫𝙞𝙡 ,uma fila pro protocolo e outra pra receber o documento.

Além de toda essa peregrinação registrada na mídia e imprensa pois foram dezenas de reportagens divulgadas sobre o assunto que mostra o sofrimento das famílias, principalmente as de Belford Roxo e Nova Iguaçu, dos cadastros realizados em Belford Roxo em torno de 30 Mil , não sabemos ao certo débito a incompetência e desorganização da prefeitura e órgãos envolvidos, dessa quantidade 𝙥𝙤𝙪𝙘𝙤 𝙢𝙖𝙞𝙨 𝙙𝙚 𝟭𝟬 𝙈𝙞𝙡 𝙥𝙚𝙨𝙨𝙤𝙖𝙨 𝙧𝙚𝙘𝙚𝙗𝙚𝙧𝙖𝙢 𝙤 𝙘𝙖𝙧𝙩ã𝙤 o restante do ficou só na esperança e prejuízo e incluo a minha família e parentes nesse montante.

Sendo assim, aconselhei os dois secretários, o de Defesa Civil e de Assistência Social, irem a essas cidade conhecer e aprender com eles e suas experiências pra aplicarem em nossa cidade principalmente agora quando citei os prováveis transtornos provocados pela 𝙈𝙪𝙙𝙖𝙣ç𝙖 𝘾𝙡𝙞𝙢á𝙩𝙞𝙘𝙖𝙨 em nossa cidade que fica localizado em sua maior parte abaixo do nível do mar e é diretamente impactada pela maré da Baía da Guanabara que tem um movimento constante e que sobre e desce de 6 em 6 horas quando a um retorno de água do mar cerca de 15km pra dentro dos municípios da Baixada e isso em épocas de fortes chuvas impossibilita o escoamento provocando ou agravando as enchentes.

Nossa participação na audiência pública reforça a integração entre as ações municipais de Defesa Civil e as demandas da sociedade civil organizada em relação às obras e medidas preventivas de mitigação de desastres. 
O plano está sendo finalizado, com a participação de diversas secretarias municipais, representantes da sociedade civil organizada, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, mas ainda é possível opinar entrando em contato com a Defesa Civil de Belford Roxo por email ou pelo site, demonstrando um esforço conjunto para um planejamento mais eficaz. 
#projetoiguaçu 
#controlesocial 
#caolotexv 
#riosarapuí 
#rioiguaçu 
#RioBotas 
#polderdoouteiro
#noticiasdabaixada 
#baixadafluminense 
#belfordroxo 
#camaradebelfordroxo 
#PrefeituraDeBelfordRoxo 
#Semdec 
#defesacivildebelfordroxo
#planodecontigência2026

Rogerio Gomes - Controle Social Projeto Iguaçu/PAC

Ex-coordenador Geral da Comissão Executiva do Fórum Regional de Controle Social do Projeto Iguaçu/PAC e Representante do CAO/LOTE XV - Comitê de Acompanhamento e Fiscalização das Obras do Projeto Iguaçu na Região do Rio Iguaçu - Bairro Lote XV - Belford Roxo - RJ - BRASIL

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem