O responsável da Paróquia São Simão Padre Bruno Constanzo não se encontrava no local e foi representado pelo Padre Daniel que acompanhou o encontro e participou da audiência preliminar a Visita Técnica. Abrindo o inicio da audiência o Dep. Rodrigo Neves (PT) formou a mesa e iniciou suas colocações descrevendo o motivo da visita e informou a respeito dos encaminhamentos dados após a 1ª Visita Técnica realizada em Agosto/2009, apresentou o “Relatório da Comissão do PAC em 2009 “ contendo informações sobre todos os projetos em andamento no estado do RJ, após breve apresentação o Deputado franqueou a palavra ao Sr. Gilvan (Sec. Habitação e Urbanismo) que falou sobre o andamento do processo de Desapropriação da área para a construção do Conjunto Habitacional para as 400 famílias cadastradas na região do Lote XV, Jd. Brasil, Pq. Amorim e Juremão. Gilvan Disse que nos próximos dias a área será entregue ao INEA para dar inicio as obras no local , disse também que o projeto do conjunto é de responsabilidade do INEA entre outras considerações, após o Dep. Rodrigo neves, passou a palavra ao Rogério (CLA/LOTE XV) que informou as últimas atividades do acompanhamento, Rogério disse que esteve juntamente a uma comitiva de moradores do Bairro Jd. Brasil na Sec. de Habitação de B.Roxo (20/04) para discutir sobre o andamento do projeto de realocação das famílias, também informou ter participado da Audiência Pública do Plano Diretor RJ (27/04) a convite do Dep. Rodrigo neves onde apresentou as demandas e preocupações não só dos moradores da região do Rio Iguaçu e Canal do Outeiro mais também de toda a Baixada Fluminense.
Rogério pediu uma melhor atenção para a região do Lote XV e cobrou ações mais cautelosas e direcionadas e não deixou de comentar seus resseios quanto aos impactos Ambientais a serem causados devido a implantação do Arco Metropolitano. Prosseguindo suas colocações Rogério apresentou a mesa algumas reivindicações dos moradores da região entre elas:
2)Quanto as famílias que possuem casas com valor superior ao valor dos Apartamentos a serem construídos e os que tem terrenos documentados porém sem construção, o que prevê ?
3)Como ficará a situação das famílias não cadastradas mais que estão em área de risco de inundação ?
4)Foi cobrada ações mais direcionadas e eficazes no Canal do Outeiro com por exemplo a “Canalização permeável do Canal”.
5)Questionou-se também os conflitos de informações passadas pelos agentes da ONG contratada e os prazos dado pelo governo para o reassentamento das 400 famílias cadastradas.
A comitiva também vistoriou a construção da nova Ponte do Bairro Santa Marta sobre o Canal do Outeiro, a antiga foi substituída para combater as enchentes no bairro da Vila Pauline. |
Rogério comentou sobre a situação climática atual que o mundo vem passan-do, disse que as obras precisam cumprir seu papel previsto na AGENDA 21 e no PROTOCOLO DE KYOTO e que algumas dessas metas vem sendo cumpridas em todo mundo como por exemplo a utilização de “canalização e calçamento permeáveis”, tendo comentado que na cidade de Belo Horizonte (MG) que vem também sofrendo com varias inundações, esta em estudo a “DESCANALIZAÇÃO” de vários Rios da cidade que são apontados como o principais motivos do caos local. Após o Eng. João Batista (INEA) iniciou suas colocações e teceu alguns comentários que apenas confirmaram as declarações da Sra. Solange Bezerra (Coord. Sócio-Ambiental INEA) durante a reunião realizada anteriormente no Lote XV (15/04), prosseguindo o Padre Daniel expôs alguns comentários e em seguida deu-se início a breve período de debates pois havia alguns moradores no local que se manifestaram reivindicando algumas respostas .
O primeiro a perguntar foi o Sr. Luiz Sérgio (Jd.Lisboa), depois a Sra. Érica moradora do Pq. Amorim que manifestou sua indignação quanto a situação em que alguns moradores inclusive ela estão, que foram cadastrados em Nov/2009 e ainda não haviam sido indenizadas, sendo apoiada pela Sra. Andréia e por outros moradores do Pq. Amorim também presentes no local. Após foi encerrado o debate pois o Dep. Rodrigo Neves (PT) informou que dos 5 PONTOS previstos a serem visitados apenas 2 seriam cumpridos pois ele havia sido convocado pelo Governador Sérgio Cabral para para a ENTREGA DAS CASAS PARA OS DESABRIGADOS DO MORRO DO BUMBA EM NITERÓI, ficou combinado então duas paradas e deu-se início ao roteiro às 12:00hs.
A primeira parada foi no Dique do Rio Iguaçu na Ponte da Av. Pres. Kennedy no Lote XV , ao chegar no local foram apontadas algumas preocupações através dos Representantes dos CLAs como por exemplo o prazo para a instalação das BOMBAS, o PROLONGAMENTO DO CANAL CINTURA DO RIO IGUAÇU SOB A PONTE DA KENNEDY entre outros apontamentos, prosseguindo o trajeto Rogério (CLA/LOTE XV) solicitou parada no local do futuro Conjunto Habitacional no Lote XV (4 Campos do Apolo XI) onde foi vistoriado o local e gravada matéria pela TV ALERJ, após seguiram para a última parada prevista. Ao chegar a terceira e última parada na Ponte sobre o Canal do Outeiro no Bairro do Santa Marta na Av. Joaquim da Costa Lima, lá o Dep. Rodrigo Neves (PT) observou o andamento das obras no local enquanto o Sr. Alexandre (Santa Marta) informava-o sobre outras demandas da região , também foram feitas algumas perguntas pelos Representantes ao Eng. João Batista (INEA) sobre as casas ribeirinhas na região e a medida do “Guarda Corpo” da Ponte e logo depois foi finalizada a Visita Técnica e o Dep. Rodrigo Neves (PT) e seus assessores seguiram para o Bairro da Prata em Nova Iguaçu para cumprir agenda no local em seguida seguiria para Niterói como informado anteriormente.
Rogério Gomes
CLA/LOTE XV
Comitê Local de Acompanhamento e Fiscalização das Obras do Projeto Iguaçu Comitê 3 – Rio Iguaçu – Bairro Lote xv – Belford Roxo – RJ
Visite o ORKUT DO CLA/LOTE XV: projetoiguacu.lotexv@gmail.com
Tags
cao rio iguaçu
estação de bombas
estação de bombeamento
inea
pac 1
parque amorim
polder do outeiro
projeto iguaçu
reassentamento
rio iguaçu
visita tecnica