COPPE/UFRJ ENTREGA PROPOSTA DE ESPECIALISTAS PARA "COMBATE AS INUNDAÇÕES DA BAIXADA" A SECRETÁRIA DO AMBIENTE

Grupo de trabalho da COPPE/UFRJ discute proposta entregue à Secretaria do Ambiente.

- A Coppe promoveu, dia 12 de janeiro, reunião técnica para discutir “Os Efeitos das Chuvas sobre Encostas e Planícies no estado do Rio de Janeiro”. A reunião foi realizada como desdobramento da solicitação feita pelo vice-governador e secretário de obras do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, que na semana passada procurou o diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, solicitando o apoio da instituição. 

A reunião contou com a presença da secretária de estado do Ambiente, Marilene Ramos, e de pesquisadores da Coppe, da Geo-Rio, da Puc– Rio, das universidades federais de Pernambuco e do Rio Grande do Sul. O objetivo da reunião foi discutir os problemas e sugerir propostas de prevenção e mitigação dos efeitos das chuvas em áreas de encostas e planícies. O evento foi realizado no auditório da Coppe/UFRJ, na Cidade Universitária.

Prof. Paulo Canedo, coordenador do Projeto Iguaçu

A reunião começou com a apresentação do professor de Recursos Hídricos da Coppe, Paulo Canedo, sobre enchentes na Baixada Fluminense. Canedo é coordenador do projeto Iguaçu, fruto de cooperação entre o governo estadual e a Coppe, que visa controlar inundações e fazer recuperação ambiental nas bacias dos rios Iguaçu, Botas e Sarapuí. O projeto, financiado pelo PAC, vai beneficiar 2,5 milhões de pessoas, em uma área de 726 km2 que abrange seis municípios da Baixada Fluminense e os bairros do município do Rio Bangú e Senador Camará.

O professor da Coppe, Willy Lacerda, especialista na área de Geotecnia, apresentou um histórico de deslizamentos de encostas ocorridos em várias regiões do Rio de Janeiro no decorrer das últimas quatro décadas e propôs a criação pelo estado de um instituto de geotecnia nos moldes da Fundação Geo-Rio, órgão do município. A última apresentação foi feita pelo chefe de Gabinete da Geo-Rio, Herbem Maia, que relatou a atuação da Fundação e os resultados do trabalho realizado pelos técnicos no âmbito municipal.

Confira as recomendações feitas pelos especialistas que participaram da reunião promovida pela Coppe.

Proposta para prevenir e mitigar os efeitos das chuvas sobre encostas e planícies no estado do Rio de janeiro

Criação de um grupo de trabalho permanente do estado, incluindo especialistas de universidades, da Geo-Rio e de órgãos técnicos de áreas afins, cuja missão é apoiar tecnicamente a implementação das seguintes ações recomendadas:

– Mapeamento de áreas de risco de encostas e planícies do estado do Rio suscetíveis a deslizamentos e enchentes.

– Treinamento de profissionais para atuação em municípios do estado.

– Criação de núcleos formados por profissionais das áreas de engenharia geotécnica, geologia de engenharia, hidrologia e outras para atuação regional no âmbito do estado, cuja missão será apoiar os municípios na prevenção e mitigação dos efeitos das chuvas em encostas e planícies.

– Aquisição de Radar Meteorológico para uso consorciado entre estado, municípios e entidades públicas e privadas.

– Implantação de programa permanente de educação ambiental e de gestão de risco de enchentes e deslizamentos.

– Definição de critérios técnicos para adaptação da legislação para uso e ocupação do solo e licenciamento de obras em encostas e áreas de inundação.

– Sugere-se que as ações acima recomendadas sejam iniciadas pelos eventos de Angra dos Reis.

O detalhamento da proposta deverá ser apresentado pelo Grupo de Trabalho do estado, incluindo especialistas de universidades, da Geo-Rio e de órgãos técnicos de áreas afins, após sua criação oficial. Os especialistas presentes à reunião que assinam essa proposta, desde já se colocam à disposição para contribuir com o estado do Rio no intuito de viabilizar as recomendações que constam dessa proposta preliminar.

Luiz Pinguelli Rosa – Diretor da Coppe/ UFRJ

Segen Farid Estefen – Diretor de Tecnologia e Inovação da Coppe/ UFRJ

Willy Alvarenga Lacerda – Professor da Coppe/ UFRJ

Paulo Canedo – Professor da Coppe/ UFRJ

Maurício Ehrlich – Professor da Coppe/ UFRJ

Márcio Almeida – Professor da Coppe/ UFRJ

Especialistas convidados

Claudio F. Mahler – Professor da Coppe/ UFRJ

Fernando Artur B. Danziger – Professor da Coppe/ UFRJ

Ian Schumann M. Martins – Professor da Coppe/ UFRJ

Anna Laura da Silva Nunes – Professor da Coppe/ UFRJ

Alberto Sayão – Professor da PUC-Rio

Luiz A. Bressani – Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Roberto Quental Coutinho – Universidade Federal de Pernambuco

Herbem Maia – GEO-RIO

Luiz Otávio M. Vieira – GEO-RIO

Rogério Feijó – GEO-RIO

Márcia Helena Noronha – GEO-RIO


Fonte: Planeta COPPE / Engenharia Civil / Notícias
Data: 12/01/2010 - Arquivo

Rogerio Gomes - Controle Social Projeto Iguaçu/PAC

Ex-coordenador Geral da Comissão Executiva do Fórum Regional de Controle Social do Projeto Iguaçu/PAC e Representante do CAO/LOTE XV - Comitê de Acompanhamento e Fiscalização das Obras do Projeto Iguaçu na Região do Rio Iguaçu - Bairro Lote XV - Belford Roxo - RJ - BRASIL

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem