terça-feira, 3 de agosto de 2010

INEA INICIA OBRA DE CONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO DE BOMBEAMENTO DO POLDER DO OUTEIRO NO LOTE XV


BELFORD ROXO
- As maquinas do INEA - Instituto Estadual do Ambiente começaram na semana passada (29/07) a preparar a Área onde será construída a, Tão esperada, Casa de Bombas de Sucção, que fará a Drenagem da água da Chuva em caso de inundação das regiões do Lote XV, Jardim Brasil, Parque Amorim, Vale do Ipê, Juremão e adjacências.

Estas regiões vem sofrendo com os problemas das enchentes há mais de 40 anos, e a comunidade sempre batia na mesma tecla, "tem que instalar as bombas" diziam, e os CLAs buscaram, sem medir esforços, conquistar este poderá ser um grande passo para mudar, de uma vez por todas, a vida de centenas e milhares de famílias que moram na região e que ainda contabilizam prejuízos devido as ENCHENTES do final de 2009 e início de 2010.


Eu Rogerio Gomes, estou muito satisfeito com a conquista e gostaria de Elogiar a grande atuação do Governador Sergio Cabral na região do Lote XV e Adjacências, onde vem desenvolvendo, trabalho grandioso com o Apoio do Presidente LULA, a comunidade tem que comemorar muito esta conquista, pois muitos tentaram sem obter êxito e agora se torna realidade através do Trabalho árduo dos Representantes dos CLAs que buscaram a solução para o impasse após as cheias.

A Secretária Estadual do Ambiente Marilene Ramos e o Presidente do Inea Luíz Firmino no inicio também eram contrário a ideia de bombas na região, mas após as, pelo menos 4 enchentes de 2009 e 2010 eles tiveram que se render aos "incansáveis" pedidos pela instalação das bombas na região dos Bairro do Pilar em Duque de Caxias e Lote XV em Belford Roxo.

Ruínas da antiga estrutura da Estação de Bombas do Polder do Outeiro no Dique do Rio Iguaçu no Lote XV

No local ainda havia as marcas da estrutura antiga da estação de bombas comprovando que no local já houve uma estrutura de bombeamento confirmando a necessidade da mesma.

Em 2009 e 2010, haviam casas construídas no local devido ao abandono e omissão do poder público que nunca se interessou em fazer manutenção ou reconstruir a estação até o inicio do Projeto Iguaçu. Essa sempre foi uma das principais reivindicações da população local em especial do movimento social organizado que encaminhou dezenas de oficios ao poder público municipal e estadual reivindicando a reconstrução da estação de bombas.

Casas construídas no local da antiga Estação de Bombas do Lote XV ficaram ilhadas pela enchente de 2009/2010.

Na Enchentes de Novembro e Dezembro de 2009 e Janeiro de 2010, o Dique do Rio Iguaçu ficou submerso pois a água passou por cima tornando o local um verdadeiro mar,. Segundo informações houveram rompimento de dique em, pelo menos, 2 locais do Polder do Outeiro, apontando assim a necessidade de obras no local. Mas não pense que foi fácil essa conquista, pois a estação de bombeamento NÃO estava prevista no escopo inicial da primeira fase do Projeto Iguaçu, apesar da importância da mesma e houve muito desgastes e insistências dos representantes dos Comitês locais de acompanhamento de obras sem contar as inúmeras reportagens de denuncia.

Só assim, durante uma reunião que aconteceu na OAB de Duque de Caxias, que contou com a presença da então secretário do Meio Ambiente Marilene Ramos eo Coordenador do Projeto Iguaçu Eng. Irinaldo Cabral, foi anunciado oficialmente a inclusão da construção da Estação de Bombeamento do Polder do Outeiro na primeira fase do projeto. O que comemoraram as lideranças.


Breve estaremos emitindo mais informações sobre o andamento das obras de construção da Casa de Bombas nos dois bairros, breve as fotos estarão no:






Por: Rogerio Gomes - CAO/RIO IGUAÇU
Orkut: projetoiguacu.lotexv@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário