Em busca de soluções para problemas em suas regiões Representantes de Comitês Locais e Lideranças Comunitárias buscam respostas através do Ministério Público em Nova Iguaçu.


BAIXADA FLUMINENSE - Também na agenda dos Representantes dos CLAs do Projeto Iguaçu/PAC2 no mês de janeiro/2011, estava uma Audiência no MP/N.Iguaçu e Encontro do Fórum Regional em D.Caxias, afora as reuniões locais em seus bairros, e mesmo com a agenda apertada os Representantes dos CLAs e Lideranças envolvidos no acompanhamento das obras do PAC na Baixada Fluminense estão se “desdobrando” e comparecendo.

Na Audiência no MP/N.Iguaçu, realizada dia 20/01/2011 na 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva Núcleo de Meio Ambiente, a Promotora Patrícia Gabai recebeu uma Comissão de Lideranças que relataram uma série de situações relacionadas à FALTA DE DRENAGEM DE VÁRIOS RIOS, E O IMINENTE RISCO DE DESABAMENTO DE CASAS entre outros problemas identificados em suas regiões. Foi entregue a Promotoria um CD-ROM contendo diversas informações que relatam estes problemas e os representantes e lideranças presentes se comprometeram a produzir e entregar ao MP, um Relatório identificando pontualmente as situações locais, participaram da atividade os Representantes e Lideranças Comunitárias Gilvoneick de Souza (DAMGEMT), Adriano Luís (CLA/N.Iguaçu), Aley Maihoni (N.Iguaçu), Carlos Gonçalves (CLA/Mesquita), Rosângela Curi ( CLA/Mesquita), infelizmente outras lideranças também compareceram ao local, mas, por falta de espaço para receber a todos, pois a sala da promotoria era pequena, não foi possível a entrada destes que aguardaram no local o desenrolar da reunião e entre eles estavam, Rogério Gomes (CLA/B.Roxo), Tânia Regina (CLA/Mesquita), Jacy José (CLA/D.Caxias), Elaine Martins (PRATA/N.Iguaçu), Miguel (ECOCIDADE), Martins (CLA/N.Iguaçu), Egidio (B.Roxo), após o término da reunião as lideranças conversaram a respeito das próximas atividades e estratégias concernentes ao acompanhamento do Projeto Iguaçu/PAC2 em toda a Baixada Fluminense.

Cumprindo a agenda seguinte, as lideranças participaram do Encontro do Fórum Regional do Projeto Iguaçu que aconteceu no dia 27/01/2011 na Secretaria de Educação de D.Caxias, e que teve como pauta principal o:

Balanço do Funcionamento do Fórum Regional, Apresentação da Proposta de Formação da Comissão Executiva Definitiva do Fórum Regional, Apreciação da Proposta em Plenária e Consolidação e o Processo de Votação dos Membros da Comissão por Segmento.

Foi aberto período de discussão onde os representes de CLAs e Lideranças presentes apresentaram suas propostas e relataram em breves palavras suas interpretações a respeito do funcionamento do Fórum Regional até agora e houveram vários questionamentos a respeito da “Credibilidade’ do mesmo com relação ao tratamento dado pelos órgãos governamentais.

Rogério Gomes (CLA/Lote XV) propôs que a eleição dos membros da Comissão não fosse feita no local, mas que fosse acordada nova data e local, e assim ficou combinado com os Representantes do CLA/D.Caxias, e do MUB que a reunião para eleição dos membros da Comissão Executiva do Fórum, seria no dia 11/02/2011 às 18:00hs no MUB/PILAR, participaram do encontro Sidney Neves (MUB), Solange Bergami (MUB), Daniel (MUB), João Roque (CLA/Amapá/D.Caxias), Jacy José (CLA/São Bento/D.Caxias), Tânia Regina (CLA/Mesquita), Carlos Gonçalves (CLA/Chatuba/Mesquita), Tica (CLA/Wona/B.Roxo), Enock (CLA/Heliópolis/B.Roxo), Dna.Elza (Comitê Gestor B.Roxo), Pastor Julio Costa (CLA/Andrade Áraujo/B.Roxo), Adriano Luís (CLA/Jd.Pernambuco/N.Iguaçu), Gilvoneick (DAMGEMT/N.Iguaçu) entre outras lideranças e representantes das Prefeituras. Ficou acordado que os nomes dos Membros para formação da Comissão Executiva serão entregues no próximo encontro do Fórum que acontecerá no dia 24/02/2011 em local a ser combinado e informado através da FASE.

O Fórum Regional de Participação e Controle Social é a instância Maior (Nível Estadual) de discussão do PROJETO IGUAÇU/PAC, em que Representantes dos CLAs, Membros dos Conselhos Municipais e Estaduais, Câmara de Vereadores, Sindicatos, Prefeituras entre outros órgão e entidades, se encontram para discutirem de forma MACRO, o Cronograma das obras e buscam alternativas para solucionar os problemas que surgem ao longo do processo de execução das mesmas entre assuntos relacionados a questões Ambientais e Verbas do Governo destinadas as Obras. Até agora o que temos percebido é que vários órgão tem simplesmente ignorado o Fórum e não participam como é o caso das Prefeituras, CEDAE, CEHAB, e não vemos a mobilização do Governo Estadual, a fim de atender as demandas apontadas durante os encontros, ou não atendem as demandas como deveriam, isso está claro aos Representantes dos CLAs e Lideranças que vem acompanhando todo o processo desde o início e esperam que está Comissão que está sendo formada alcance os resultados tão esperados por todos que acompanham o Projeto Iguaçu/PAC desde o início dos Estudos para implantação do mesmo na década de 1990.

Por: Rogerio Gomes - CAO Lote XV

Rogerio Gomes - Controle Social Projeto Iguaçu/PAC

Ex-coordenador Geral da Comissão Executiva do Fórum Regional de Controle Social do Projeto Iguaçu/PAC e Representante do CAO/LOTE XV - Comitê de Acompanhamento e Fiscalização das Obras do Projeto Iguaçu na Região do Rio Iguaçu - Bairro Lote XV - Belford Roxo - RJ - BRASIL

1 Comentários

  1. Unir forças é o caminho

    Penso que deve haver um maior engajamento de nós Representantes dos CLAs e Lideranças. Temos que ter por hábito atos de união, isto é, trocar maior número de informações possíveis que nos cheguem às mãos, tendo em vista que as informações atuais são desencontradas, fragmentadas características de atitudes ditatoriais. Este cronograma de obras que é citado por exemplo, cadê? Temos que ter cópias em nosso poder (sociedade civil) devidamente atualizado para avaliações. A verdade é que sempre fomos ignorados (digo por Nova Iguaçu), pelos órgãos responsáveis por este projeto. Talveis a culpa seja nossa mesma, por estarmos um tanto dispersos e não estar cobrando como deveria. Mas na medida do possivel estamos mostrando a nossa cara, nossa opinião e nossas ações falam por si só.
    A Audiência no MP/N.Iguaçu com a Promotora Dra. Patrícia é um importantíssimo passo e acredito que a justiça irá se empenhar na busca por soluções. Faço sugestão para que o próximo Fórum (24/02) seja aqui em Nova Iguaçu e em horário comercial.

    No mais, este blog esta de parabéns! pois está alcançando com sucesso o objetivo maior que é divulgação.

    Abçs,

    Alcy Maihoní Rodrigues
    CLA/DANON – Nova Iguaçu
    Diretor de Educação do MAB

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem