quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

GLOBONEWS grava matéria no Bairro Lote XV com Rogerio Gomes do CLA que fala sobre andamento das obras do Projeto Iguaçu/PAC na Baixada Fluminense.


Após reportagem veiculada no Jornal OGLOBO no último domingo dia 06/02/2011, onde abordava o atraso no cronograma de execução das obras do Projeto Iguaçu em vários municípios da Baixada, agora o canal GLOBONEWS quer ir mais a fundo sobre os fatos apresentados pelos representantes dos CLAs que informaram várias irregularidades na obra.

Apesar da resposta dada pela Assessoria do Ministério das Cidades, que informava a normalidade no andamento do cronograma das obras, essa não é bem a realidade, apontamos nós representantes dos CLAs durante a gravação da matéria.

Procuramos mostrar na matéria de hoje para GLOBONEWS que nós lideranças dos bairros que participamos dos CLAs Comitês Locais de Acompanhamento das Obras do Projeto Iguaçu, estamos há pelo menos 2 anos fazendo parte do processo de Controle Social das Obras (Prerrogativa do Estatuto das Cidades que legitima a Participação da Sociedades Civil no acompanhamento de obras de grande porte executada pelo governo)e temos todo fundamento quando questionamos a execução, os prazos e irregularidades durante o andamento do processo.

 

Rogerio Gomes do CLA/LOTE XV perguntou ao repórter Fabio Coimbra da GLOBONEWS o motivo da reportagem e ele informou que após as catástrofes na região serrana, a GLOBONEWS decidiu visitar os locais das enchentes na Baixada e saber como vai o andamento das obras de prevenção de enchentes e o que foi feito para que os problemas não tornassem a acontecer, se as famílias já haviam sido removidas, se havia alguns plano emergencial e a que pé estava o Projeto Iguaçu e que por isso fizeram contato com o comitê.

Rogerio Gomes convidou o Sr. José Miguel membro do CLA/PILAR/D.CAXIAS para participar da reportagem, pois sabendo se da situação calamitosa da região do Pilar e das famílias cadastradas para reassentamento e que ainda aguardam a solução para suas vidas, vemos a necessidade de ajudar essas pessoas, como também as famílias dos bairro Pq.Amorim e Jardim Brasil em Belford Roxo, em se tratando das áreas mais baixas e com isso mais atingidas pelas encehentes.

Os representantes não estão ou são contra o Projeto Iguaçu, informou Rogerio e Miguel, e deixaram bem claro que o Projeto Iguaçu foi planejado e elaborado apartir das lutas populares por melhores condições de vida para a população da Baixada Fluminense, na década de 90, com isso ele se torna fruto legítimo das reivindicações da população e da sociedade civil organizada, o que se está questionando é a execução, o cronograma, o acompanhamento das verbas destinadas e principalmente que os objetivos iniciais sejam respeitados para que a população possa enfim ter mais dignidade para se viver aqui na baixada.

Esta reportagem deverá passar nesta SEXTA FEIRA ou no SÁBADO às 22:00 no CANAL GLOBONEWS na atena parabólica, tv/canais por assinatura.

Fonte: Globo News

3 comentários:

  1. Rogério, não vi a matéria mas deve ter sido boa...li a matéria do Miguel no jornal O Dia.
    A minha pergunta para vc é: por que vc convidou o Miguel e não fez um convite também ao pessoal de Mesquita e Nova Iguaçu????Cara, só com união é que as coisas acontecem...e vc sabe que a grande sacanagem está não aí, afinal vcs receberam obras....a grande sacanagem está em não ter intervenção no Rio da Prata e em Nova Iguaçu...

    ResponderExcluir
  2. Oi Eliane !

    Infelizmente eu não pude fazer contato com os outros CLAs, pois a Globo me ligou as 12:30h aproximadamente e marcou as 14:00h no Bairro do Pilar e eu tive que mudar de roupa correndo e procurei avisar alguém do Pilar e São bento pela proximidade.

    Se eu tivesse tempo hábil com certeza teria avisado a vocês, mas nem sempre as coisas são como queremos e esperamos, mas vcs podem ter certeza que sempre que podemos ou nos dão oportunidade informamos os problemas e dificuldades de maneira macro, ou seja, falamos que em outros bairros e municípios também temos problemas, e que podemos indicar lideranças a serem procuradas nestas regiões.

    Sendo que isso não nos impede de informar os problemas que conhecemos, e nos comentamos durante a entrevista, mesmo que com pouco tempo, mas vcs sabem que depois da edição muita coisa é cortada. Fizemos uma proposta que a produção organiza-se se possível um "debate" entre lideranças da baixada, Governo do Estado e Técnicos da UFRJ para discutir a problemática da baixada,dei exemplo do programa 'GloboComunidade" eles gostaram da idéia e ficaram de pensar.

    Acredite que sempre que possível estamos encaminhando todas as demandas e inclusive as de vocês.

    Abraços Rogerio.

    ResponderExcluir
  3. Agora do dia 1 ao dia 2 de Janeiro de 2012 é que vamos ver a eficácia do sistema de bombeamento, é a hora da verdade.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir