segunda-feira, 25 de abril de 2011

Lideranças da Baixada Fluminense integrantes do Controle Social do Projeto Iguaçu participam de Encontro com a Presidente do INEA Marilene Ramos.


PROJETO IGUAÇU - - Bastante construtivo e esclarecedor foi o encontro entre os Representantes da Sociedade Civil organizada que integram a Comissão Executiva do Fórum Regional de Participação e Controle Social do Projeto Iguaçu e a Presidente do INEA (Instituto Estadual do Ambiente RJ) Sra. Marilene Ramos que aconteceu no último dia 19/04/2011 às 10 da manhã na sede da instituição localizada no centro do Rio de Janeiro. Segundo os Representantes do MUB (Federação das Associações de Bairros de D.Caxias) Sidney Neves e Solange Bergami, apesar das controvérsias iniciais apontadas pela Presidente do INEA no que tange ao modelo de participação e controle social previsto para o Projeto Iguaçu e o desempenhado pelos CLAs Comitês Locais, o encontro foi promissor e criou uma “ponte’ entre as lideranças e o Governo e que facilitara o fluxo de informações e um diálogo mais propositivo.

Marilene Ramos, após ouvir os argumentos pontuados e pautados, primeiramente pelo Coordenador da Comissão Executiva Rogerio Gomes que norteou sua fala no “histórico” processo de participação popular exercido pelos movimentos sociais organizados que tiveram papel preponderante no processo democrático em busca de políticas públicas direcionadas para população dos municípios da Baixada Fluminense e que precisam ser reconhecidos hoje, pois estão inseridos no CLAs e continuam suas lutas por melhores condições de vida para a sofrida população fluminense, tendo apontado também que o que mais dificultou o acompanhamento do Projeto Iguaçu foi à falta de informações qualificadas ou a ausência delas.

Participaram do Encontro e apresentaram suas considerações o Sr. José Luís (CLA/Sarapuí/S.J.Meriti), Sr.Luís Simplício (Federação das Associações de Bairros Mesquita), Sr.Enock Alves (CLA/Botas/B.Roxo), Sra.Valdenice Pimentel (Federação das Associações de Bairros S.J.Meriti) e o Sr.Paulo César (CLA/Sarapuí/B.Roxo) que apresentaram questões significantes para otimizar o processo de acompanhamento exercido pelo CLAs, não só no Projeto Iguaçu, mas também para os próximos projetos que estão em planejamento e licitação, e que funcionarão como complementação do Projeto Iguaçu e deveram ser alvo do mesmo processo de participação.

Relataram algumas dificuldades e Demandas locais e apresentaram algumas sugestões fundamentadas pelas discussões do Fórum Regional, na busca de unificar e qualificar o trabalho desenvolvido por todos os companheiros inseridos nos CLAs e organizações participantes do processo de controle social do Projeto Iguaçu em toda a Baixada.

A Presidente comentou a respeito das sucessivas cobranças e pressões sofridas pelas lideranças através das matérias veiculadas na mídia e durantes o encontro do Fórum Regional e disse não entender boa parte das cobranças, ela também comentou sobre as dificuldades em tirar do papel um Projeto com tamanha “envergadura” com é o Projeto Iguaçu (cerca de 1,2 BILHÕES) entre outras dificuldades internas do Governo, a presidente comentou sobre as obras do Bairro Prata e no Manhoso em Nova Iguaçu que estão em fase de planejamento para execução e as dificuldades para fazer uma obra que não estava planejada, mas que devido à demanda local esta buscando alternativas para sanar o problema entre outras dificuldades apresentadas por ela, a Presidente entregou em “mãos” DOCUMENTO REPONDENDO A CARTA CONTENDO VÁRIOS QUESTIONAMENTOS APONTADOS PELOS MEMBROS DA COMISSÃO EXECUTIVOS E CLAs e que desde o mês de dezembro de 2010 aguardava- se a resposta oficial do Governo e que será discutido com as lideranças no próximo encontro.

A Comissão Executiva apresentou proposta a Presidente para que este encontro pudesse se permanente para que o processo fosse mais ágil e qualificado e as demandas pudessem ser discutidas com Ela e a Coordenação do Projeto Iguaçu (Eng.Irinaldo) diretamente, o que foi aceito pela mesma que condicionou algumas regras a serem seguidas a fim de nortear e sistematizar os próximos encontros. Também participaram deste encontro a Sra. Denise Lobato (SEA), Sra. Monaliza Coordenador do Trabalho Social (em Substituição a Solange Bezerra/SEA), Sra. Débora (INEA), Sr.Aércio (FASE), Sr. Rafael (Advogado/SEA), gostaria de informar que infelizmente o Sr.Edson representante do MAB e o Sr.Gilvoneick (APADEMA) não puderam participar do encontro, embora estivessem presentes a mesa e tiveram que se retirar a pedido do Sr.Irinaldo Coordenador Geral do Projeto Iguaçu que argumentou que, fora combinado previamente que só participariam do encontro os membros da Comissão Executiva já empossados e como não era o caso se acatou o pedido.

As lideranças locais integrantes dos CLAs e do Fórum Regional se encontrarão nesta terça feira 26/04 as 18 horas no Auditório da Secretaria de Educação de D.Caxias para discutir o encontro.

Um comentário:

  1. GRANDE ABSURDO,

    A atitude autoritária,sem propósito e, fascista do funcionário do INEA(cujo salário é pago por nós... sociedade), em não permitir a presença do diretor da Federação das Associações de Bairros da Cidade de Nova Iguaçu – MAB, Sr. Edson e do Sr. Gilvoneick (APEDEMA), mesmo considerando que os mesmos não pertencem a Comissão Executiva. Só tenho que lamentar que as obras deste Projeto Iguaçu que está para entrar aqui na região de Nova Iguaçu venha ser comandada por gestores retrógrados, oportunistas que visam apenas benefícios políticos. Essa senhora Marilene em dizer que não entende boa parte das cobranças... é pra rir ou chorar? Que escolaridade ela possui, que faz com que ela não entenda? Com relação a sociedade civil representados pelos Comitês Locais de Acompanhamento, estes sim estão de parabéns pois lutam com nobreza, apesar de estarem em diversas situações nadando contra a maré. Enfim é tudo que tenho a dizer.

    Diretor de Educação do MAB
    Conselho Gestor da APA Gericinó Mendanha

    ResponderExcluir