sexta-feira, 21 de setembro de 2012

ESTADO VAI REASSENTAR MAIS 2,5 MIL FAMÍLIAS QUE VIVEM EM ÁREA DE RISCO.

Segunda fase do Projeto Iguaçu também prevê construção de 20 quilômetros de diques no Rio Sarapuí
O secretário do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, apresentaram nesta quarta-feira (19/9), em audiência pública realizada em Duque de Caxias, a segunda fase do Projeto Iguaçu, que está promovendo, através de um amplo conjunto de intervenções, o controle de inundações e a recuperação ambiental das bacias dos rios Iguaçu, Sarapuí e Botas, na Baixada Fluminense. 

Entre as ações do projeto está o reassentamento de 2,5 mil famílias que vivem em áreas de risco de inundação nas margens dos rios. A segunda fase também prevê construção de 20 quilômetros de diques no Rio Sarapuí, a construção de cinco pontes em Belford Roxo e Duque de Caxias.

Em Duque de Caxias, no Rio Iguaçu, estão previstas a recuperação do pôlder São Bento, a dragagem de cinco valões, com retirada de 20 mil metros cúbicos de sedimentos, e de um canal auxiliar do rio, além de implantação de três parques fluviais. No Rio Sarapuí, haverá dragagem de 1,5 milhões de metros cúbicos de sedimentos e recuperação de 4,6 quilômetros de mata ciliar. No pôlder Alberto de Oliveira, haverá recuperação de 200 mil metros quadrados do reservatório pulmão, construção de canal de cintura e via marginal e construção de nove campos de futebol.

Em Mesquita, está prevista a construção da barragem D.Eugênia, com 23 metros de altura e 102 metros de extensão, que amortecer as cheias no centro da cidade. Em Belford Roxo, o estado vai construir dois parques urbanos e três parques fluviais na área do pôlder Jardim Gláucia-Redentor e dragar 37 mil metros cúbicos em sete valões.

Iniciado em 2007, o Projeto Iguaçu já reassentou cerca de três mil famílias, além de dragar 56 quilômetros de rios, com retirada de 5 milhões de metros cúbicos de sedimentos, lixo e pneus. Foram construídos 10 quilômetros de ciclovias, 12,5 quilômetros de vias marginais, três pontes e oito parques fluviais, além de estação de bombeamento e estruturas de comportas.
Fonte: Governo do Estado RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário