Construção da Ponte da Rua Impala paralisada, moradores circulam livremente pela ponte em meio aos vergalhões e risco de acidentes

Devido a paralisação da obra da Ponte da Rua Impala e o sumiço dos operários, moradores estão circulando normalmente
]pela ponte em meio aos vergalhões e risco de acidentes.


PONTE DA IMPALA - Um promessa aguardada a quase 30 anos, a construção da Ponte da Rua Impala (antiga Rede Ferroviária Federal RFFSA) iniciada a mais de uma ano, que fica sobre o Canal do Outeiro que separa os bairros do Lote XV e o Jardim Brasil em Belford Roxo, está paralisada desde julho deste ano(2025), quando após 20 minutos de chuva forte as ruas do bairro Jardim Taboca ficar tomado pela água e gigogas, que ficaram retidos pela ponte, que está muito baixa. Um problema já pontado anteriormente e ignorado pelo executores da obra.

Nós já havíamos denunciado em várias postagens em nossas redes sociais apontando o erro de projeto e de construção da ponte, pois a mesma visivelmente estava baixa e obviamente era de se imaginar que era uma questão de tempo para acontecer este fato, ainda bem que foi antes da chegada do verão e das chuvas do final do ano, quando problema poderia ter sido bem mais grave.

 

Em postagem de julho, durante essa chuva do dia 25 de julho já havíamos registrado o problema leia em:


Leia também:  

FUTURA PONTE QUE LIGARÁ A RUA IMPALA AO JARDIM BRASIL NO LOTE XV RECEBE VIGAS



Na ocasião além de divulgar esse registro na mídia, enviamos o material para o INEA Instituto Estadual do Ambiente através do Engenheiro Ricardo Ferreira que informou ter repassado as informações aos seus superiores da DIRAM Diretoria de Recuperação Ambiental que ficou tomar as providencias necessárias para resolver o impasse junto a Secretaria de Obra e EMOP responsáveis pela construção da ponte. 

Ponte de Santa Maria sobre o Rio Botas em Belford Roxo durante as enchentes de 2024.

Após passarem alguns dias percebemos um grupo de operários e engenheiros trabalhando na ponte e fizemos contato novamente com o INEA e fomos informados que estavam preparando a ponte para ser "levantada" futuramente e que não apenas essa ponte mais outras 6 pontes sobre o Rio Botas em Belford Roxo também passariam por obras para elevarem as mesmas pois estão em cotas muito baixas e acabam represando a água nos períodos das fortes chuvas como é o caso da Ponte de Santa Maria, o que pudemos comprovar após eu ter recebido a apresentação do PROJETO IGUAÇU/NOVO PAC onde conta a previsão desas obras .

Ilustração da apresentação do Projeto Iguaçu/Novo PAC aponta o local das pontes a serem substituídas ou levantadas
sobre o Rio Botas e,m Belford Roxo.

Um outro problema relatado pelo moradores e sobre a distância que precisam andar para dar a volta e chegar no Lote XV, devido o fechamento da ponte antiga que ficava no local. Enquanto isso os moradores circulam normalmente pela ponte sujeitos a acidentes como quedas ou arranhões provocados pelos vergalhões expostos, sem contar que ainda não existe guarda corpo instalado o que torna o local ainda mais propicio a quedas e aproveitando a oportunidade gostaríamos de lembrar que se, pelo menos, tivessem organizado uma reunião preliminar as obras com a comunidade para apresentar o projeto de construção da ponte, poderíamos ter levantado a questão da altura da ponte, com o intuito de saber se não agravaria as enchentes na região, que uma das questões mais relevantes pros moradores e a questão da implantação de uma "passarela provisoria" no local para facilitar a travessia dos moradores, perincipalmente os idosos e crianças e trabalhadores que saem de madrugada e ficam sujeitos a assaltos e outros tipos de crimes.  

Se, pelo menos algum representante do legislativo municipal eleito pelo povo pra representar o povo, tivesse tomado a iniciativa de propor a instalação de uma "passarela provisória" no local, ia ajudar bastante, mas acho que eles estão mais preocupados com a "politica do pão e circo" que praticam com frequência, como as "festas de dia das crianças" espalhadas pela cidade como aconteceu no último domingo onde distribuíram centenas ou milhares de brinquedos, bicicletas e comida e refrigerante a vontade o dia todo realmente uma gastança desenfreada que fizeram, só não sei como eles conseguem isso como a salário de menos de 13 mil Reais bruto que recebem (não sei ao certo pois é guardada a sete chaves essa informação) sem contar como os gastos com gasolina, comida e outras despesas de casa, como sobra tanto dinheiro pra comprar tanta coisa, é devem saber algum segredo que não sabemos como o de multiplicação de dinheiro público. Sem problemas, afinal quem está preocupado como isso não é. 


https://www.pacto.rj.gov.br/ficha.php?p=1297

PLANTAS

Apesar de mencionar levantamento feitos na bacia em questão com dados pluviométricos baseados em informações de órgãos importantes inclusive do INEA e da COOPETEC, nas suas este relatório em suas 63 páginas não menciona em momento algum o Projeto Iguaçu ou o Plano Diretor de Recursos Hídricos e Recuperação Ambiental das bacias dos Rio Iguaçu, Botas e Sarapuí ou menciona estar baseado ou levando em consideração o Projeto de Controle de Inundação ou mesmo as Mudanças Climáticas infelizmente. Caso queira comprovar clique na imagem ou no titulo e acesse o documento na integra.
Clique e acesse o documento

Clique e acesse o documento


Devido ao sumiço dos operários e falta de providências por parte da prefeitura, os próprios moradores "liberaram" o acesso pela ponte em obra, mesmo estando cheia de vergalhões a mostra e o risco de acidente, enquanto a questão não é resolvida e a ponte levantada. 

A obra da ponte da rua impala está paralisada a, pelo menos, um mês e nem operários temos visto por lá. Vamos aguardar pra ver o que acontece.

Confira as fotos dos local:












Por Rogerio Gomes
Controle Social do Projeto Iguaçu  

Rogerio Gomes - Controle Social Projeto Iguaçu/PAC

Ex-coordenador Geral da Comissão Executiva do Fórum Regional de Controle Social do Projeto Iguaçu/PAC e Representante do CAO/LOTE XV - Comitê de Acompanhamento e Fiscalização das Obras do Projeto Iguaçu na Região do Rio Iguaçu - Bairro Lote XV - Belford Roxo - RJ - BRASIL

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem