PROJETO IGUAÇU será retomado em Belford Roxo, reunião de apresentação acontecerá sexta feira dia 19/12


BELFORD ROXO
- Agora chegou a vez de Belford Roxo discutir a Retomada do PROJETO IGUAÇU, na próxima sexta feira dia 19/11 acontecerá a 1ª Reunião de Apresentação do PROJETO IGUAÇU NOVO PAC na cidade. São 208 Milhões destinados a cidade para obras de combate as enchentes e preservação ambiental.

Após passar mais de 12 anos praticamente parado, depois das irregularidades encontradas pelo TCE/TCU em contratos da 2º fase e após termos sofridos fortes enchentes como as do ano passado (2024) quando veio a tona o "sucateamento" das estruturas entregues entre 2009/2012 em Belford Roxo pelo Governo do Estado através do Projeto de Combate as Enchentes, o Projeto Iguaçu será retomado na cidade. As discussões começaram por Duque de Caxias onde já foram realizadas 2 reuniões e uma Visita Técnica que mobilizou Lideranças do Movimento Social Organizado, Técnicos do INEA e da Prefeitura de Duque de Caxias.

Reportagem do Portal RioOnWatch como está a situação das áreas que receberam obras do Projeto Iguaçu na
Baixada Fluminense. Leia agora Clique aqui

Segundo a apresentação feita em Duque de Caxias por Luis Renato Vergara coordenador do projeto do INEA, o Projeto Iguaçu foi divido em partes ou fases, sendo a primeira em Duque de Caxias orçada em 160Milhões, já Belford Roxo tem o valor de 208 Milhões previstos para obras nesse primeiro contrato, mas ainda tem mais dois contratos previstos no valor de 108 Milhões e 212 Milhões. Confira no quadro abaixo.



O encontro será realizado na sexta feira dia 19/12, no Auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Prédio da CIDADANIA) localizado na Av. Retiro da Imprensa, 1423 no bairro Piam em Belford Roxo e é aberto a toda população.

O encontro promete, pois as obras e estruturas entregues pelo Projeto Iguaçu foram todas abandonadas o que agravou a situação e aumentou a incidência das enchentes na cidade e bairros que sequer enchiam passaram a encher, principalmente após a prefeitura de Belford Roxo ter realizado obras que não seguiram os critérios orientados no Projeto Iguaçu. Daí bairros como Cantão de Belford Roxo, Santa Maria, SGT Roncalli, Itaipú e a região do Parque Amorim, Jardim Brasil, Jardim do Ipê e Parque Colonial que sofreram ao longo deste anos mais de 4 enchentes, pelo menos e além dos transtornos sofridos com as enchentes vem a questão das dificuldades encontrada para receber o Benefício do Cartão Recomeçar, da Cesta Básica e o Kit de Limpeza enviados pelo MDS Ministério do Desenvolvimento Social que "nunca" chegou a população.

Rogerio Gomes, ex-coordenador da Comissão Executiva de Controle Social do Projeto Iguaçu 1ª fase acompanhado por
Prof Paulo Canedo da Coppe UFRJ e Luis Renato Vergara do INEA durante reunião de apresentação em Duque de Caxias.


Preparem-se porque esse evento vai ferver!

LEIA MAIS SOBRE A PARALIZAÇÃO DO PROJETO IGUAÇU EM:

Criado para Conter Enchentes, Projeto Iguaçu Está Atrasado e Superfaturado Enquanto População da Baixada Sofre com Obras Ineficazes e Falta de Manutenção




Por: Rogerio Correia Gomes
CAO/Rio Iguaçu 
#projetoiguaçu  #projetoiguaçunovopac  #novopac  #baixadafluminense  #noticiasdabaixada  #noticiasdebelfordorxo  #belfordroxo  #prefeituradebelfordroxo #enchente
 

Rogerio Gomes - Controle Social Projeto Iguaçu/PAC

Ex-coordenador Geral da Comissão Executiva do Fórum Regional de Controle Social do Projeto Iguaçu/PAC e Representante do CAO/LOTE XV - Comitê de Acompanhamento e Fiscalização das Obras do Projeto Iguaçu na Região do Rio Iguaçu - Bairro Lote XV - Belford Roxo - RJ - BRASIL

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem