CONSULTA PÚBLICA: População de Belford Roxo participou do Diagnóstico Participativo sobre o PROJETO IGUAÇU e às ENCHENTES


BELFORD ROXO - Aconteceu nos dias 28 e 29 de Janeiro na cidade de Belford Roxo uma Consulta Pública sobre as ações do Projeto Iguaçu na cidade e sobre as Enchentes que atingem constantemente a região.

Conduzido pela Prefeitura de Belford Roxo com o apoio da Empresa COORDENA, técnicos percorreram rua do bairros Xavantes e Farrula e posteriormente os bairros do Lote XV, Boa Ventura(Beira Linha) Jardim Taboca e Jardim Brasil onde pelo menos 5 equipes realizaram um trabalho de abordagem aos moradores que eram convidados a dar sua contribuição. No formulários digital havia perguntas sobre se havia transtorno devido a Alagamentos, Falta de Saneamento Básico, Drenagem e Calçamento das ruas, também recebeu propostas, sugestões de demandas entre outros questionamentos.

A atividade começou na quarta-feira dia 28/1 com uma TENDA COMUNITÁRIA organizada na Escola Municipal Bispo Moacyr de Oliveira localizada no Bairro Xavantes onde deram realizados pelo menos 160 Consultas permanecendo as equipes nesto local das 9h às 16hs e posteriormente na quinta-feira 29/1 o trabalho foi realizado no bairro do Lote XV e Adjacências.


Lá no Lote XV, as equipes foram divididas sendo que ficou baseada no CRAS, onde a Coordenadora Erika Catermol representante da COORDENA controlou o trabalho juntamente a técnicos da Prefeitura. Uma equipe foi designada para percorrer as ruas do Bairro Boa Ventura(Beira Linha), uma outra as Ruas Iporanga, Dr.Wantuir (Rua do Supermarket) Rua Guarujá e Rua Padre Egídio Carmelinck uma área que sofre com "alagamentos crônicas" a décadas sendo que outra equipe com suas consultoras foram designadas para atender os moradores da região do Bairro Jardim Taboca onde o atendimento foi realizado em frente a AMORJAT (Associação de Moradores do bairro Jardim Taboca) e uma última equipe que ficou móvel a qual eu Rogerio Gomes e Mary Gomes a Coordenadora Angélica da PMBR e um consultor da COORDENA percorreram todos os bairros tendo atendido moradores de diversas regiões.



As equipes se mobilizaram e trabalharam duro sob "Sol escaldante e Chuva forte" correndo risco de raios e danificar os equipamentos. Mas isso não impediu que o trabalho fosse concluído e segundo a Erika foram realizados ao todo 351 Consultas das 350 de meta prevista.

A equipe finalizou o trabalho praticamente as 18h no centro do Lote XV, onde tanto moradores quanto comerciantes puderam dar sua parcela de contribuição, todos esgotados e exaustos inclusive eu e Mary que não somos mais jovens.

Dessa consulta será produzido um Diagnóstico que subsidiará as ações do Projeto Iguaçu na cidade. O Documento será encaminhado tanto ao Governo Federal quanto a Caixa Econômica.

Essa mesma atividade também está prevista pra acontecer na região do Pilar, Jardim das Flores, Vila Alzira e Cidade dos Meninos em Duque de Caxias em breve. O local é data ainda não foram informados.

Continue acompanhando as atividades do Projeto Iguaçu em nossas Redes Socias.

 


Por: Rogerio Gomes 
CAO/ Rio Iguaçu 

Rogerio Gomes - Controle Social Projeto Iguaçu/PAC

Ex-coordenador Geral da Comissão Executiva do Fórum Regional de Controle Social do Projeto Iguaçu/PAC e Representante do CAO/LOTE XV - Comitê de Acompanhamento e Fiscalização das Obras do Projeto Iguaçu na Região do Rio Iguaçu - Bairro Lote XV - Belford Roxo - RJ - BRASIL

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem