LIVE - Quarta 21/01 - Depois de uma semana Chuvosa na Baixada "NÃO HOUVE ENCHENTE". O quê houve realmente, estamos seguros?

Clique na imagem e assista o vídeo.

BAIXADA FLUMINENSE
-  Após quase uma semana de chuva na Baixada Fluminense, não foram registrados até agora, nenhum fato muito grave e alagamentos como aconteceu em outras ocasiões como em janeiro de 2024 e também como as enchentes de 2009/2010 que causaram bastante estragos e até perdas de vidas. Mas será que isso aponta que estamos seguros, será que as obras feitas nos municípios de fato resolveram a coisa e a população da Baixada Fluminense pode dormir em paz sem preocupação com as chuvas e consequentemente com as enchentes como tem sido divulgado pela mídia em geral?

Nos bairros do Pantanal e Pilar em Duque de Caxias moradores divulgaram vídeos mostrando ruas alagadas durante as chuvas.

Vamos fazer uma analise das informações disponíveis na internet, pelo próprio Google usando a IA, pra fazer um comparativo sobre estas ocasiões de eventos de chuva.

PERGUNTAMOS A "IA"

Qual foi o volume acumulado de chuva na enchente de 2009 e 2010 em Belford Roxo na Baixada Fluminense?

Resposta: Nas enchentes históricas que atingiram a Baixada Fluminense entre o final de 2009 e o início de 2010, os volumes de chuva registrados foram excepcionais para a região:

  • Dezembro de 2009: No final do mês, chuvas intensas causaram o transbordamento de rios como o Botas e o Sarapuí. Em alguns pontos da Baixada, o acumulado em apenas 24 horas superou os 150 mm, valor que representava quase a média esperada para o mês inteiro.
  • Janeiro de 2010: A situação se agravou logo no primeiro dia do ano. Na virada de 2009 para 2010, o volume de chuva em Belford Roxo e cidades vizinhas (como Angra dos Reis e Rio de Janeiro) atingiu marcas críticas. No acumulado do período mais crítico das chuvas (dezembro/janeiro), algumas estações da região registraram totais superiores a 400 mm.
  • Impacto Local: Em Belford Roxo, o transbordamento do Rio Botas foi o principal fator de inundação, deixando milhares de desabrigados e desalojados. 



Qual foi o volume acumulado de chuva na enchente de janeiro de 2024 em Belford Roxo na Baixada Fluminense?

Durante as fortes chuvas que atingiram a Baixada Fluminense entre os dias 13 e 14 de janeiro de 2024, Belford Roxo registrou um volume acumulado superior a 100 mm em apenas 24 horas. 
Os dados específicos sobre a enchente de janeiro de 2024 indicam que:
  • Intensidade: Em apenas três dias, choveu no município mais do que o esperado para todo o mês de janeiro.
  • Comparativo Regional: Enquanto Belford Roxo ultrapassou os 100 mm, cidades vizinhas como Duque de Caxias chegaram a registrar picos de 213,6 mm no mesmo período.
  • Impacto: O temporal causou inundações severas em diversos bairros, com relatos de casas completamente submersas e até a presença inusitada de jacarés em vias públicas devido ao transbordamento de rios. 

E quanto as chuvas que caíram até agora na Baixada segundo os registro divulgados


Sirenes acionadas

De acordo com a Defesa Civil Estadual, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi o município que registrou o maior volume de chuva. No bairro Pantanal, o acumulado chegou a 213,6 milímetros em 24 horas. Também foram registrados volumes superiores a 100 mm em cidades como Itaguaí, Queimados, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Rio Claro, Angra dos Reis e Mangaratiba.

Ao todo, 265 sirenes de alerta foram acionadas em diversas localidades do estado, incluindo Barra Mansa (10), Barra do Piraí (15), Duque de Caxias (17), Magé (10), Petrópolis (22), Rio de Janeiro (155), Teresópolis (24) e São João de Meriti (12).

O Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) informou que há registro de chuva moderada nas regiões Norte, Noroeste, Serrana, Baixa Litorânea e Metropolitana. Também foi emitido alerta de ressaca entre Paraty e Arraial do Cabo, com ondas de até 2,5 metros.




Se analisarmos os dados do informe da Defesa Civil de Belford Roxo percebemos que alguns pontos a chuva oscilou abaixo dos índices dos casos anteriores tendo em alguns pontos atingido volume acima de 100mm em 72h ou 3 dias de chuva como mostra as ilustrações acima.

Reportagem do Portal O TEMPO.


Resumindo, na maior parte da cidade de Belford Roxo os índices de volume de chuva ficaram abaixo das ocasiões que causaram maiores transtornos na cidade, onde chuvas pontuais e em maior volume e tempo atingiram regiões como o Parque Amorim, Jardim Brasil, Parque Colonial Jardim do Ipe, Roseiral e Vila Pauline na região do Polder do Outeiro no Lote XV e bairros como Cantão de Heliópolis, Xavantes, Babi, Santa Maria e Sgt Roncalli, regiões consideradas mais baixas e causaram muitos danos, ou seja, se estas regiões tivessem recebido o mesmo volume de chuva poderíamos saber se realmente estamos seguros, pois afinal, apesar da prefeitura ter realizado algumas obras parciais de dragagem e limpezas de alguns rios da cidade, as ações de Macrodrenagem previstas pelo Projeto Iguaçu ainda não começaram e aguardam as questões burocráticas serem resolvidas entre essas a licitação para a escolha da empresa que fará a obra prevista para iniciar ainda em abril deste ano de 2026.

Com inúmeras cidades no Mundo e no Brasil passando por sérios problemas oriundos de eventos extremos provocados pelas Mudanças Climáticas fica a pergunta:

Será que as cidades localizadas em regiões mais baixas da Baixada Fluminense como Belford Roxo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu estão de fato preparadas para um evento desses?

Só o tempo, a chuva vai dizer.

Assista a nossa Live gravada na última quarta feira 21/01/26

 


Por: Rogerio Gomes
Fontes: Google IA/Melodia FM/Informe do Vale RJ/Clima Tempo
Link: https://www.melodia.com.br/noticia-alerta-temporal-provoca-transtornos-no-rio-de-janeiro-13668
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2024/01/15/tres-cidades-da-baixada-fluminense-registraram-em-dois-dias-a-media-de-chuva-de-todo-o-mes-de-janeiro.ghtml

Rogerio Gomes - Controle Social Projeto Iguaçu/PAC

Ex-coordenador Geral da Comissão Executiva do Fórum Regional de Controle Social do Projeto Iguaçu/PAC e Representante do CAO/LOTE XV - Comitê de Acompanhamento e Fiscalização das Obras do Projeto Iguaçu na Região do Rio Iguaçu - Bairro Lote XV - Belford Roxo - RJ - BRASIL

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem