Lideranças, Moradores e INEA discutem obras do Projeto PAC 23 VALÕES em Duque de Caxias

Sidney Neves diretor do MUB defendeu novo encontro.

REUNIÃO - Aconteceu na última quinta feira mais uma reunião de acompanhamento das obras de Prevenção de Enchentes, nesta etapa as lideranças mobilizadas se reuniram na sede do MUB - Federação das Associações de Moradores de Duque de Caxias, localizada no Bairro do Pilar, onde participaram do encontro e das discussões agentes do INEA como a Coordenadora do trabalho sócio-ambiental Erika Carthemol, o fiscal geral da obra Eng. João Batista, representantes da Casa da Cultura.

Rogerio Gomes compareceu ao encontro.

O encontro tinha a finalidade de apresentar o cronograma de atividades do projeto PAC 23 Valões que já estar em andamento nos bairros Olavo Bilac, e Sarapuí em D. Caxias e Santa Tereza, Jardim Glaúcia, Redentor e Bom Pastor em Belford Roxo, entretanto não foi possível apresentar o slide, contendo a apresentação e as discussões não puderam se estender devido a falta de energia elétrica do local e sendo assim apenas aconteceu um 'bate papo" superficial entre os presentes.

Erika Cathermol (costa) e Eng. João Batista do INEA.

Um dos pontos comentados foi a questão da "invasão" do terreno localizado às margens da Av. Presidente Kennedy  próximo a Feuduc, onde centenas de famílias ocuparam o local e montaram  várias barracas de lonas e entre elas muitas mulheres e crianças, sendo que o grupo era liderado por um grupo organizado, após permanecerem menos de 48 horas no local foram retirados pela polícia militar que cumpriu a reintegração de posse para o estado que pretende construir no local um Conjunto Habitacional destinado as Famílias Ribeirinha no Bairro Pilar, São Bento e Sarapuí, as lideranças repudiaram a ação isolada de ocupação, pois o terreno citado e a questão habitacional de reassentamento das Famílias ribeirinha residentes nas margens do Rios da Região, já se estende por alguns anos onde têm sido, continuamente apresentado ao Governo do Estado a demanda, sendo que apenas há alguns meses foi comunicado a liberação da área, e agora vem este grupo que nunca participou de nenhuma discussão do projeto e ocupa uma área que custou muito a ser disponibilizada e que já tem sua finalidade garantida - comentou uma liderança.

Lideranças e Moradores compareceram ao encontro.

A Visita Técnica marcada para acontecer em Duque de Caxias na última sexta feira dia 9 também foi cancelada e será agendada nova data, esta semana aconteceram atividades do projeto nos bairros de Nova Iguaçu e Belford Roxo, na próxima semana acontecerão atividades em Mesquita e Belford Roxo.     
Por: Rogerio Gomes

Rogerio Gomes - Controle Social Projeto Iguaçu/PAC

Ex-coordenador Geral da Comissão Executiva do Fórum Regional de Controle Social do Projeto Iguaçu/PAC e Representante do CAO/LOTE XV - Comitê de Acompanhamento e Fiscalização das Obras do Projeto Iguaçu na Região do Rio Iguaçu - Bairro Lote XV - Belford Roxo - RJ - BRASIL

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem