segunda-feira, 25 de abril de 2011

Lideranças da Baixada Fluminense integrantes do Controle Social do Projeto Iguaçu participam de Encontro com a Presidente do INEA Marilene Ramos.


PROJETO IGUAÇU - - Bastante construtivo e esclarecedor foi o encontro entre os Representantes da Sociedade Civil organizada que integram a Comissão Executiva do Fórum Regional de Participação e Controle Social do Projeto Iguaçu e a Presidente do INEA (Instituto Estadual do Ambiente RJ) Sra. Marilene Ramos que aconteceu no último dia 19/04/2011 às 10 da manhã na sede da instituição localizada no centro do Rio de Janeiro. Segundo os Representantes do MUB (Federação das Associações de Bairros de D.Caxias) Sidney Neves e Solange Bergami, apesar das controvérsias iniciais apontadas pela Presidente do INEA no que tange ao modelo de participação e controle social previsto para o Projeto Iguaçu e o desempenhado pelos CLAs Comitês Locais, o encontro foi promissor e criou uma “ponte’ entre as lideranças e o Governo e que facilitara o fluxo de informações e um diálogo mais propositivo.

Marilene Ramos, após ouvir os argumentos pontuados e pautados, primeiramente pelo Coordenador da Comissão Executiva Rogerio Gomes que norteou sua fala no “histórico” processo de participação popular exercido pelos movimentos sociais organizados que tiveram papel preponderante no processo democrático em busca de políticas públicas direcionadas para população dos municípios da Baixada Fluminense e que precisam ser reconhecidos hoje, pois estão inseridos no CLAs e continuam suas lutas por melhores condições de vida para a sofrida população fluminense, tendo apontado também que o que mais dificultou o acompanhamento do Projeto Iguaçu foi à falta de informações qualificadas ou a ausência delas.

Participaram do Encontro e apresentaram suas considerações o Sr. José Luís (CLA/Sarapuí/S.J.Meriti), Sr.Luís Simplício (Federação das Associações de Bairros Mesquita), Sr.Enock Alves (CLA/Botas/B.Roxo), Sra.Valdenice Pimentel (Federação das Associações de Bairros S.J.Meriti) e o Sr.Paulo César (CLA/Sarapuí/B.Roxo) que apresentaram questões significantes para otimizar o processo de acompanhamento exercido pelo CLAs, não só no Projeto Iguaçu, mas também para os próximos projetos que estão em planejamento e licitação, e que funcionarão como complementação do Projeto Iguaçu e deveram ser alvo do mesmo processo de participação.

Relataram algumas dificuldades e Demandas locais e apresentaram algumas sugestões fundamentadas pelas discussões do Fórum Regional, na busca de unificar e qualificar o trabalho desenvolvido por todos os companheiros inseridos nos CLAs e organizações participantes do processo de controle social do Projeto Iguaçu em toda a Baixada.

A Presidente comentou a respeito das sucessivas cobranças e pressões sofridas pelas lideranças através das matérias veiculadas na mídia e durantes o encontro do Fórum Regional e disse não entender boa parte das cobranças, ela também comentou sobre as dificuldades em tirar do papel um Projeto com tamanha “envergadura” com é o Projeto Iguaçu (cerca de 1,2 BILHÕES) entre outras dificuldades internas do Governo, a presidente comentou sobre as obras do Bairro Prata e no Manhoso em Nova Iguaçu que estão em fase de planejamento para execução e as dificuldades para fazer uma obra que não estava planejada, mas que devido à demanda local esta buscando alternativas para sanar o problema entre outras dificuldades apresentadas por ela, a Presidente entregou em “mãos” DOCUMENTO REPONDENDO A CARTA CONTENDO VÁRIOS QUESTIONAMENTOS APONTADOS PELOS MEMBROS DA COMISSÃO EXECUTIVOS E CLAs e que desde o mês de dezembro de 2010 aguardava- se a resposta oficial do Governo e que será discutido com as lideranças no próximo encontro.

A Comissão Executiva apresentou proposta a Presidente para que este encontro pudesse se permanente para que o processo fosse mais ágil e qualificado e as demandas pudessem ser discutidas com Ela e a Coordenação do Projeto Iguaçu (Eng.Irinaldo) diretamente, o que foi aceito pela mesma que condicionou algumas regras a serem seguidas a fim de nortear e sistematizar os próximos encontros. Também participaram deste encontro a Sra. Denise Lobato (SEA), Sra. Monaliza Coordenador do Trabalho Social (em Substituição a Solange Bezerra/SEA), Sra. Débora (INEA), Sr.Aércio (FASE), Sr. Rafael (Advogado/SEA), gostaria de informar que infelizmente o Sr.Edson representante do MAB e o Sr.Gilvoneick (APADEMA) não puderam participar do encontro, embora estivessem presentes a mesa e tiveram que se retirar a pedido do Sr.Irinaldo Coordenador Geral do Projeto Iguaçu que argumentou que, fora combinado previamente que só participariam do encontro os membros da Comissão Executiva já empossados e como não era o caso se acatou o pedido.

As lideranças locais integrantes dos CLAs e do Fórum Regional se encontrarão nesta terça feira 26/04 as 18 horas no Auditório da Secretaria de Educação de D.Caxias para discutir o encontro.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

INEA realiza encontro com moradores do Bairro Lote xv em Belford Roxo para discutir atrasos no processo de reassentamento das famílias ribeirinha.


BELFORD ROXO - Mais uma vez o INEA(Instituto Estadual do Ambiente) realizou encontro com os moradores da região dos Bairros Lote XV, Jd.Brasil e Pq.Amorim ambos em Belford Roxo para tratar da questão Habitacional, em especifico o andamento dos processos de remoção das famílias ribeirinhas cadastradas na região que aguardam solução para alguns entraves que tem provocado os atrasos nas Indenizações, Aluguel Social e liberação dos cheques para a modalidade Compra Assistida, o encontro foi realizado no Salão Paroquial São Simão no centro do Bairro Lote XV no último dia 13/04 e foi marcado, mais uma vez, pelas inúmeras cobranças.

Aproximadamente 150 pessoas compareceram ao encontro, onde alguns apresentaram suas insatisfações e indignações quanto a demora da solução dos impasses que tem causado transtornos as famílias locais que desde que foram cadastradas, ficaram impossibilitadas de realizar qualquer tipo de obra nas residências após o cadastramento e avaliação do mesmo, a pedido do INEA e com isso afetando diretamente o cotidiano das famílias, apesar do tumulto os representantes do CLA local Rogerio Gomes e Reginaldo Lira apontam que o resultado do encontro foi satisfatório, pôs foi proposto ao INEA que instalasse um posto de atendimento no local para facilitar o acesso das famílias cadastradas as informações atualizadas de seus processos, Rogerio Gomes apresentou argumentos ao Coordenador Geral do Projeto Iguaçu Eng. Irinaldo Cabral pontuando que era difícil o acesso das famílias as informações devido a diversos fatores como tempo, trabalho e falta de condições financeiras para telefonar ou se locomover entre outras dificuldades apontadas pelas famílias, não posso esquecer também que segundo alguns moradores o atendimento telefônico do INEA (São Cristóvão) tem deixado a desejar e com isso se faz necessária a mudança de estratégia de atendimento as famílias.

Irinaldo juntamente a Solange Bezzera, Monaliza e outros representantes do INEA analisaram a proposta e definiram-se em que UM DIA POR SEMANA FOSSE FEITO O ATENDIMENTO NO LOCAL POR AGENTES DO INEA até que fosse atendidas as demandas locais, sendo assim a “proposta inicial” foi de que toda Quarta Feira das 9:00H ás 16:00H fosse feito o atendimento das famílias apartir do dia 20/04/2011, entretanto foi pontuada a questão da falta de pessoal disponível e as inúmeras etapas do processo que obrigam os agentes a atividades (Encontros, Reunião, Audiências, etc) a não conseguirem ter a mesma dispinibilidade de tempo no mesmo dia, COM ISSO ACERTOU-SE QUE PODERIA ACONTECER DE EM ALGUMAS SEMANAS O ATENDIMENTO SERIA FEITO EM OUTRO DIA DA SEMANA para não defasar o processo e procuraríamos avisar com antecedência a alteração, basta as famílias ficarem atentas as informações disponibilizadas com isso * INFORMAMOS QUE NA PRÓXIMA SEMANA O ATENDIMENTO SERÁ FEITO NA TERÇA FEIRA 26/04 no mesmo horário.

ATENÇÃO MORADORES:
Não levem em consideração boatos de rua com relação ao Projeto Iguaçu e suas intervenções, busquem informações concretas pelos telefones disponibilizados ou procurem os representantes locais de suas regiões.

AUDIÊNCIA PÚBLICA REALIZADA EM NOVA IGUAÇÚ DISCUTE ATRASOS E IRREGULARIDADES NO PROJETO IGUAÇÚ/PAC1.


NOVA IGUAÇU - Outra atividade importante mobilizou lideranças ligadas ao movimento popular organizado em toda a Baixada Fluminense , que se encontraram para discutir o andamento das obras do Projeto Iguaçú / PAC . Desta vez o município contemplado foi Nova Iguaçú que foi enfatizado durante a audiência que foi realizada na CMNI Câmara Municipal da Cidade na ultima quinta-feira 14/04 e que foi Presidida pelo Vereador Fernando Cid (PCdoB)que é o Presidente da Comissão Legislativa de Acompanhamento das Obras do Projeto Iguaçú do município .

Fernando Cid enfatizou o trabalho realizado pelos representantes de CLAs (Comitês Locais de Acompanhamento de obras) responsáveis pelo Controle Social do projeto , não só em Nova Iguaçú mas nos 6 municípios fluminenses abrangentes pelo Projeto Iguaçú (Belford Roxo , Duque de Caxias , São João de Merití , Mesquita , Nilópolis e Nova Iguaçú), parabenizou a iniciativa das lideranças integrantes da Comissão Executiva do Fórum Regional de Participação e Controle Social do Projeto Iguaçú e que tem como Coordenador Geral(interino)Rogério Gomes que também é titular do CLA/Lote XV na bacia do Rio iguaçú em B.Roxo e de Dq.Caxias .

Rogério Gomes parabenizou ao presidente da mesa o Vereador Fernando Cid por todo o seu empenho para a realização desta importante etapa de discussão que foi a construção , preparação e realização desta audiência pública que teve como "protagonistas" os representantes da sociedade civil organizada integrantes dos CLAs ,parabenizou a iniciativa ,a perseverança ,a dedicação e a determinação do líder comunitário Adriano Naval (ClA/Jd.Pernambuco/N.Iguaçú) , aos representantes do MAB (Federação das Associações de Bairros de N.Iguaçú) e em particular ao Sr.Winstom , Sr.Edivanildo, ao competente Sr.Alcyr Maihoni do (CLA/DANOM/N.Iguaçú) que secretariou as 5 (cinco),exaustivas,pré-reuniões de preparação da audiência pública , ao MUB (Federação das Associações de Bairros de Dq.de Caxias) representada pelo Sr. Sidney Neves e Sr. Daniel Ferreira , a "influente" COAFISOP (Comissão do Bairro Prata em N.Iguaçú).

através dos representantes Rosemary , Jaime Soares , a Eliane Martins e a todos os integrantes da Comissão Executiva do Projeto Iguaçú e que tinha uma só meta : discutir de forma pontual , criteriosa e transparente a execução do Projeto Iguaçú PAC 1 e a concepção e implantação dos próximos projetos e etapas (PAC 2 , PAC VALÕES , TRÂNSBAIXADA E O PLANO IGUAÇÚ).

Rogério Gomes apresentou em power point um slide contendo a apresentação do Relatório de Acompanhamento das Obras ABRIL/2011 , que foi produzida a partir de informações coletadas pelos representantes de CLAs e que contia as ultimas avaliações e demandas em suas respectivas regiões , uma das questões apontadas pelo coordenador Rogério foram os problemas derivados do atraso da construção dos conjuntos habitacionais causados principalmente pela "saída" , pra não dizer abandono da CEHAB (Companhia de Habitação de Estado) que se retirou do projeto no meio do ano passado (2010) sem apresentar nenhuma explicação e ou relatório das obras aos representantes dos CLAs ou ao Fórum Regional e que causou boa parte dos atrasos das remoções das famílias nos bairros do Jd.Brasil e Pq.Amorin (B. Roxo) , Pilar (Dq. Caxias) , Cobrex (N.Iguaçú) , Roldão Gonçalvez (Mesquita) e Trio de Ouro (São João de Merití).

Rogério frisou que algumas famílias (casas) ficaram isoladas de outras famílias nos bairros Pq.Amorin e Jd. Brasil devido a falta de critérios para o reassentamento e principalmente demolições das casas que estão sendo executadas de forma aleatória e desorganizada e com isso contribuindo para o risco de assaltos , furtos e até tentativas de abuso sexual informado por moradora local e sem contar os inúmeros casos de canos quebrados vazando água e fios caídos pelo chão , outra questão relevante discutida foi o alto valor informado pelo INEA para demolições R$9.000,00(nove mil reais). 

Passando para a próxima etapa o representante Gilvoneick (APADEMA)apresentou diversas informações relativas a problemática da falta de obras em N.Iguaçú atraves da exibição de fotos e vídeos no datashow , sendo bem sucedida em suas colocações e cobrou providências para solucionar os problemas e atender as demandas apresentadas na região, após a apresentações das demandas dos CLAs , o presidente Ver. Fernando Cid passou a palavra para o INEA que estava representado pelo coordenador geral do Projeto Iguaçú engenheiro Irinaldo Cabral e auxiliado pelo engenheiro Jõao Batista , que procuraram responder aos questionamentos entre tanto sem lograr grande êxito na visão dos presentes e continuando o andamento da audiência também fizeram suas considerações a Secretária Municipal de Meio Ambiente de N.Iguaçú Sra. Elane Frossard após o Sr. Berriel da Secretaria de Assistencia Social de N.Iguaçú , o Ver. Marivaldo Amorin e o representante da FIRJAN entre outras autoridades presentes , o programa FALA BAIXADA (CNT)registrou o evento tendo veiculada a matéria na segunda-feira 18/04 e outra reportagem sobre o projeto iguaçú foi veiculada no jornal O GLOBO / EXTRA no Caderno da Baixada no ultimo sábado 16/04 (*VER LINK),os encaminhamentos das demandas foram apresentados para que fossem respondidos futuramente pelo INEA e Orgão competentes em próximo encontro a ser agendado, sendo que ao final da audiência Rogerio Gomes informou que a próxima agenda da Comissão Executiva seria com a Presidente do INEA Sr. Marilene Ramos na sede da organização no centro do Rio de Janeiro no dia 19/04 ás 10 da manhã para uma discussão mais pontual.

Link: http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2011/04/16/politica-se-faz-na-rede-375090.asp

terça-feira, 19 de abril de 2011

REPORTAGENS GLOBO SOBRE O PROJETO IGUAÇU



Projeto de Controle de Inundações em execução na Baixada Fluminese RJ desde 2008

Jornal OGLOBO e Jornal EXTRA gravam matéria sobre o BLOG do CLA/LOTEXV PROJETO IGUAÇU.


BAIXADA FLUMINENSE - Mais do que cobrar ações das autoridades municipais e estaduais, alguns moradores da Baixada Fluminense preferem colocar a mão na massa a favor da própria comunidade. Eles são os blogueiros da região que têm a internet como principal aliada.

Em Belford Roxo, as obras do Projeto Iguaçu — que têm o objetivo de prevenir enchentes, além de fazer o saneamento e a recuperação ambiental das bacias dos rios Botas, Sarapuí e Iguaçu — tem um fiscal assíduo.

Morador do bairro do Lote XV, Rogério Gomes, de 40 anos, criou um blog para divulgar o projeto para os moradores da região.

— O blog surgiu para ser um canal de comunicação e dar informações sobre as obras.

Rogério faz parte do grupo de moradores que integra o controle social do projeto. Lutar por seus direitos foi algo que aprendeu com o pai, o metalúrgico aposentado, Jamil Gomes, de 69 anos, que mora há 50 no bairro.

— Tínhamos um movimento que trouxe água para o bairro, além de trazer a 1 linha de ônibus que fazia o trajeto Central — recorda Jamil.

Em Nova Iguaçu, outro blogueiro usa o serviço para mostrar à população a situação política da cidade. Tudo começou quando o jornalista Almeida dos Santos, de 41 anos, foi demitido do jornal onde trabalhava, segundo ele, a pedido de um político da cidade.

— Decidi, então, criar o blog, em 2006, para dar a notícia que eu não podia dar nos outros jornais.

Mas a ideia original foi superada pela quantidade de visitantes: cerca de 500 acessos por dia, inclusive fora do país.

Com os colunistas Cláudia Maria e Carlos Gilberto Triel, o blog Notícias do Almeida garante contar todos os bastidores políticos de Nova Iguaçu. A ferramenta é um instrumento importante, até mesmo para a prefeitura.

— Às vezes, a prefeita (Sheila Gama) se orienta pelo blog, mas não é nossa pretensão governar — ressalta.

Fonte: O GLOBO/ Caderno da Baixada
Link da Matéria: http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2011/04/16/politica-se-faz-na-rede-375090.asp

segunda-feira, 4 de abril de 2011

3ª REUNIÃO COM A COMISSÃO DE REPRESENTANTES DO FÓRUM REGIONAL DA SOCIEDADE CIVIL E DOS COMITÊS LOCAIS DE ACOMPANHAMENTO DO PROJETO IGUAÇU

Ata da 3ª Reunião com a Comissão de Representantes do Fórum Regional da Sociedade Civil e dos Comitês Locais de Acompanhamento do Projeto Iguaçu, realizada as 17h00min do dia vinte e dois de março do ano de dois mil e onze, na Federação das Associações de Bairros da Cidade de Nova Iguaçu – MAB, na sala de reuniões, em seu endereço, situado a Rua Athaíde Pimenta de Morais, n° 37 - Centro, Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro. A reunião foi dirigida por Rogério Gomes, CLA/Lote XV, Coordenador Geral da Comissão Executiva deste Fórum e secretariada por Alcy Maihoní Rodrigues, Diretor de Educação do MAB, e contou com apoio de Winston das Neves, Presidente do Conselho de Representantes do MAB. Esteve presente, Sr. Aércio de Oliveira (convidado), Técnico da FASE RIO e membros representantes dos seguintes Comitês/bairros e entidades, na ordem alfabética: Bairro Danon – AMORDANON, Bairro Jardim Palmares – AMOCHEL, CGS, CLA/Botas, CLA/Jardim Pernambuco, COAFISOP –
Comissão de Acompanhamento e Fiscalização, Cooper Palmares, Fase Rio, Jacutinga/Mesquita, Jardim Iguaçu, MAB, MUB, Olavo Bilac/ Duque de Caxias, Parque Boa Esperança/D. Caxias, Prata, Vida Esperança/Comendador Soares, Vila Ipê. PAUTA: Obras; Audiência Pública de Nova Iguaçu e Audiência com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente – INEA. ORDEM DO DIA: I. Abertura – abrindo a plenária, o Sr. Winston das Neves agradeceu em primeiro lugar a Deus pela oportunidade de todos estarem nesta reunião e em seguida cumprimentou a todos e passou a palavra para o Coordenador Geral, Sr. Rogério Gomes, que logo em seguida esclareceu que as questões no momento na Audiência Pública da Câmara Municipal no que se refere ao Programa de Aceleração do Crescimento – PAC I e II e sua sustentabilidade a prioridade é para o município de Nova Iguaçu. Com a palavra o Sr. Aércio (FASE), começou justificando que no dia da ultima reunião pré-agendada no canteiro, a direção do INEA não compareceu por um erro de interpretação que concluíram que a reunião seria realizada apenas com os membros da sociedade civil, por isto, a ausência da entidade. Informou que apenas 5 (cinco) bairros estão legitimados e que a 1ª etapa do Projeto Iguaçu está na fase final. O Sr. Adriano (CLA/Jardim Pernambuco), propôs que os representantes dos Comitês e as Federações têm que chamar e participar mais, indo nos bairros e comunidades ribeirinhas. Com a palavra o Sr. Edivanildo (MAB),salientou que sua participação é de muito tempo informando que a Federação é representativa e que além dele está o Sr. Edson representando a Federação MAB.
Tomando a palavra o Sr. Rogério esclarece a plenária que não devemos “burocratizar” nossas ações e diz que devemos procurar alternativas mais construtivas, objetivas e que temos tornar mais público possível os resultados. Tendo a palavra o Sr. Sidney (MUB), informou que na última reunião foi criada uma Coordenação para dar determinados encaminhamentos e distribuiu algumas cópias da “memória da 1ª reunião da comissão executiva do fórum de acompanhamento do Projeto Iguaçu, Botas e
Sarapuí.” E ainda propôs que fosse tirada uma agenda com o Secretário Estadual do Ambiente Sr. Carlos Minc. Em seguida foi feita a leitura do teor da referida cópia,
pela Sra. Eliane Martins (COAFISOP). Retornando com a palavra o Sr. Sidney (MUB), apresentou dois ofícios nº 01/2011 e 02/2011, fazendo em seguida a leitura dos mesmos, tendo como assuntos Projeto Iguaçu, Botas e Sarapuí destinados a direção do INEA. O Sr. Rogério Gomes salientou que devemos formatar (sistematizar) a questão sobre a audiência, detalhando e priorizando o funcionamento da audiência pública em Nova Iguaçu e posteriormente deverá ser a vez, das diretrizes do funcionamento da próxima audiência pública de Duque de Caxias. Tendo ainda a palavra o Sr. Sidney disse que após protocolar os ofícios e em caso de não houver retorno a comissão deve realizar uma manifestação na entrada da Secretaria Estadual do meio Ambiente com “apitaço” e portando faixas, propôs ainda que fosse no dia 05/março. Tendo a palavra o Sr. Edson Rocha (MAB) informou que esteve no canteiro de obras, participou e no final informaram que em Nova Iguaçu não haverá nenhuma intervenção, com relação às famílias ribeirinhas. O Sr. Fernando Ramos (Olavo Bilac/ D.Caxias) informou que recebeu um convite hoje (22/03), para participar de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ, mas não pode participar por estar aqui neste momento. O Sr. Rogério Gomes continuando com sua explanação, com auxilio de recursos áudio visuais – DATASHOW, discorreu sobre as áreas com manchas d’água dos Rios Iguaçu e Sarapuí, mostrando as áreas que ainda estão sujeitas a alagamentos, mostrou também a área de Nova Iguaçu. Com a palavra Sr. Daniel (MUB) se manifestou sobre a desconsideração por parte do INEA, relatando inclusive que operários da obra cortaram inadequadamente um trecho de passagem entre a Av. Presidente Kennedy/D. Caxias e a rodovia Washington Luiz. O Sr. Rogério Gomes acrescentou que não foi respeitado à desocupação das faixas marginais e o remanejamento de moradores.Houve então algumas discussões na plenária, sobre a forma como o INEA vem atuando sem a participação dos comitês. Com a palavra o Sr. Alcy (MAB)questionou sobre as obras do Projeto Iguaçu e as do PAC a serem realizadas emNova Iguaçu que devem em primeiro lugar, serem apresentadas publicamente relatórios de impacto ambiental e que a FASE deveria visitar os bairros. O Rogério Gomes interviu dizendo que não cabe este assunto no momento e que esta questão será examinada posteriormente quando do encontro com o Secretário Carlos Minc.
O Sr. Winston com a palavra deixou em evidencia que existe uma ata de inclusão do CLA Nº 02 e questionou a favor da empresa FASE dizendo que a mesma não tem a função de ir nos bairros e sim os Comitês representativos e o MAB. O Aércio informou que os Comitês ficavam exigindo do INEA o projeto executivo, porem, mesmo assim, foram tocando as obras sem o devido projeto executivo e no caso de Nova Iguaçu, não se tinha expectativa quanto à questão das famílias ribeirinhas. O Sr. Rafael,perguntou se a audiência será focada apenas o Projeto Iguaçu? Perguntou ainda, o que o grupo quer desta audiência? Sr. Rogério em resposta disse que a proposta desta audiência saiu de Nova Iguaçu, devido às inúmeras demandas não realizadas do Projeto Iguaçu, lembrando que a prioridade da audiência é o Projeto Iguaçu e que o Comitê deve se mostrar coeso e ativo.
II.Deliberações
– Ficou acertado em consenso que a Sociedade Civil na Audiência Pública irá falar em primeiro lugar; e cada CLA deverá sistematizar seus problemas.

Houve duas propostas colocadas em votação, primeira de autoria do Sr. Jaci era de
convidar parlamentares que estão envolvidos com o PAC, tendo 7 (sete) votos e na
contra proposta de autoria do Sr. Rafael era de não haver nenhum chamamento de
Deputado Estadual, Federal ou Senador, tendo 8 (oito) votos, ficando assim
deliberado pela plenária em não emitir nenhum convite a parlamentares.

Foi colocado também em votação, proposição, de no prazo máximo de 15 (quinze dias),
agendamento de uma audiência com o secretário Estadual de Meio Ambiente, Sr.Carlos Minc, antes da audiência pública tendo a data 05/04, tendo 10 votos contra a proposta e uma abstenção. O MAB ficou de indicar seu representante para compor a
mesa na Audiência Pública de Nova Iguaçu após o encerramento desta reunião para
atuar juntamente com o Sr. Adriano Naval (CLA/Jardim Pernambuco), representando este município.Foi tirada a data de 29 (vinte e nove) de março de dois mil e onze para a próxima reunião desta Comissão de Representantes do Fórum Regional da Sociedade Civil e dos Comitês Locais de Acompanhamento do Projeto Iguaçu a ser realizada no município de Nova Iguaçu, na sede da Federação das Associações de Bairros da Cidade de Nova Iguaçu – MAB, às 16 horas.
III. Informes Gerais
– não houve em registro. IV. Encerramento – Nada mais havendo a tratar, a reunião se encerrou às 21h04min sendo, a presente ata, lavrada por mim, Secretário, Alcy Maihoní Rodrigues, assinada pelo Coordenador Geral e rubricado por todos os presentes que assim o desejarem.

Nova Iguaçu, RJ, 22 de Março de 2011.

OBS: A Comissão estará se reunindo em carater especial nesta Terça feira 5 de abril de 2011 no MAB, para discutir proposições da Audiência Pública do Projeto Iguaçu que acontecerá no próximo dia 14 de abril as 10horas na Câmara Municipal de Nova Iguaçu.

Coca Cola e Pepsi, anunciam alternativas contra as tradicionais garrafas PET ¨VILÃES DO ASSOREAMENTO DOS RIOS".

Empresas usam resíduos agrícolas para produzir PET
Iniciativas ainda são alvo de dúvidas e controvérsias; presidente da Associação Brasileira da Indústria do PET diz que desconhece a patente
30 de março de 2011

A Pepsico anunciou recentemente ter conseguido produzir uma garrafa apenas com resíduos agrícolas, como cascas de pinheiro, laranja e batata. Em 2012, a empresa colocará a embalagem experimentalmente no mercado, num projeto-piloto. Depois, a ideia é expandir o seu uso. Desde o ano passado, a Coca-Cola produz a "plant bottle" (garrafa vegetal, em tradução livre) - embalagem feita com até 30% de cana-de-açúcar.

Nos dois casos, a boa notícia é a substituição de uma fonte não renovável - o petróleo - por outra renovável na produção do PET (sigla para politereftalato de etileno).
A demanda por PET só cresce no País. De 1994 até 2010, o aumento chegou a 525% - no último ano foram produzidas 500 mil toneladas.
Mas as iniciativas ainda são controversas. Até mesmo o presidente da Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet), Auri Marçon, tem dúvidas.
Ele louva a iniciativa das empresas em pesquisar matérias-primas mais sustentáveis, mas faz ressalvas. Diz não conhecer "o pulo do gato" que permitiu à Pepsico fazer uma garrafa apenas com resíduos agrícolas. "Tentei inúmeros caminhos e não consegui descobrir a rota. Os cientistas do setor de PET desconhecem a rota química ou a patente que tenha sido adotada e dizem que isso é um desafio extraordinariamente difícil", afirmou Marçon.
Para ele, é preciso ter cuidado ao falar de um produto "que ainda não está na mão". "Respeito, porque é empresa de renome, mas gostaria de entender melhor como fizeram." O Estado solicitou entrevista à Pepsico, mas ela não foi concedida.
Dificuldades técnicas. O plástico PET é produzido a partir da reação química de dois componentes: MEG (monoetileno glicol), responsável por cerca de 30% de seu peso, e o PTA (ácido politereftálico), responsável pelos 70% restantes.
Segundo a Coca-Cola, "atualmente, podemos produzir em escala industrial o MEG a partir de origem vegetal". A empresa diz, porém, que trabalha "para desenvolver o outro componente, o PTA, também a partir de fonte vegetal renovável". Mas não há previsão de quando o objetivo será alcançado.
Marçon mostra uma incongruência no caso da Coca-Cola. Ele explica que o resíduo da cana é mandado do Brasil para a Índia, onde está parte da matéria-prima, para produzir o MEG. A resina PET é fabricada no país asiático e depois volta para o Brasil para embalar o refrigerante.
"Se for levar em consideração essa equação logística, provavelmente não há um equilíbrio ambiental, não é viável em termos de meio ambiente. Porque vai transportar o líquido lá para a Ásia, olha a emissão que se tem de combustível de navio", avalia o presidente da Abipet. Mas ele também afirma que, no futuro, esse conceito pode trazer bons resultados.
Distribuição. A plant bottle da Coca ainda hoje é comercializada no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Belo Horizonte, em Curitiba, no Recife e em Porto Alegre.
O processo é usado para produzir embalagens de 500 ml e 600 ml - mas ainda não atingiu o total fabricado dessas garrafas. A empresa não informou, porém, quanto do total produzido hoje é de plant bottle. Segundo a assessoria de imprensa da Coca, a meta da empresa "é que, até 2014, todos os seus produtos comercializados em embalagens PET sejam em plant bottle".
Crítica AURI MARÇON/PRESIDENTE DA ABIPET

"Eu vejo com bons olhos que empresas bem conceituadas no mercado estejam dedicando energia e pesquisando esse novo caminho. Mas é preciso ter cuidado para fazer propaganda de uma coisa que ainda não está na mão."

CRONOLOGIA
1941Invenção
A primeira amostra da resina foi desenvolvida pelos ingleses Whinfield e Dickson.
O poliéster se apresentou como um substituto para o algodão e passou a ser usado na indústria têxtil.
1962 Pneus
O material foi útil no período pós-guerra, quando os campos agrícolas estavam destruídos. Na década de 1960, o poliéster passou a ser usado na indústria de pneus, comprovando sua resistência mecânica.
1970Embalagens
No início da década de 1970, surgiram as primeiras embalagens de PET nos Estados Unidos. Logo depois, elas apareceram também no continente europeu.
1988Brasil
O PET chegou ao Brasil somente em 1988. Aqui, o material seguiu uma trajetória semelhante à do resto do mundo, sendo utilizado primeiramente na indústria têxtil.
1993Refrigerantes
Apenas a partir de 1993 o PET passou a ter forte expressão no mercado de embalagens, principalmente para os refrigerantes. Hoje, embala também água mineral, óleo de cozinha, sucos e outros.



LINK:
http://sosriosdobrasil.blogspot.com/2011/03/residuos-agricolas-para-produzir-as.html

Transbaixada e linha 3 do metrô estarão entre obras apresentadas para novo PAC.

POR PEDRO DE FIGUEIREDO

Rio - Logo após o lançamento do PAC Mobilidade Urbana, o Governo do Estado já estuda os projetos que serão apresentados à União para concorrerem ao financiamento federal. A capital está entre o grupo de cidades com mais de 3 milhões de habitantes que receberão os investimentos prioritariamente. Três municípios da Região Metropolitana, São Gonçalo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu, também estão os beneficiados, mas fazem parte do terceiro grupo.

O secertário Estadual de Transportes, Júlio Lopes, disse ao O Dia Online que a ordem do governador Sérgio Cabral é que a secretaria converse com os municípios para saber quais obras são prioritárias. Segundo ele, até o início de março, o Estado deve apresentar os projetos, que dependerão de aprovação do Ministério das Cidades para receber os recursos federais.

Entre os projetos que devem ser apresentados pela Secretaria de Transporte estão obras relacionadas à Linha 3 do Metrô, que vai ligar a cidade do Rio a São Gonçalo, e a criação de corredores viários, como o implantado em Copacabana, nos demais municípios da Região Metropolitana.

A Secretaria de Obras também deve apresentar mais dois projetos. O primeiro é a ligação da Via Light até a Avenida Brasil. A autoestrada que chega hoje até a Pavuna seria expandida até a principal avenida da cidade, na altura de Guadalupe.

O outro projeto é a criação da Transbaixada, rodovia com 12 km de extensão, que ligaria a Presidente Dutra, na altura de Belford Roxo, até a Rio-Petrópolis, cortando cinco municípios da região Metropolitana, como Duque de Caxias.

Como o governo Federal limita o valor dos investimentos para este projeto, grandes obras de infraestrutura para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 não poderão ser apresentadas. No entanto, Júlio Lopes se disse confiante na aprovação de projetos que melhorem a qualidade de vida dos fluminenses.

"Vamos procurar os prefeitos das cidades contempladas para desenvolver projetos integrados. Se forem bem elaborados, temos grandes chances de aprovar muitos projetos para o Rio", afirmou o secretário.

LINK REPORTAGEM:
http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/5/baixada_tera_nova_via_expressa_83029.html

http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2011/2/transbaixada_e_linha_3_do_metro_estarao_entre_obras_apresentadas_para_novo_pac_144823.html

NÃO ESQUEÇAM DIA 14 DE ABRIL 2011 ÁS 10HORAS DA MANHÃ ACONTECERÁ A
AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PROJETO IGUAÇU
NA CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU (PRÓXIMO A VIALIGHT E TOPSHOPPING)